Melhorias para Departamento Pessoal: 5 Dicas Inovadoras

5 transformações que a tecnologia pode trazer para o RH
22/12/2020
EFD-Reinf: Confira o novo cronograma
28/12/2020
 

Está com problemas na gestão de pessoas da sua empresa e quer saber o que trazer de melhorias para Departamento Pessoal? Continue a leitura!

O departamento pessoal é a área responsável por administrar os funcionários de uma empresa.

As tarefas deste setor incluem admissão, demissão, contabilidade da folha de pagamento, relógio de ponto, horas trabalhadas, entre outros.

Agora, você sabia que todas essas tarefas, quando não otimizadas, podem gerar problemas no departamento?

E esses problemas podem ser por exemplo: baixa produtividade da sua equipe, excesso de trabalhos manuais e erros na folha de pagamento.

Otimizar esses processos permite que você, como gestor ou dono da empresa, atue diretamente nos negócios e somente aconselhe os diretores e gestores nas tomadas de decisões.

Neste artigo você irá aprender 5 dicas INOVADORAS de melhorias para Departamento Pessoal. Ficou interessado? Então, vamos lá!

5 dicas de melhorias para Departamento Pessoal

melhorias para departamento pessoal

1. Otimize os processos

Em primeiro lugar, otimizar significa tornar mais favorável. No contexto em que estamos falando, significa aplicar melhorias para departamento pessoal.

Otimizar os processos do departamento pessoal significa tornar uma admissão mais ágil, elaborar a folha de pagamento sem erros, calcular as horas trabalhadas com facilidade, entre outros grandes exemplos.

Usar a tecnologia a seu favor será sua maior estratégia! Atualmente existem ferramentas de gestão, de cálculo e até mesmo de armazenamento de dados em nuvens. Tudo isso visando encurtar o tempo que o profissional de RH e de Departamento Pessoal fazem suas atividades.

A otimização permite não somente que as atividades sejam concluídas em menos tempo, como também permite que toda informação seja acessada mais rápido.

Contudo, otimizar significa diminuir o tempo gasto com questões burocráticas e se dedicar para a gestão de pessoas é o grande objetivo das empresas.

2. Estruture o processo de recrutamento e seleção

Toda equipe de alto rendimento é composta por profissionais muito bem selecionados e que juntos alavancam a empresa para outros níveis. Porém, profissionais que não foram bem selecionados tem o poder de jogar todo o rendimento para baixo. Por exemplo, uma contratação equivocada pode gerar uma série de prejuízos e transtornos.

Identificar cada competência e as colocar no lugar certo faz parte das tarefas do Departamento Pessoal e desde o processo de recrutamento e seleção deve ser estudado. O trabalho em equipe é indispensável para o sucesso. Perfis comportamentais totalmente diferentes e na mesma equipe é uma via de mão dupla: certamente cada um vai para um lado.

Sabe aqueles filmes de corrida em que o árbitro fala ‘’cada um nos seus postos’’ antes de dar a largada? Uma equipe bem estruturada precisa estar cada um nos seus postos para o avanço.

Sendo assim, no momento de selecionar um novo funcionário, saiba que não é mais necessário fazer ler todos os currículos entregues. Hoje você já pode usar ferramentas online, como: teste de aptidão e testes de habilidade.

Além disso, você pode realizar algumas etapas da entrevista online. Sem você e nem o candidato precisar sair de casa :)

3. Faça análises comportamentais

melhorias para departamento pessoal

Os testes comportamentais estão cada vez mais sendo utilizados no meio corporativo. Sabe por quê?

É um grande erro avaliar os funcionários somente pelas suas formações e habilidades. É mais que NECESSÁRIO saber como o seu funcionário se comporta.

Afinal, não adianta nada um funcionário ter habilidade mas não saber trabalhar em equipe, não é verdade? Por isso que, identificar o comportamento do candidato o quanto antes é muito importante para a empresa.

Ser tardio em avaliar o comportamento dos seus funcionários pode trazer prejuízos ao ponto de baixar o rendimento de uma equipe inteira.

Portanto, faça análises comportamentais e utilize as ferramentas digitais. Elas processam rapidamente as informações sobre cada candidato e já apontam qual o possível comportamento de cada um.

4. Faça análises de desempenho

Tão importante quanto aplicar análises comportamentais, é saber como está o desempenho de quem já faz parte do quadro de funcionários!

É importante que os gestores saibam como está cada funcionário. E também é possível realizar por ferramentas online.

Pelo mesmo sistema de caixa é possível saber qual vendedor está vendendo mais. Pelos acessos no sistema, é possível saber quantos clientes estão sendo atendidos. E por aí vai, são inúmeras formas de analisar o desempenho do funcionário.

Sobretudo, esses indicadores devem ser sutis mas totalmente eficientes. Sempre levando em consideração de que são pessoas, logo, os indicadores precisam ir a fundo.

5. Terceirize a Folha de Pagamento

A folha de pagamento por si só já é muito complexa, muitas das vezes é a atividade que mais toma tempo dos profissionais de Departamento Pessoal. E a que mais traz prejuízos se ocorrer algum erro.

Já se imaginou calculando mensalmente todos os tributos, descontos e acréscimos, de diversas hierarquias, áreas e setores?

Terceirizar a folha de pagamento é deixar que uma empresa especialista cuide desse documento para você.

O foco desta terceirização é diminuir o tempo gasto com questões burocráticas e dedicar o tempo para a gestão de pessoas.

Também conhecida como BPO da Folha de Pagamento, a terceirização é uma excelente forma de otimização! Pois, terceirizando algumas rotinas, o Departamento Pessoal da empresa pode se dedicar a ações mais estratégicas de atração e retenção de talentos.

Desta forma, otimizar traz grandes benefícios para sua empresa. Com a evolução do mercado, a terceirização de serviços se tornou uma ótima alternativa para que as empresas sejam mais assertivas em suas rotinas.

Conclusão

melhorias para departamento pessoal

O profissional de Departamento Pessoal é uma peça fundamental dentro de qualquer organização. Afinal, é ele que cuida de todos os documentos, salários, entre outros.

Mas o que acontecerá se o seu rendimento estiver baixo? Ou se está tendo um problema que não é resolvido por falta de estratégias?

Otimizar o tempo de suas tarefas e lhe dar ferramentas de gestão é a melhor escolha que você pode fazer!

Mas e se eu não tiver este profissional? Não tem problema, hoje existem empresas terceirizadas de Recursos Humanos e Departamento Pessoal.

Aptas não somente para cuidar das folhas de pagamento da sua empresa, como também dos demais processos. É muita vantagem!

Conheça a Master RH

A Master RH é especialistas em estratégias e reestruturação de processos de RH, Departamento Pessoal, gestão de pessoas, folha de pagamento, consultoria, gestão de benefícios e treinamentos.

Ficou com alguma dúvida sobre o conteúdo? Entre em contato conosco ou deixe seu comentário :)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

WhatsApp chat