Benefícios da Terceirização do RH para o seu Negócio

terceirização dos recursos humanos
Conheça a Terceirização dos Recursos Humanos
16/11/2019
décimo terceiro salário
Décimo Terceiro Salário: Quem Tem Direito, Prazos e Como Calcular
22/11/2019
benefícios da terceirização do rh
 

Benefícios da Terceirização do RH para o seu Negócio

A terceirização do RH ainda é um assunto polêmico e pouco conversado na área administrativa. Terceirizar a atividade central das empresas parece pouco estratégico, mesmo para os mais progressistas.

Mas a essência da terceirização é a priorização de atividades essenciais, diminuindo os custos de outras e permitindo o avanço.

O RH é a conexão entre a diretoria e os outros funcionários. Tal área é responsável pela ligação entre o funcionário e a empresa, de forma a manter os melhores nela. Toda a organização de treinamentos, eventos e burocracias ligadas aos ativos humanos, passa pelo RH.

Só por esse fato é compreensível o receio em colocar nas mãos de outros os recursos humanos.

Muitas empresas fazem a contratação de outras exclusivamente para os processos seletivos. Deixando para o seu próprio RH, o monitoramento dos funcionários, treinamentos e outras funções diversas.

Mas quais são os reais benefícios da terceirização do RH?

benefícios da terceirização do rh

Economia nos custos

O principal motivo pelo qual se busca a terceirização é o controle de gastos. Uma equipe bem formada na área de RH custa um valor variável. Se pensar em férias, horas extras de trabalho ou alguma premiação, por exemplo, esse valor pode sair do controle facilmente.

Quanto a terceirização, o serviço contratado geralmente é um custo fixo e acordado anteriormente. O que garante que todas as funções contratadas são cumpridas com alto rendimento.

Ao se comparar o serviço de ambas há variáveis dentro de uma equipe, que não existe na terceirização. Com o RH internalizado é preciso de uma equipe sólida, com funcionários bem preparados e com um tempo de experiência. Especialmente quando falamos em experiência, isso significa, também, um custo superior ao do terceirizado.

A economia no espaço físico e de tempo, especialmente em pequenas empresas, são outros diferenciais.

Terceirização dos processos

A principal diferença que uma terceirizada traz é sua especialização em processos do setor. Alguns tem a capacidade de serem visivelmente mais produtivos que com o RH internalizado.

Processo de admissão

Benefícios da terceirização do RH

Com certeza é o mais conhecido desse setor. Basicamente é o processo de seleção de novos colaboradores, partindo de parametros pre-determinados. Curiosamente é o processo mais terceirizado dentro de grandes corporações e, em contrapartida, um dos mais importantes.

A tarefa é encontrar bons funcionários com perfis coerentes com os da empresa e que consigam se destacar. Essa é uma tarefa difícil, afinal, é uma outra empresa fazendo a seleção. Entretanto, com a experiência e uma equipe trabalhando exclusivamente para isso, o processo é mais rápido que o do RH internalizado.

Isso se dá porque existem estratégias muito especificas que essas empresas usam. O uso de especialistas em recrutamento e seleção, por exemplo. Algo que nem sempre está disponível para o RH internalizado.

Os treinamentos, também, fazem parte desse processo. Além da economia, com funcionários, por exemplo, existe a vantagem de se tratar de um treinamento com os melhores da área. Dessa forma, há um maior aprendizado e assertividade nos futuros funcionários.

Processo de contratação

Benefícios da terceirização do RH

A contratação envolve processos burocráticos, que geram um gasto excessivo de tempo. Delegar esta atividade a uma outra empresa significa que os funcionários ficarão focados em suas atividades rotineiras.

A própria empresa contratada pode ficar a cargo de atividades como folha de pagamento e controle de férias, por exemplo. Gerando relatórios e dando feedbacks constantes ao gestor. Isso gera um maior controle do gestor sobre seus funcionários.

Processo de avaliação de desempenho

Benefícios da terceirização do RH

A avaliação de desempenho terceirizada é imparcial e totalmente dependente de métricas. Esse processo é importante não só para o gestor, como para o próprio funcionário. Com avaliações periódicas é possível garantir uma escolha justa em crescimento de cargos, salários e bonificações. Também colaborando para manter o rendimento sempre de maneira ascendente.

Quando há uma avaliação clara, o colaborar é capaz de evoluir e sempre buscar melhorar. Tais avaliações garantem treinamentos com objetivos claros e direcionados às necessidades dos funcionários, sempre se baseando nas metas da empresa.

O processo pode ser feito com RH internalizada, mas volta o fato de não existir uma equipe feita por especialistas. Além disso, a relação direta com funcionários retira parte da imparcialidade do setor.

Conclusão

Embora existam outros processos, a capacidade de gestão, de forma especializada, em todas as áreas atuantes, é o principal destaque. Um RH terceirizado traz mais que economias a curto prazo, ele garante que as escolhas das empresas serão assertivas. Dessa forma, o capital humano da empresa só tende a crescer, junto ao funcionário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

WhatsApp chat