Tendências de RH para 2020

contrato de trabalho temporário
Tudo sobre o Contrato de Trabalho Temporário
25/11/2019
férias coletivas
Férias Coletivas: Como Funciona, Quem Tem Direito?
09/12/2019
tendencias de rh 2020 terceirização
 

Tendências de RH para 2020

Quando o Recursos Humanos está mais atualizado, está também mais preparado para garantir melhores resultados para a empresa, certo? Então, você já deve ter percebido algumas mudanças ocorridas neste setor nos últimos anos, mas se ainda não sabe o que vai ser tendência de RH para 2020, confira esse guia que preparamos para você.

Você vai entender o que o colaborador espera quando é contratado, as maiores mudanças que vem acontecendo nas formas de gestão, como o uso das informações que podemos ter acesso hoje podem ser usadas de maneira estratégica e como a tecnologia pode ser um ótimo aliado do departamento de Recursos Humanos.

Você vai conhecer novas formas de avaliar um funcionário ou candidato a vagas, conhecer novas maneiras de estimular a capacitação e motivação dos colaboradores, conquistando o que mais é esperado pelo departamento de Recursos Humanos: mais produtividade, mais criatividade, alta performance dos serviços, menos rotatividade e turnover. Porém, como o RH vinha agindo de forma mais passiva, ele nem sempre conseguia alcançar resultados com muito sucesso.

Prepare-se para conhecer as tendências de RH em 2020, e entender como que agora esse departamento pode ser muito mais bem aproveitado dentro da empresa, com estratégias mais assertivas, desde a contratação, treinamento, qualificação e capacitação dos funcionários à melhores resultados de forma geral, confira.

People analytics

tendências de rh 2020

Recursos Humanos estratégico é tendência de RH para 2020 e a base para isso é o People Analytics, se você ainda não conhece deve aprender sobre o assunto, é uma metodologia ainda não muito utilizada ― por enquanto ― mas com forte crescimento, principalmente em 2020.

Resumidamente People Analytics é uma análise de informações reunidas, como de um Big Data, por exemplo, estas referências são coletadas a partir de histórico do funcionário como a folha de ponto, ou dados fornecidos pelo colaborador como cursos de aperfeiçoamento, workshops e até notícias de redes sociais.

Todas essas informações são analisadas e usadas nunca para espionar o colaborador mas para avaliar e desenvolver o seu aperfeiçoamento, os dados são usados de forma estratégica, em um método semelhante ao que há muito tempo já é utilizado no marketing digital, permite até se antecipar ao que vai acontecer, aproveitar melhor os talentos e portanto tomar as decisões mais assertivas.

Softwares de Gestão

tendências de rh 2020

Os softwares de gestão são tendências de RH para 2020, cada vez mais evoluídos podem inclusive cruzar informações da metodologia do People Analytics, e usar inteligência artificial para analisar necessidades de treinamentos, de promoção de funcionários e outras, além de facilitar para atividades operacionais como folha de pagamento.

Dentro desta tendência de RH para 2020, entram também os dados armazenados em nuvem que permite mais segurança no controle das informações e o mais interessante desta tecnologia ― que já é usada a algum tempo não somente nos recursos humanos, mais em todos os tipos de gestão ― é poder acessar as informações e até efetuar certas operações a partir de qualquer lugar ― basta o acesso à internet ― sem precisar estar fisicamente na empresa.

Contudo a Intranet também deve ser melhor aproveitada, incluindo acessos diferentes para cada colaborador, com treinamentos, controle de horários, produtividade e até o seu avanço individual dentro do ambiente corporativo.

Gamificação

tendências de rh 2020

Falamos sobre o People Analytics e a intranet nas tendências de RH para 2020, mas para fazer com que essas 2 ferramentas sejam aplicadas de maneira mais dinâmica e lúdica surge a gamificação, que usa a ideia de desafio e recompensa , assim como os aplicativos de jogos, e a prova de que isso pode ser estimulante é que surgem novos games e atualizações constantemente, ou seja as pessoas se interessam por este tipo de competição.

Mas como isso se aplica no recursos humanos? Simples em treinamentos, e claro degraus leves de promoções, ou até benefícios, ou seja usando a ideia dos games de se atingir determinadas metas para conseguir uma recompensa, podemos: melhorar o comportamento, especializar melhor o funcionário em determinada função, ampliar seus conhecimentos técnicos, aumentar a sua produtividade, enfim treinar e capacitar melhor esse colaborador para que ele se desenvolva para melhorar a sua colaboração com a empresa.

Isso pode ser desenvolvido com o uso da intranet e sua evolução é analisada no People Analytics, ― ou com base no que foi analisado dentro desta metodologia ―, tudo de acordo com os objetivos e estratégias da empresa, e a melhor maneira de fazer isso e até aprimorar a qualidade dos treinamentos, é criar este estímulo de forma personalizada de acordo com o tempo de empresa, função e evolução de cada colaborador.

Recrutamento on line

tendências de rh 2020

Até agora já falamos muito que o uso da tecnologia e das informações aplicadas de forma estratégica serão tendências de RH para 2020, e não poderia ser diferente na hora de fazer o recrutamento, ele deve e pode ser realizado de maneira online.

Até mesmo porque a maior parte dos currículos são distribuidos de maneira online, sejam em plataformas especializadas em recrutamento, ou em redes sociais como este fim como o Linkedin, assim os talentos podem ser encontrados em ambientes virtuais.

O recrutamento online não serve somente para a análise e recebimento de currículos, mas também pode ser implementado em outras fases da seleção: em formulários, exames de aptidões e outras, já direcionando o recrutador para fazer uma última entrevista com a intenção de contratação, o que também não impede de acontecer por plataformas digitais ou softwares de vídeos, por exemplo.

Liderança estratégica

tendências de rh 2020

Gestão de forma geral tem mudado, assim a liderança estratégica é forte tendência de RH para 2020. Os chefes estão ficando obsoletos, a forma de relacionamento no ambiente corporativo é outra, sem delegações sem propósito, com autoridades que não aceitam conselhos, insight, ou qualquer forma de colaboração de subordinados.

Os líderes ― ao invés de chefes ― devem inspirar, motivar, trocar experiências, incentivar a colaboração, aproveitar melhor os talentos, perceber as oportunidades e criar novas. E hoje este perfil pode usar a tecnologia a seu favor e muito do relacionamento interpessoal, para principalmente resolver conflitos de maneira inteligente, além de proporcionar um ambiente mais criativo, com menos turnover e claro, obter a melhor performance dos colaboradores.

Plano de carreira

tendências de rh 2020

A renovação do plano de carreira é forte tendência de RH em 2020, o que estamos falando é de mudar o formato em Y, já usado há muitos anos para o modelo em W, uma metodologia desenvolvida por Roberto Pierre Rigaud para que os colabores não se desmotivem ao perceberem que seus planos pessoais não podem ser conquistados na empresa que os contratou.

Explicando melhor, o plano de carreira em Y, é aquele em que o funcionário em algum momento precisa escolher entre dois caminhos, o da gestão ou de se especializar mais tecnicamente. Esse percurso além de longo impede que o colaborador exerça a liderança ao mesmo tempo de se desenvolve operacionalmente.

Já com o plano de carreira em W ― tendência de RH para 2020 ― o colaborador pode reunir ambas as competências, e em curto prazo, com um projeto muito bem desenhado pelos recursos humanos, entretanto esse funcionário precisa se preparar para tal, se capacitando com cursos, palestras, workshops e treinamentos internos, além de ter aptidões como autogestão, inteligência emocional, auto motivação entre outras.

Experiência do colaborador

tendências de rh 2020

Como você deve ter percebido pelos 2 últimos tópicos ― liderança estratégica e plano de carreira ― o colaborador em foco é tendência de RH em 2020. Na verdade esse sempre foi o principal objetivo dos recursos humanos, desde que deixou de ser chamado apenas de departamento pessoal, entretanto as verdadeiras mudanças têm acontecido agora, primeiro com a liderança, depois com a renovação da forma de estruturar os planos de carreira e por fim pensar na experiência do colaborador.

Pensar na experiência do colaborador significa eliminar 2 grandes problemas do RH, rotatividade e turnover, ambos causam problemas na produtividade e são em sua maioria causados por gestão inadequada e falta de incentivos aos colaboradores.

Aqui também entra um outro tópico que falamos acima, a gamificação que também é uma forma de se pensar na experiência do colaborar, além disso,inclui também a mobilidade no trabalho, com a possibilidade de trabalhar home-office, em escritórios coworkings, ou até de poder trabalhar em diferentes filiais da empresa ― se for o caso ― isso estimula mais a criatividade, aumenta o desempenho, a produtividade e até a assertividade.

Conclusão

Basicamente as tendências de RH para 2020 são: mais foco na experiência do colaborador, que deixa de ser só mais uma peça ou número no processo corporativo, mas pode se envolver, criar, e colaborar mais com a empresa em que trabalha, pois seus talentos são melhores aproveitados.

E a utilização de cruzamento de informações para colaborar com um RH mais estratégico, que passa a não ser mais um departamento passivo, mas ativo, definindo metas e traçando projetos mais assertivos e claro tudo isso com a ajuda de muita tecnologia.

Terceirização de RH

tendências de rh 2020

Se você achou que as tendências de RH para 2020 são interessantes, mas muito complicadas para serem aplicadas na sua empresa, não se preocupe, pois uma outra tendência que vem sendo adotada pelas empresas é a Terceirização do Departamento de Recursos Humanos.

Se você ainda não conhece essa nova modalidade de gestão de RH, confira neste artigo os benefícios da terceirização.

Contrate os serviços de Terceirização de Recursos Humanos e Folha de Pagamento da Master, e tenha um RH estratégico trabalhando para sua Empresa. Entre em contato conosco via WhatsApp

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

WhatsApp chat