Tendências do Mercado de Trabalho para 2020

férias coletivas
Férias Coletivas: Como Funciona, Quem Tem Direito?
09/12/2019
como-reduzir-os-custos-com-a-terceirizacao
Como Reduzir os Custos de uma Empresa?
23/12/2019
mercado de trabalho 2020
 

Tendências do Mercado de Trabalho para 2020

Se você é o tipo de pessoa que deseja estar por dentro de tudo o que acontece no mercado de trabalho e no mundo em geral, precisa saber que tudo está sempre em constante mudança.

Muitas carreiras, que antes eram a promessa do momento, perderam o poder de demanda e quem não acompanhou essa mudança, se sentiu deixado para trás.

É por isso, que esse texto tem como propósito te ajudar a estar por dentro das novidades (talvez nem tão novas) do mercado de trabalho , para que você se prepare e alcance todos os seus objetivos nesse ano de 2020.

Estar por dentro dessa mudança, não só agora, mas sempre, é tão importante para o crescimento e desenvolvimento da sua carreira, que se você não estiver pronto, correrá o sério risco de não conseguir acompanhar e isso poderá trazer consequências futuras.

O futuro do mercado de trabalho não é certo, mas a garantia das mudanças pode ser comprovada através do relatório publicado pelo Fórum Econômico Mundial, que aponta que 35% das competências com mais demandas hoje, irão sofrer mudanças nos próximos anos.

Se quiser descobrir quais são as habilidades e as tendências para 2020 e para o futuro? Então continue acompanhando a leitura.

Foco na tecnologia

Algumas habilidades podem te ajudar a acompanhar as tendências e se manter ativo no mercado de trabalho , como inteligência emocional, pensamento crítico, flexibilidade cognitiva e estar sempre antenado às novidades tecnológicas.

Com todo o avanço da tecnologia, é praticamente impossível viver hoje em dia sem desfrutar de algo que ela proporciona. Então é muito importante que você esteja sempre atento ao que é lançado, dentro da área que mais te interessa.

O mercado de trabalho não precisa ser visto como algo perigoso ou que exige mais do que você pode oferecer. O segredo está no interesse em sempre se manter atualizado, ter flexibilidade, vontade, mente aberta e interesse.

Conheça as Profissões do Mercado de Trabalho para 2020

mercado de trabalho 2020

Depois de tudo o que foi dito aqui, lembrando sempre da importância da atualização e de tantos outros fatores, abaixo estão as grandes tendências do mercado de trabalho para o ano de 2020 e o que elas representam.

  • Creators: os famosos criadores de conteúdo ou digital influencers. Eles criam conteúdos, muitas vezes diários, sobre algum tema específico, atraindo a atenção de grandes marcas e garantindo a fidelidade dos seguidores através de resenhas sobre produtos e serviços.
  • Gestor de comunidade: é o profissional que lida com os consumidores e a comunidade em volta da empresa, garantindo a pesquisa de qualidade e opiniões que traz a melhoria do serviço oferecido.
  • Especialista em energias renováveis: com todas as mudanças no cenário mundial e a escassez, graças ao aumento da população, é muito importante que cada vez mais profissionais criem alternativas para geração de energia que supra a necessidade de todos. É uma carreira promissora e que traz benefício a todos, não somente aos envolvidos.
  • Analista de Big Data: profissão voltada para investigação de informação, sendo importante dominar estatística, finanças e ciência de dados. Um dos mais promissores nichos do mercado desde já.
  • Geneticista: profissão voltada para a pesquisa genética, aliando capacidade de comunicação e conhecimento da legislação do país onde se encontra, estando de acordo com as normas e a ética.
  • Desenvolvedor de Internet das Coisas e Wearables: a internet é indispensável para aqueles que querem se manter integrados e atuantes na sociedade. É possível gerenciar uma casa inteira remotamente e vestir tecnologia literalmente. Terão vez os profissionais qualificados e criativos, que tenham visão de oportunidades e consigam agregar tecnologia a produtos que gerem comodidade e facilidade no dia-a-dia.
  • Coach de bem-estar financeiro: profissional com grande capacidade de relacionamento que auxilia a vida financeira de seus clientes, aconselhando, conhecendo a sua realidade, sugerindo mudanças de estilo de vida conforme as possibilidades do mercado, viabilizando investimento e crescimento financeiro.

São inúmeras as novas carreiras promissoras, mas a maioria delas está voltada para o autoconhecimento, sustentabilidade, infraestrutura, tecnologia e informação, saúde, qualidade de vida, recursos humanos, vendas, marketing e direito.

Você pode se perguntar o que elas têm em comum e a resposta é quase automática: buscam a melhora da qualidade de vida coletiva e individual de modo geral.

Uma boa visão da tendência para os próximos dez anos foi gerada pelo estudo da Cognizant, que relacionou algumas novas profissões nos seus relatórios, disponíveis para consulta. No Guia do Estudante é possível escolher na relação de profissões e conhecer as perspectivas do mercado, além de outras informações.

A Tecnologia e o Mercado de Trabalho

mercado de trabalho 2020

A tecnologia está revolucionando o mercado de trabalho, há alguns anos, muito se falava sobre as novas tecnologias e como o mundo mudaria drasticamente nos próximos anos.

Depois de muitas previsões curiosas sobre como a vida é afetada por todas as mudanças que estariam por vir. O fato é que já vivemos uma revolução tecnológica que só tínhamos visto em histórias de ficção científica.

Cada vez mais pessoas utilizam aplicativos de transporte particular. Cada vez mais pessoas preferem alugar um imóvel do que comprar o seu próprio. A lógica do mercado de trabalho está sempre alinhada com as inovações científicas e desenvolvimento das tecnologias, conforme as novas demandas se estabelecem no mundo.

Por isso, dentro do mercado de trabalho, aparecem cada vez mais empresas de inovação, que nada mais fazem, do que adequar-se à demanda social. As empresas como AirBnb, Uber, 99 e Loggy não surgiram do nada. Isso é fruto de pesquisas de tendências de mercado.

Pensando nisso, resolvemos falar um pouco sobre as profissões que serão muito requisitadas no mercado de trabalho para os próximos anos. Veja:

Tendência de Profissões para os próximos anos

mercado de trabalho 2020

  • Desenvolvedores de software: eles são e ainda serão, por um bom tempo pela frente, profissionais valorizados no mercado, pois fazem parte do grupo que cria os novos sistemas que automatizam processos.
  • Especialistas em Experiência de Usuário: existem algumas variações para esse profissional no mercado, como Customer Success, na tradução literal, Sucesso do Cliente. A função do profissional é fazer com que os clientes de determinada marca tenham toda a assessoria necessária de algum produto/serviço contratado. Já é comum encontrar esses profissionais em empresas de e-commerces e outras plataformas, que prezam pelo resultado e experiência positiva do cliente.
  • Gestor de inovação: por mais que possa parecer um termo genérico, já existem vagas como essa em algumas empresas. Esse profissional será responsável por repensar as estratégias de uma empresa, seja em seu core business ou para alguma área específica, com o intuito de melhorar seu modelo de negócio.
  • Especialista em e-commerce: o e-commerce já é um modelo de negócio trivial na vida das pessoas. Porém, com tantas lojas virtuais concorrendo na internet, será preciso se destacar cada vez mais para atrair clientes. Por isso, o profissional especialista em e-commerce ainda tem um tempo longo de vida garantido.

Profissões que podem ser extintas do Mercado de Trabalho

mercado de trabalho 2020

Conforme a tecnologia avança e os processos se tornam cada vez mais automatizados e inteligentes, é possível concluir que quanto mais operacional e repetitiva for a profissão, mais possibilidades ela tem de ser extinta do mercado de trabalho ao longo dos próximos anos.

Um bom exemplo disso, são os caixas de supermercado. Recentemente, a Amazon lançou o Amazon Go, que nada mais é do que um supermercado sem caixas. O cliente se identifica com uma conta Amazon ao chegar na loja e uma espécie de carrinho virtual é criado. Ao sair, ele é cobrado na mesma conta em que realizou o check-in. Uma tecnologia realmente impressionante.

Isso é um exemplo tão bom quanto os operadores de telemarketing, que estão sendo substituídos por um atendimento automático, bem como operadores de caixas de banco, uma vez que tudo é feito a partir do caixa eletrônicos.

Substituir a mão de obra humana por máquinas e processos operacionais, reduz o custo das empresas e a maior tendência é que as empresas se adaptem a esse novo modelo tecnológico.

Conclusão

As novas gerações estão chegando e com elas novas necessidades, sendo assim as oportunidades são imensas. Portanto não feche as portas para outras profissões e não se desespere se a sua profissão estiver na lista das prováveis extinções. É importante ressaltar que várias delas apenas passarão por um processo evolutivo dentro do mercado de trabalho.

Esteja aberto e busque as habilidades e atributos necessários para conquistar uma nova posição no mercado. Esteja sempre atento às novidades que surgem dentro do mercado de trabalho. Perceba como você pode contribuir para resolver alguma demanda ou problemas das situações que te cercam em meio à sociedade.

E, claro… Estude muito, busque fontes diversas de conhecimento, independente de já estar bem colocado profissionalmente! Lembre-se, o Mercado de Trabalho e a Tecnologia sempre avançam :)



[mc4wp_form id="703"]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

WhatsApp chat