Home office: MPT pode desincentivar essa adoção

integração de novos colaboradores
Integração de Novos Colaboradores: Como fazer e quais os benefícios
28/10/2020
Como fica o 13º salário em 2020?
30/10/2020

Com a adaptação do home office durante a pandemia, sem dúvida, isso se tornou algo padrão de muitas empresas adotar esse método de trabalho.

Entretanto, o MPT (Ministério Público do Trabalho) notificou que irá intensificar mais as fiscalizações de condições dos trabalhadores, permitida nessa regime. Bem como, a nota técnica publicada, foram descritas recomendações de  home office para: empresas, sindicatos e órgão de administração pública.

A princípio lista conta com condições além da Reforma.  “É preciso haver uma separação do que é trabalho ou descanso. Mas não podemos perder  de vista a preservação de saúde mental dos  trabalhadores, não respeitar a etiqueta digital é uma nova forma de assédio moral, que se trata de uma conduta reiterada com intuito de excluir alguém da dinâmica do trabalho. Sendo assim, exigir trabalho além da conta é uma forma de assédio”. Disse Alberto Balazeiro, procurador-geral.

Pontos confusos

No entanto, para José Pastore, professor da USP e presidente do Conselho de Emprego da Fecomércio-SP. “Há vários pontos na nota do MPT que são subjetivos e mais confundem do que ajudam, mas como o trabalho remoto envolve tantos detalhes, é impossível regular tudo por lei ou norma” disse.

Além disso, segundo ele, existem muitos exemplos de como as empresas e os colaboradores estão buscando realizar uma fiscalização por grupos de trabalho, aprovadas em acordos coletivos.

mp 927

E completou “Esse é o melhor modelo para que não haja desincentivo à adoção dos trabalho remoto nesse momento em que há uma necessidade por causa da pandemia, nem no sentido de adotá-lo permanente para melhorar a vida dos trabalhadores e das Empresas

Mas, afinal. Quais são as recomendações do MPT?

  • Ética digital;
  • Contrato de trabalho aditivo;
  • Ergonomia;
  • Tecnologia;
  • Pausa; 
  • Instrução;
  • Jornada contratual;
  • Privacidade;
  • Liberdade de expressão;
  • Período da Covid-19;
  • Auto-cuidado;
  • Etiqueta digital.

Além disso, veja as vantagens e desvantagens do Home Office

Vantagens:

Economia; Autonomia; Liberdade de expressão; Proximidade.

Desvantagens: Distrações e interatividade.

e-book terceirização departamento pessoal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat

You have successfully subscribed to the newsletter

There was an error while trying to send your request. Please try again.

MasterRH will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.