Departamento Pessoal: 4 erros comuns

Consultoria Interna de RH: o que é?
02/12/2020
Receita Federal afirma que não haverá exclusão do Simples Nacional
04/12/2020

Como sabemos, o Departamento Pessoal é a área especializada na gestão dos colaboradores da empresa ou seja, tem como propósito, gerenciar a folha de pagamento, férias, benefícios, atestados, marcação de ponto e relações trabalhistas/previdenciárias.

Erros e omissões neste setor afetam a empresa e o colaborador.

Muitos colaboradores que procuram o DP têm ou já tiveram dificuldades como as listadas abaixo, certamente por desinformação continuam persistindo no erro. 

Veja 4 erros comuns do Departamento Pessoal e dicas para evitar e/ou minimizá-los:

  1. Não realizar consulta na legislação, manuais de obrigações acessórias ou documentos legais:

Então com os avanços tecnológicos, temos o alcance de muitas informações na palma da mão. Ou seja, por meio da internet fica mais fácil acessar à legislação e explicações em diversos canais de comunicação. Vale lembrar, verifique sempre as fontes de sua pesquisa. Portanto, CUIDADO COM A FAKE NEWS.

Esses canais ajudam na tomada de decisões e estratégias, algumas empresas, até possuem setor jurídico ou consultoria externa para auxiliá-los.

mp 927
  1. Não retificar/corrigir informações que possam prejudicar o funcionário e/ou empresa:

É imprescindível atentar-se as informações prestadas, documentação digitalizada e afins. Em certas situações, não dá para prever que irá acontecer algo de errado. Entretanto, ao invés de evitar ou ocultar o erro, devemos procurar uma solução, o quanto antes evitando processos manuais.

  1. Entender que as obrigações do eSocial serão de responsabilidade da empresa:

O sistema de folha, fica responsável por gerar o layout e transmitir informações, ou seja, quem deve parametrizar e conferir as informações, é quem fica responsável pela entrega do eSocial (empresa). É importante entender quais informações estão enviando, e no caso de um desacerto saber como resolver com proficiência.

  1. Deixar de conferir documentações e relatórios:

É de extrema importância conferir todo e qualquer documento. Explore as funções do software da folha de pagamento, irá te auxiliar muito. Então não se esqueça de verificar as assinaturas dos documentos. Fazer um checklist poderá contribuir. 

Aproveite e venha conhecer e saber mais sobre nossos serviços de Terceirização da Folha de Pagamento ou se preferir acesse Soluções.

Ficou com dúvidas? Entre em contato conosco.

Siga-nos no Instagram: https://www.instagram.com/masterrh.oficial/

e-book terceirização departamento pessoal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat