PIX Cobrança entenda o que é e como vai funcionar

Contrato de Trabalho Temporário: Saiba tudo sobre
04/11/2020
Síndrome de Burnout
06/11/2020

O banco Central anunciou as novas funcionalidades para o PIX, o serviço de pagamento instantâneo.

O PIX Cobrança irá permitir que lojistas, fornecedores, prestadores de serviços e outros empreendedores possam realizar operações de pagamento de forma imediata ou em data futura, já com as informações de juros, multas e descontos. Tudo sendo feito por meio do QR Code. Deste modo, o PIX poderá substituir o boleto, que faz a utilização de código de barras.

O Banco Central também atualizou as normas sobre o uso do sistema PIX gratuito, considerando não apenas os pagamentos via QR Codes, como também transferências.

Quando o PIX cobrança estará disponível?

Para pagamento imediato o PIX Cobrança poderá ser realizado a partir do lançamento do novo sistema, com data prevista para 16 de novembro. Já a liberação das situações de pagamento em data futura (com vencimento) ainda não possuem data efetiva.

mp 927Powered by Rock Convert

Haverá tarifas entre transações?

Para pessoas físicas, empresários individuais e microempreendedor individual (MEI), o PIX será gratuito. Todavia, para o uso comercial será tarifado em dois casos:

  • Primeiro, se o pagamento for através de QR Code dinâmico, que apresenta mais possibilidades na configuração do que no QR Code estático.
  • Segundo, se a conta receber mais que 30 transações no mês, o banco terá que verificar se foi realizado por pessoas física ou uso comercial. Se confirmado, será cobrado uma tarifa a partir da 31ª transação.

Mas afinal, qual a diferença entre o QR Code dinâmico e estático?

O dinâmico poderá ser utilizado em comércio, mesmo se as informações de pagamento mudarem a cada momento.

O estático poderá ser utilizado para transferências ou em comércio quando as informações permanecerem iguais, não houver alterações.

Siga-nos no Instagram: https://www.instagram.com/masterrh.oficial/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

WhatsApp chat