O banco Central anunciou as novas funcionalidades para o PIX, o serviço de pagamento instantâneo.
O PIX Cobrança irá permitir que lojistas, fornecedores, prestadores de serviços e outros empreendedores possam realizar operações de pagamento de forma imediata ou em data futura, já com as informações de juros, multas e descontos. Tudo sendo feito por meio do QR Code. Deste modo, o PIX poderá substituir o boleto, que faz a utilização de código de barras.
O Banco Central também atualizou as normas sobre o uso do sistema PIX gratuito, considerando não apenas os pagamentos via QR Codes, como também transferências.
Quando o PIX cobrança estará disponível?
Para pagamento imediato o PIX Cobrança poderá ser realizado a partir do lançamento do novo sistema, com data prevista para 16 de novembro. Já a liberação das situações de pagamento em data futura (com vencimento) ainda não possuem data efetiva.
Haverá tarifas entre transações?
Para pessoas físicas, empresários individuais e microempreendedor individual (MEI), o PIX será gratuito. Todavia, para o uso comercial será tarifado em dois casos:
Mas afinal, qual a diferença entre o QR Code dinâmico e estático?
O dinâmico poderá ser utilizado em comércio, mesmo se as informações de pagamento mudarem a cada momento.
O estático poderá ser utilizado para transferências ou em comércio quando as informações permanecerem iguais, não houver alterações.
Siga-nos no Instagram: https://www.instagram.com/masterrh.oficial/