Conheça a Terceirização dos Recursos Humanos

vantagens terceirizar folha de pagamento
Vantagens em Terceirizar a Gestão da Folha de Pagamento
13/11/2019
benefícios da terceirização do rh
Benefícios da Terceirização do RH para o seu Negócio
19/11/2019
terceirização dos recursos humanos
 

Conheça a Terceirização dos Recursos Humanos

A área de Recursos Humanos (RH) é essencial para o bom funcionamento das empresas. Por isso, terceirizar uma atividade tão impactante pode deixar muitos gestores com receio.

A terceirização já está presente no vocabulário das empresas, especialmente aquelas que visam expandir. Ela economiza dinheiro, potencializa a produtividade e garante um bom funcionamento. Mas seria possível delegar atividades como admissões, folhas de pagamento e demissões para outra empresa? O que é o RH?

O RH é mais que o setor responsável pelo fluxo de funcionários. Ele cuida de toda a organização e fluidez da empresa. De forma a unir a equipe, repassar valores, criar metas e garantir que os funcionários desejem estar na empresa. O marketing pode trabalhar com a visão externa sobre a empresa, mas o RH trabalha com a visão interna, essencial para o bom funcionamento.

Além dessas funções ele também cuida de capacitações, treinamentos, eventos e assuntos administrativos. Dentre os quais fazem parte as folhas de pagamento e premiações, por exemplo. Tudo isso relacionado ao aumento do rendimento e, respectivamente, do lucro, a partir dos seus funcionários.

Por que terceirizar o RH?

Terceirização dos Recursos Humanos

Bem, parece difícil entender porque terceirizar um setor tão essencial ao trabalho e, principalmente, personalizado. Quando se pensa em terceirização a primeira coisa que vem a mente é uma outra empresa entrando na sua. Estrategicamente falando não parece inteligente deixar a cargo de outro um setor que possibilita o aumento dos lucros.

Mas muitas empresas optam por isso e os números não mentem, as empresas podem crescer substancialmente.

1. Para empresas médias e pequenas

Muitos gestores por não terem ainda receita suficiente acabam tomando as rédeas também da gestão de pessoas. Apesar do setor contábil ser facilmente terceirizado ainda existe um preconceito com a gestão dos funcionários.

Isso retira tempo que poderia ser investido em outras atividades como busca de parcerias ou burocracias. Então o gestor acaba sobrecarregado e pode fazer más escolhas.

A experiência das empresas que prestam esse serviço tornam totalmente segura a escolha de delegação dessa atividade. Não é necessário perder tempo com treinamentos ou longas reuniões, achando uma pessoa certa.

O espaço não precisará ser aumentado, afinal todos os procedimentos serão realizados pela terceirizada. Então também há uma economia na locação.

O valor é um investimento pequeno comparado ao que está se perdendo no crescimento da empresa. Além disso, o empresário garante que vai recrutar as pessoas certas, podendo deixar os treinamentos e fiscalização para terceirizada.

2. Redução de gastos

Esse é o ponto principal e, apesar de já comentado brevemente, atinge empresas de qualquer tamanho. Ao se contratar uma terceirizada todos os seus serviços serão valores fixos reduzidos de sua receita. Não há gastos extras ou necessidade de gastos com equipamentos. Tudo é disponibilizado pela outra empresa.

É uma boa alternativa para garantir um extra para ser reinvestido em outras áreas, como produtos ou na própria estrutura. Outra vantagem é a concorrência, podendo escolher a empresa que mais se adéqua ao seu orçamento e necessidades.

3. Especialização nos serviços

A empresa contratada é especialista, ela sabe quem contratar e como fazer métricas sobre os funcionários. Não há grandes preocupações com treinamentos ou eventos, toda uma empresa fará isso para o gestor.

Antes de qualquer estratégia, há uma análise sobre as necessidades da empresa contratante. Dessa forma o orçamento será gasto da forma mais lógica e rentável. É um investimento interessante por um custo único.

Conclusão

Terceirização dos Recursos Humanos

As empresas tem contratos a serem assinados, com cláusulas de sigilo, confidencialidade e outras acordadas anteriormente. Então há uma segurança que qualquer projeto ou estratégia será unicamente aplicada a sua empresa.

A experiência dessas empresas conta muito, crescendo o negócio e criando a mentalidade desejada nos funcionários. Apesar de ser outra empresa, o serviço é personalizado de forma a garantir resultados.

O desenvolvimento dos funcionários também é aumentado. Levando em consideração de que entram em contato com treinamentos eficazes. É uma ótima forma também de garantir uma verba extra para investimentos futuros.

O único porém é a necessidade de estar com uma empresa confiável e que ofereça o serviço desejado. Não interferindo diretamente na organização dos processos sem acordo prévio. Para isso é preciso muita pesquisa e conversa, a empresa deve passar confiança e demonstrar atenção as requisições.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

WhatsApp chat