Como é a área de Recursos Humanos?

diferença entre departamento pessoal e recursos humanos
Qual a diferença entre Departamento Pessoal e Recursos Humanos?
25/09/2019
como é a área de departamento pessoal
Como é a área de Departamento Pessoal?
30/09/2019
 

Como é a área de Recursos Humanos?

Normalmente as pessoas só falam do RH quando entram, ou saem de uma empresa. Mas afinal, você sabe como é a área de Recursos Humanos?

Conhecido também como Gestão de Recursos Humanos, este é o setor responsável pelo relacionamento da empresa com o funcionário.

Pensando em esclarecer todas as dúvidas sobre a área de RH, vamos falar neste post tudo sobre este setor tão importante dentro das organizações.

Área de Recursos Humanos: saiba como é

Como é a área de Recursos Humanos?

Os funcionários de uma empresa precisam se sentir motivados, valorizados e incentivados para conseguirem produzir mais, e se sentirem realmente felizes em darem o seu melhor. A área de Recursos Humanos é a responsável por trazer esse entusiasmo e vigor para o dia a dia dos funcionários. Mas de que forma? Por meio de técnicas relacionadas e voltadas para as pessoas.

Toda empresa precisa que a Gestão de Pessoas seja feita com excelência, pois cuida e trata diretamente das pessoas que representam a organização a todo momento. Este trabalho com os colaboradores é um dos influenciadores para o sucesso em todos os setores do seu negócio.

Características de um bom profissional de RH

Um bom profissional de Recursos Humanos tem que trazer em suas características o bom trabalho em equipe, bom relacionamento com as pessoas, ter habilidade e clareza em sua comunicação, objetividade, paciência, visão comercial e criatividade para resolver os problemas. Tudo isso vai contribuir para o melhor desenvolvimento de toda a equipe.

Áreas em que pode atuar

O profissional de RH pode atuar na área de recrutamento e seleção de novos funcionários, treinamentos internos para os colaboradores, rentabilidade, todo tipo de relação trabalhista, gestão de pessoas e várias outras atividades que envolva as pessoas de forma direta.

Cargos que pode ocupar

Os principais cargos na área de Recursos Humanos são

  • Diretor
  • Gerente
  • Coordenador
  • Analista
  • Supervisor
  • Técnico
  • Assistente de Recursos Humanos
  • Business Partner
  • Analista de Relações Trabalhistas
  • Assistente de Benefícios
  • Estagiário

Entre esses cargos, os mais bem remunerados são Diretor de RH, Business Partner, Gerente de RH e Coordenador de RH.

Como era o RH no passado?

Era conhecido como o famoso setor das demissões. Totalmente engessado, sem autonomia e dependente dos proprietários da empresa. O setor não tinha nenhum tipo de autoridade para criar estratégias ou soluções. Apenas se limitava aos processos primários do setor.

Como está o RH hoje?

O RH do presente é um setor totalmente estratégico e integrado a todas as áreas da empresa. Os profissionais são bastante atuantes nas decisões e criam soluções para melhorar o relacionamento entre os donos da empresa e os funcionários.

Hoje já não é mais visto apenas como o temido setor das demissões, mas sim, como um ambiente onde os colaboradores encontram apoio e ajuda quando precisam. Recursos Humanos e funcionários estão integrados, e juntos, buscam melhorias para uma melhor relação entre os membros da equipe.

O que faz uma empresa especializada em RH?

Como é a área de Recursos Humanos?

Uma empresa especializada em RH, normalmente é prestadora de serviços terceirizados na área, que envolvem todos as funções destes cargos que citamos acima. Esta ficará responsável pelo processo de gestão de pessoas, bem como recrutamento, seleção e treinamento.

Vale a pena terceirizar o setor de Recursos Humanos?

A terceirização das funções rotineiras do RH tem se apresentado como uma ótima solução para empresas que estão crescendo de forma rápida, ou empreendimentos novos que estão concentrados para as finalidades pelo quais foram criados.

Quais funções podem ser terceirizadas?

  • Recrutamento e seleção de novos funcionários
  • Contratação
  • Desligamento dos funcionários
  • Treinamentos Motivacionais
  • Folha de pagamento
  • Apoio jurídico e trabalhista
  • Automação de ponto online
  • Gestão de benefícios
  • Medicina e segurança do trabalho

Benefícios econômicos da terceirização

A economia é um dos benefícios mais evidentes da terceirização dos Recursos Humanos. As empresas não precisam gastar com os altos salários pagos aos funcionários que exercem vários cargos no RH, e também economizam com a estrutura necessária para o setor de Recursos Humanos dentro da empresa.

Com esta economia as empresas podem investir estes recursos em outras atividades, investimentos de novos produtos, marketing e em tudo aquilo que é importante para que ela expanda no mercado.

Uma das grandes vantagens das empresas especializadas em RH é que elas estão sempre ligadas e conectadas as inovações que surgem no setor, o que garante máxima eficiência nas atividades que elas executam.

Contrate uma empresa de confiança

As vantagens e os benefícios da terceirização do RH já ficaram claras, contudo, é essencial que seja contratada uma empresa séria e de respeito, capaz de comprovar a qualidade dos serviços oferecidos.

A Master RH atua há 15 anos no mercado de terceirização de Recursos Humanos, e destaca-se com pioneirismo no desenvolvimento de políticas aplicadas de humanização nas relações com seus colaboradores, e os colaboradores de seus clientes.

Entre em contato conosco e saiba mais sobre nossos serviços.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

WhatsApp chat