Terceirização de Departamento Pessoal: como funciona e benefícios

Auxilio emergencial
Auxílio Emergencial é prorrogado até Dezembro
08/09/2020
setembro amarelo
A Campanha Setembro Amarelo, salva vidas !
10/09/2020
terceirização de departamento pessoal
 

A Terceirização de Departamento Pessoal traz vários benefícios para a empresa como a redução de custos, a melhoria de suas práticas operacionais e também possibilita maior atenção em outros setores.

Terceirizar significa transferir as responsabilidades e os procedimentos mais burocráticos para uma outra empresa especializada, permitindo uma atuação mais focada em atingir objetivos maiores.

No post de hoje iremos te explicar detalhadamente como funciona e quais os benefícios de terceirizar o Departamento Pessoal da sua empresa. Confira!

Terceirização de Departamento Pessoal: o que é?

o que é terceirização de departamento pessoal

A Terceirização de Departamento Pessoal é justamente transferir todas as atividades burocráticas e que requerem mais atenção para uma empresa especializada, fazendo com que todas as tarefas estejam de acordo com as exigências legais.

O Departamento Pessoal irá:

  • Gerenciar arquivos;
  • Planejar folha de pagamento;
  • Cuidar de todo procedimento admissional e demissional;
  • Contabilizar férias, encargos sociais e obrigações mensais, entre outros.

E com isso há uma significativa redução de custos com os funcionários e a diminuição de encargos, fazendo com que a empresa lucre, melhorando a gestão do RH e garantindo melhor trato e confidencialidade de informações, que é indispensável no meio corporativo.

Quer saber mais funções do Departamento Pessoal? Clique aqui.

Por que terceirizar o departamento pessoal?

por que terceirizar o departamento pessoal

A terceirização também é um fator competitivo, os profissionais terceirizados irão encontrar soluções em momentos de crises.

Os investimentos de Terceirização de Departamento Pessoal da sua empresa é bem menor e mais vantajoso comparado aos custos para contratar cada profissional e formar uma equipe do zero.

Há de se destacar também benefícios como a otimização do tempo, segurança e eficiência.

Além de garantir o devido cumprimento das leis trabalhistas e previdenciárias, evitando problemas legais e garantindo a continuidade de suas atividades de maneira aperfeiçoada.

Por onde começar a terceirização de departamento pessoal?

Comece se atentando a legislação. É preciso garantir que a sua empresa não tenha problemas legais ao procurar soluções para otimizar os processos.

Até então, não havia uma legislação específica sobre esse tema, mas, em 2017 a Câmara dos Deputados aprovou o texto-base do projeto de lei que visa autorizar o trabalho terceirizado para qualquer tipo de atividade, valendo, inclusive, para a atividade-fim do negócio. Sendo assim, o momento atual é propício para a terceirização, pois a lei permite que as empresas terceirizem os seus serviços. 

Entendida a questão legal, você já pode pensar em como agir!

Comece identificando na sua empresa onde o rendimento está baixo.

Avalie também as demandas do RH, considerando os seguintes elementos:

  • Como é feita a gestão das estratégias;
  • A gestão de relatórios de gerenciamento de dados;
  • Como são feitos os relatórios legais;
  • O gerenciamento dos arquivos da empresa;
  • Como está sendo feito os processos de admissões, demissões e férias dos funcionários;
  • Verificar se os cálculos dos encargos e obrigações da empresa estão corretos;
  • Muito importante: como está a gestão das folhas de pagamento dos funcionários. Você pode ler também nossas 10 dicas para uma Boa Gestão de Folha de Pagamento.

Após observar isso, você já terá parâmetros para avaliar se existe a necessidade de terceirizar esses serviços.

e-book terceirização departamento pessoalPowered by Rock Convert

Quais os cuidados no momento de terceirizar?

cuidados no momento de terceirizar o departamento pessoal

É preciso ter atenção no momento da Terceirização de Departamento Pessoal, pois isso envolve desafios na gestão de pessoas e Leis.

Primeiro, a empresa contratada deverá ter espaço no mercado de trabalho e exercer com eficácia todos os tipos de atividades, além de garantir o oferecimento de soluções modernas, tanto para acompanhar os avanços tecnológico e modificações do mercado quanto para dar à empresa contratante a possibilidade de apresentar um diferencial na concorrência.

Momento certo para terceirizar

Considere a fase em que a empresa se encontra. Na maioria dos casos, esse momento acontece quando o gestor passa tanto tempo se dedicando a questões operacionais que acaba deixando de lado ações lucratividade do negócio.

Mas atenção! Você não tem que ser um especialista nos diferentes setores que envolvem o seu empreendimento, a terceirização está aí para te ajudar nisso.

Atenção às Leis Trabalhistas

É preciso também ter atenção especial a questão trabalhista, como dito anteriormente, a empresa tomadora de serviços poderá ser responsabilizada por eventuais débitos trabalhistas que a prestadora tiver com seus colaboradores.

Compatibilidade com o seu negócio

Como destacado, é necessário que essa parceria funcione de maneira a tornar ágil o RH da empresa. Para tanto, é preciso que a empresa terceirizada tenha compatibilidade com o seu negócio.

Com a Terceirização de Departamento Pessoal, uma empresa pode contar com recursos avançados, aplicando um RH Ágil.

Tecnologia e capacitação

Caberá à empresa terceirizada providenciar toda a estrutura necessária para oferecer soluções compatíveis com os interesses dos clientes, incluindo sistemas sofisticados, como softwares e profissionais de alto nível para exercer essa função.

Benefícios da Terceirização de departamento pessoal

benefícios da terceirização de departamento pessoal

A terceirização permite que você transfira todas essas responsabilidades a outra empresa, que atuará especificamente no tipo de atividade que você pretende aprimorar e que poderá reduzir quaisquer gastos desnecessários.

Os profissionais atuaram de maneira focada naquilo que melhor sabem fazer, sem um alto custo para a sua empresa.

São motivos assim que mostram que a Terceirização de Departamento Pessoal será a sua melhor escolha! Além de reduzir custos, ela também faz com que todos os setores cresçam estrategicamente e no mesmo objetivo.

Imagine só a quantidade de documentos, papéis e formulários que você elimina da sua empresa nesse processo. Ou então, pense na agilidade com que o RH poderá atuar no ambiente interno trazendo benefícios reais para o desempenho dos colaboradores da companhia.

Se considerarmos o termo RH Ágil como um diferencial entre as organizações, a terceirização certamente é um dos caminhos mais viáveis para se chegar até ele.

Conclusão

A Master RH conta com uma equipe altamente capacitada e com experiência de mercado que você pode contar.

Somos especialistas em estratégias e reestruturação de processos em RH, Departamento Pessoal, gestão pessoal, folha de pagamento, consultoria, gestão de benefícios e treinamentos.

Por fim, pense no seu cliente final: quando os processos dentro da sua empresa são feitos de uma maneira dinâmica, a tendência é que as soluções oferecidas a ele sejam mais compatíveis com os seus interesses, pois diante de qualquer retorno, o tempo de resposta será muito mais rápido.

Por isso, não deixe de considerar a Terceirização de Departamento Pessoal. Transferindo esse setor para pessoas qualificadas para dar a ele um melhor funcionamento, quem tem o que lucrar com essa atitude é a empresa.

Ficou com alguma dúvida ou curtiu o conteúdo sobre a Terceirização de Departamento Pessoal? Entre em contato conosco ou deixe um comentário abaixo :)

e-book terceirização departamento pessoalPowered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

WhatsApp chat