Certificado digital já pode ser emitido por videoconferência

Balcão Único: Veja como funciona a plataforma de abertura de empresas
05/03/2021
Proposta adapta LGPD à realidade dos pequenos negócios
12/03/2021

Desde o dia 1º de Março pessoas físicas e jurídicas já conseguem emitir certificados digitais por meio de videoconferência, no padrão da Infraestrutura do ICP-Brasil.

A Instrução Normativa nº 05 de 22 de fevereiro de 2021, aprovada em reunião extraordinária do Comitê Gestor da ICP-Brasil, determina os parâmetros para essa nova metodologia.

Antes, a emissão do primeiro certificado digital era realizada presencialmente, ou seja, o requerente tinha que ir a um ao posto de Autoridade de Registro. 

Com a IN 05/2021, pessoas físicas e jurídicas podem emitir o certificado de maneira totalmente remota. Quem estiver interessado, deve entrar em contato com a Autoridade de Registro pela internet, agendar uma videoconferência e realizar todo processo de forma virtual.

Certificado digital por videoconferência

mp 927Powered by Rock Convert

A emissão remota por videoconferência é importante para a indústria, porque promete modernizar, simplificar, reduzir custos, agilizar a emissão, oferecer mais uma alternativa para massificar o uso da certificação digital, além de ampliar o mercado. 

Já o usuário, ganha a conveniência de conseguir obter seu certificado de maneira segura, já que o isolamento social é recomendado devido a covid-19.

Com base nas atuais regras da ICP-Brasil, essa mudança é importante para o cidadão, afinal permite a conveniência da emissão por videoconferência, no contexto em que ainda vivemos de pandemia.

A emissão do certificado digital por videoconferência é uma entrega significativa e inovadora.

Entre em contato conosco e venha conhecer nossos serviços e soluções.

Siga-nos no Instagram @masterrh.oficial se preferir acesse o link: https://www.instagram.com/masterrh.oficial/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

WhatsApp chat