5 transformações que a tecnologia pode trazer para o RH

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A robotização e a incorporação da inteligência artificial estão ligadas a tecnologia para a gestão do RH permitindo que as empresas economizem tempo e gastos com procedimentos burocráticos e operacionais, e se esforcem em tomar decisões estratégicas e a capacitação continua de seus colaboradores.

Portanto é este o maior salto de qualidade na área do RH quando a empresa prefere optar pela contratação de serviços em tecnologia da informação (TI), para o avanço dessas equipes.

Quem destaca é o consultor Fábio Fernandes, responsável na fintech ROIT pela prestação de serviços em TI para ás empresas de RH que adquirem o serviço.

Pensando nisso, listamos cinco transformações citadas por Fernandes que proporcionam transformações em TI para as empresas dentro do RH:

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  1. Padrão: dentro do RH as rotinas por si já necessitam de padrões pré-definidos para seguir com seus processos. A tecnologia ajuda a captar as especificidades de cada colaborador no desempenho de um processo, estruturando isso resumidamente, e aplicando em massa;
  2. Confiabilidade: assim obtendo os processos bem estruturados, têm-se ganhos na confiança, mas com a certeza de que o script estabelecido para tal processo foi seguido;
  3. Agilidade: a tecnologia permite fazer muita mais com menos, proporcionando ganho em escalas;
  4. Menos papel: hoje não há como falar mais em registro físico para dados e elementos de uma contratação, por exemplo. A digitalização do RH permite passar por um mudança na forma de realizar as coisas;
  5. Atualização: já que atualmente tudo está sendo digitalizado, nada melhor do que acompanhar toda essa transformação. Afinal Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais Previdenciárias e Trabalhista (eSocial), Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) são só alguns exemplos de muitos outros. Ou seja, tudo objetivando melhorar os processos por parte do gestor.

Por fim, repete o especialista, com todos os ganhos revelados, o RH  tem condições de se tornar um setor estratégico para a gestão da empresa.

“O RH deixa de fazer atividades operacionais e repetitivas, passando a focar em tarefas como retenção e treinamento de outros profissionais”, ilustra Fábio Fernandes.

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