Empresas de recrutamento e seleção: O que faz e como funciona

nova lei redução de salários e suspensão de contratos
Veja o que muda na nova lei de redução de salários e suspensão de contratos
18/07/2020
rh ágil
RH Ágil: A Digitalização forçada pela Pandemia
06/08/2020
empresas de recrutamento e seleção
 

Descubra no artigo de hoje a importância das empresas de recrutamento e seleção e como funciona todo esse processo!

Atualmente, muitas empresas tem terceirizado o processo de recrutamento e seleção, com o intuito de otimizar a precisão das contratações, além de economizar tempo e dinheiro.

Afinal, as empresas de recrutamento e seleção têm a experiência necessária para encontrar os candidatos ideais com muito mais rapidez e eficiência. Mas, diante da longa lista de empresas especializadas, como escolher a mais adequada?

Cada empresa tem seus próprios processos de recrutamento e seleção. O segredo é prestar atenção nos detalhes e contratar a empresa mais alinhada às necessidades do seu negócio.

Para ajudar na sua decisão, trouxemos no artigo de hoje, informações importantes para que você seja capaz de encontrar a empresa de recrutamento e seleção perfeita para seu negócio. Vamos lá?

O que as empresas de recrutamento e seleção fazem?

empresas de recrutamento e seleção

As empresas de recrutamento e seleção são as responsáveis por quatro grandes atividades da área de recursos humanos. E são elas: atrairtriarselecionar e contratar candidatos conforme as especificações da empresa.

Todo esse processo é chamado de recrutamento e seleção, que tem como objetivo encontrar os melhores candidatos para preencherem as vagas em aberto pela empresa.

Qual a importância do recrutamento e seleção?

Processos de recrutamento e seleção bem sucedidos são capazes de gerar equipes de alto rendimento, que levarão sua empresa ao objetivo desejado.

Em contrapartida, contratações mal feitas acarretam em uma série de transtornos e prejuízos para a empresa, como por exemplo o aumento do índice de turnover.

As empresas de recrutamento e seleção são capazes de encontrar colaboradores de alto nível e isso é diretamente refletido em sua empresa. 

Assim, fica evidente a importância do processo de recrutamento e seleção, já que, ao escolher os melhores talentos, você assegura a efetividade dos processos produtivos e colabora  para a formação de uma boa marca empregadora no mercado.

Quem são os profissionais responsáveis pelo recrutamento e seleção?

empresas de recrutamento e seleção

Engana-se quem acredita que todo o processo feito pelas empresas de recrutamento e seleção é responsabilidade de apenas um profissional. Esse processo é feito com uma grande equipe de profissionais extremamente capacitados, cada um sendo responsável por um aspecto desse processo. 

Geralmente os principais profissionais de recrutamento e seleção são: Analista de recrutamento e seleção, recrutador, psicólogo, headhunter e financeiro. Veja mais detalhes:

Analista de recrutamento e seleção

Profissional que participa de múltiplas partes do processo por ser o responsável por acompanhar e garantir que os colaboradores em potencial atendam as diretrizes desejadas por sua empresa. Além de informar ao colaboradores sobre sua contratação ou não, assim como também é o organizador principal do o processo.

Recrutador

É o profissional escolhido pelas empresas de recrutamento e seleção como o centro da seleção. Sua principal função é observar o perfil da empresa e através dele, selecionar os profissionais que devem ser contratados. 

Psicólogo

Um profissional que é essencial para o processo, pois é ele quem identifica se o colaborador em potencial tem o perfil psicológico para a vaga em questão. Observando todos os aspectos para identificar qualquer problema que um profissional comum não seria capaz de identificar. 

Headhunter

Esse profissional é o responsável por encontrar colaboradores que se encaixam nos pré-requisitos da empresa. Ele é o primeiro contato da empresa com o possível colaborador, exercendo uma análise detalhada e profissional sobre cada um dos contatos feitos aos colaboradores em potencial. 

Financeiro

O responsável pela garantia de excelência financeira, garantindo que a seleção seja eficiente seguindo os protocolos financeiros e demais aspectos, para que todo o processo se encaixe nas normas da empresa.

Como é o processo das empresas de recrutamento e seleção?

empresas de recrutamento e seleção

Confira como funciona o processo de recrutamento e seleção de pessoas feito por uma empresa especializada:

Abertura da vaga

O gestor de uma determinada área da empresa identifica a necessidade de preencher ou criar determinado cargo, e solicita à empresa de recrutamento e seleção a abertura da vaga, ressaltando o prazo e o motivo da contratação.

O processo de recrutamento e seleção começa quando o líder identifica a necessidade de contratação de colaboradores ou a criação de um novo cargo para alguma área da empresa.

Descrição do cargo

Essa etapa também é chamada de job description. Nesse momento são definidas as informações principais, que serão pré-requisito para a seleção dos candidatos. Por exemplo: cargo, função, atividades que serão desempenhadas, salário, carga horária e as competências desejadas.

Anúncio da vaga

Após obter todos os dados da vaga, a empresa de recrutamento e seleção deve elaborar o anúncio. Embora possa variar de uma empresa para a outra, este anúncio geralmente contém o título da vaga ofertada, descrição das atividades que deverão ser desempenhadas pelo profissional contratado, benefícios e o salário oferecido pela empresa.

Outro dado que precisa ser informado é como entrar em contato com a empresa, seja por e-mail ou telefone.

Recrutamento

Depois de receber os currículos dos candidatos interessados nas vagas anunciadas, chega o momento em que os profissionais da empresa de recrutamento e seleção vão realizar a análise e fazer o recrutamento dos candidatos que tenham o perfil mais compatível com a vaga.

Entrevistas

Depois de receber os currículos dos candidatos interessados à vaga, é hora de fazer uma triagem dos profissionais que mais se adéquam às exigências da empresa.  Feito isso, a empresa entra em contato com todos os pré-selecionados e marca uma entrevista.

A realização da entrevista é onde o recrutador confirma os dados contidos no currículo e faz perguntas relacionadas ao cargo ofertado e à vida profissional do candidato.

Também podem ser aplicados testes e dinâmicas, conforme a necessidade e política de contratação.

Esse é o momento mais importante do processo, é quando os candidatos são colocados frente a frente com os profissionais de recrutamento e seleção.

Essa é a oportunidade que eles têm de apresentar seus diferenciais, mostrar suas habilidades e se saírem bem em todas as dinâmicas.

Decisão

Depois que todos os candidatos selecionados para a primeira etapa do processo forem entrevistados, chega a hora da verdade.

Agora é o momento em que os profissionais de recrutamento e seleção precisam decidir qual de todos os candidatos é o que melhor atende às necessidades da empresa e as exigências da vaga.

Retorno

Esse é o momento mais esperado pelos candidatos, é a hora em que a empresa liga ou manda um e-mail para informar que o profissional foi aprovado (ou não) para ocupar a vaga.

A organização deve entrar em contato, tanto com ele quanto com os que não foram selecionados, agradecendo e convidando-os para uma próxima oportunidade.

Contratação

Após entrar em contato com o profissional escolhido, a empresa de recrutamento e seleção deve fornecer a lista de documentos que o profissional deverá levar à empresa, dentro de um prazo pré-estabelecido, bem como indicar a realização de um teste admissional.

E assim se encerra o processo de recrutamento e seleção. Uma vez que, após contratado, a empresa e o gestor já iniciam outros procedimentos com o novo colaborador, sendo um deles a integração do mesmo.

Conclusão

empresas de recrutamento e seleção

Apesar de geralmente ser esse o processo de recrutamento e seleção, isso não é unânime. Há alterações que se adequam de acordo com as necessidades e informações de sua empresa.

Por isso, escolher empresas de recrutamento e seleção é muito importante para um recrutamento bem feito. Afinal de contas, você quer uma equipe com os melhores colaboradores, não é mesmo?

Se você gostou do conteúdo, acompanhe nosso blog e fique sempre por dentro das novidades!

Ficou interessado em contratar uma empresa de recrutamento e seleção? Então por que não entrar em contato conosco? Com certeza temos uma ótima solução para seu negócio!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

WhatsApp chat