RH – Como manter sua equipe engajada durante a quarentena

importância do rh em tempos de pandemia
A importância do RH em tempos de Pandemia
28/04/2020
como reduzir os custos de uma empresa
Como Reduzir os Custos de uma Empresa?
12/05/2020
como manter equipe engajada quarentena
 
Neste artigo veremos como manter sua equipe engajada durante a quarentena! Os desafios, dicas e algumas ferramentas digitais para te ajudar neste momento delicado:

Em poucas semanas, o mundo virou de cabeça para baixo. Há alguns dias, as pessoas trabalhavam em seus escritórios e quase que do dia para noite foram obrigadas a trabalhar de casa. Quem nunca havia feito home-office na vida viu a necessidade de fazer essa adaptação de forma abrupta. Mas, qual seria o papel do líder neste momento tão delicado para as equipes e como fazer para manter o foco nos resultados?

Durante o isolamento social, as equipes se distribuíram e as atividades continuaram remotamente. Trabalhando em casa, além da angústia da incerteza do dia seguinte causada por uma crise mundial sem precedentes, os colaboradores convivem diariamente com fatores causadores de distrações. A quantidade de pessoas em casa simultaneamente com atividades diferentes, as atividades rotineiras de casa ou até mesmo as redes sociais são fatores que contribuem para que os resultados que eram obtidos anteriormente não sejam alcançados com a mesma facilidade.

O Papel do Gestor é fundamental

Para que o engajamento da equipe e os resultados se mantenham é crucial o papel do líder com uma nova atitude. O gestor precisa mais do que nunca ser presente e autêntico. O momento vai exigir que ele esteja próximo de sua equipe, mesmo que de forma online, fazendo reuniões rápidas diárias.

Mais do que simplesmente fazer encontros virtuais com os liderados, o líder precisa entender que deve estar cada vez mais aberto a ouvir seus colaboradores. A escuta ativa é extremamente importante para entender cada um dos liderados individualmente e ser mais assertivo nos direcionamentos.

Desafios de uma equipe remota

como manter equipe engajada durante quarentena

Existem alguns obstáculos que todo gestor – e até mesmo os colaboradores – enfrentam como consequência de uma equipe remota. Por isso, vamos citar e explicar aqui os principais para que você fique de olho e não deixe isso se tornar um grande problema no gerenciamento do seu time. Confira:

Comunicação

Uma comunicação ruim, com falta de entendimento entre as partes pode acontecer. Mas, cuidado; problemas de compreensão podem e acontecem mesmo em equipes presenciais e é importante não culpar imediatamente o distanciamento na hora de mitigar o problema.

Confiança e compromisso

Para quem não está acostumado com o modelo home office, pode ser que em um primeiro momento a produtividade do colaborador caia um pouco. No entanto, a falta de confiança por parte do gestor em seus colaboradores também pode gerar desmotivação. Então, tome muito cuidado para não passar essa imagem.

Tecnologia

Pode ser que o seu time não tenha a mesma tecnologia em casa que a disponível na empresa. Além disso, pode ser que eles não estejam habituados a usar a tecnologia para manter contato e criar relações sociais. Tudo isso será um processo de adaptação que deve contar com o seu apoio.

Ambiente em Casa

É importante transformar um espaço em sua casa em um ambiente realmente de trabalho, pois a ausência de um local adequado poderá aniquilar a produtividade do colaborador.

Colaboração dos demais moradores

Se você não é um colaborador que adota a rotina de home office, verá que, nos primeiros dias, os demais moradores terão dificuldade em entender que sua permanência em casa não significa que você está “de folga” do trabalho. Nestes momentos, é inevitável trabalhar uma comunicação não violenta que ajude todos a compreenderem que as interrupções devem ser evitadas.

Liderança

Muitas equipes remotas acabam se perdendo nas tarefas e projetos pela falta de liderança. Mesmo longe e com cada um gerenciando o próprio tempo, é essencial que a equipe tenha seu norteador – nesse momento mais do que nunca.

Dicas para ter uma equipe engajada

manter equipe engajada quarentena

Agora que você já sabe quais são os principais obstáculos enfrentados, te daremos algumas dicas para que você possa criar uma equipe engajada que não se abale por essas dificuldades.

Propósito e pertencimento

Os colaboradores tendem a performar melhor quando eles sabem que o trabalho deles é importante e que outras pessoas da empresa dependem disso. Por isso, tente explicar constantemente como a função deles importa nos grandes projetos.

Para isso, você terá que criar um eficiente canal de comunicação e tomar muito cuidado para não deixar membros do seu time ociosos, isso pode gerar muita desmotivação e fazer com que eles não se sintam parte da equipe.

Comunicação constante e efetiva

Graças à tecnologia, hoje existem muitas maneiras de se comunicar de maneira efetiva. Por isso, mantenha os canais de comunicação abertos e esteja sempre disponível para que seus colaboradores venham dialogar com você. Além disso, descubra qual plataforma online funciona melhor para sua equipe e, se possível, mantenha contato com eles diariamente por meio dessas plataformas.

Tenha uma comunicação objetiva e aberta com os seus liderados. Não pressuponha que eles vão entender a sua mensagem. Garanta que a mensagem esteja clara para todos. Desse modo, você manterá a equipe com um propósito comum.

Por fim, lembre-se que grande parte da comunicação vai além do não-verbal. Então, estimule os membros da sua equipe a usarem todas as ferramentas disponíveis. Afinal, ouvir apenas a voz de alguém em uma chamada é bem diferente de uma conversa em vídeo, por exemplo.

Relação e interação

Estimule a confiança e gere motivação dando constantes feedbacks sobre o trabalho dos seus funcionários. Quando ficamos incertos com a qualidade do nosso trabalho, tendemos a não dar tanta importância para o que estamos fazendo, fato que pode prejudicar o desempenho da equipe que fazemos parte.

Além disso, entre em contato constantemente com seus colaboradores, mesmo que não haja nada para discutir ou ser passado. Assim, você mostrará interesse e preocupação com eles, fazendo com que se sintam parte do time.

Reconhecimento

Independente da localização e da proximidade física, lembre-se de sempre reconhecer um trabalho bem feito. Por estarmos longe, por vezes nos esquecemos de exercer um gesto simples, mas que pode significar muito. Por isso, agradeça, mande um email, faça uma menção em algum lugar, faça com que os membros do seu time se sintam reconhecidos.

Liderança colaborativa

Provavelmente você conhece o conceito de liderança colaborativa. Caso ainda não esteja familiarizado, ela consiste basicamente em liderar pelo exemplo. Assim, mostre para o seu time como se fazem as coisas na prática. Afinal, não faria sentido cobrar uma postura de seus colaboradores que você como gestor não tem.

Com isso, você vai conseguir motivar o seu time e ver que essa prática vai até mesmo melhorar o clima organizacional da empresa.

Autonomia

Incentive que seus colaboradores exerçam a autonomia individual. Gerenciar o próprio tempo é uma liberdade essencial, que gera muita motivação no colaborador. Além disso, em um momento tão delicado como o gerenciar equipes remotas em meio à uma crise, o ideal é que você tenha um time que não seja completamente dependente de você.

Uma vez que sua equipe já possui certa independência, as tarefas serão realizadas com mais confiança e os projetos serão concluídos com uma fluidez muito mais saudável.

Design Thinking

Compartilhe com os seus liderados as dificuldades, dores e estratégias corporativas, para que eles possam ajudar a encontrar alternativas e soluções. Para isso, proponha grupos de trabalho que discutam os problemas e proponham alternativas. Uma boa prática é que façam sessões de design thinking para analisarem as alternativas “fora da caixa”. Um aspecto importante é que o líder deve manter uma mente aberta a qualquer tipo de sugestão por muito inusitada que possa parecer.

Ferramentas digitais para engajar sua equipe e potencializar os resultados

como-manter-equipe-engajada-quarentena

Por fim, para te ajudar de uma maneira mais prática, separamos algumas ferramentas em nuvem para tornar todo esse processo muito mais fácil.

Comunicação

Slack
Funciona como um WhatsApp corporativo.

Google Hangouts Meet
Ferramenta para Call. Acesse pela sua Google Agenda!

Zoom
Ferramenta para Call. Chamadas de até 40min.

Tandem
Escritórios virtual para times remotos. Ideal para conversas rápidas.

Loom
Para comunicação assíncrona.

Gestão de tarefas e Produtividade

Google Drive
Compartilhamento de documentos completamente integrado à suite de soluções de escritório do Google (Google Documentos, Google Planilhas e Google Apresentações).

Microsoft Office 365
Nada mais é do que o famoso pacote Office da Microsoft (Word, Excel, PowerPoint, Outlook e outros) em sua versão para a nuvem.

Pipefy
Plataforma o desenho e acompanhamento da execução dos processos da Empresa.

Trello
O Trello é uma das soluções para equipes mais conhecidas do mercado, sendo amplamente utilizada por times de marketing, principalmente dentro das companhias.

Diante dessa necessidade de manter o engajamento na equipe remota, nada muda: ele é uma plataforma em nuvem, ou seja, você consegue acessá-lo de qualquer lugar e ter todas as informações à sua disposição.

Agenda

Google Agenda
Utilizada para controlar a agenda da empresa e de seus colaboradores.

CRM

Pipedrive
Plataforma de CRM para pequenas e médias empresas.

Agendor
Plataforma de CRM para pequenas empresas.

Criação e compartilhamento de Formulários

Typeform
Empresa de serviços especializada em criação de formulários online e pesquisas online.

Google Forms
Crie formulários de cadastramento ou para pesquisa forma super rápida com essa solução da Google.

Saúde Mental

HappyMeter
A saúde mental dos membros de um time precisa ser uma das prioridades dos gestores. Afinal, se os colaboradores não estão bem, dificilmente vão conseguir manter o engajamento e o nível de produtividade desejado.

Em momentos de incertezas e de grande preocupações, como a crise do novo coronavírus, a ansiedade e o medo podem causar impactos que podem ser medidos pelo HappyMeter. Com uma abordagem leve, intuitiva e até lúdica, a ferramenta funciona como um medidor de bem-estar dos colaboradores.

Esperamos que com essas dicas você consiga gerenciar o seu time, apesar das circunstâncias não ideais.
mp 927Powered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

WhatsApp chat