A importância do RH em tempos de Pandemia

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Neste artigo veremos a importância de uma equipe de RH que se mantém atualizada para resolver as demandas do seu time em tempos de crise e pandemia.

A prioridade do RH sempre deve ser com relação ao bem estar dos colaboradores. Uma Pandemia como essa pode criar um ambiente de preocupação e ansiedade, então o mais importante é manter seus funcionários tranquilos e seguros. Veja agora algumas dicas que o RH pode implantar nas empresas.

A importância do RH em tempos de Pandemia

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Diante da necessidade de isolamento social ou quarentena em meio a pandemia do coronavírus, muitas empresas buscam alternativas para não parar “as máquinas” e seguir com suas entregas. Neste contexto, o RH tem um papel fundamental para gerir todas essas mudanças de rotinas.

Conheça algumas das principais alternativas adotadas pelas empresas:

Home office

Basicamente, trata-se de permitir que o colaborador trabalhe de qualquer lugar, desde que disponha de algumas ferramentas. O termo também é conhecido como teletrabalho. Uma forma de trabalho que pode ser realizado em domicílio, de forma integral ou periódica, por meio das tecnologias móveis, como internet, celulares, notebooks, entre outros.

Não é necessário alterar o contrato de trabalho para liberar o funcionário para trabalhar em casa. Se as políticas corporativas da sua empresa permitem esse tipo de iniciativa, basta combinar os detalhes para que todos fiquem confortáveis. Veja AQUI as novas regras de contrato para aderir ao Home Office.

Nesses casos, o ponto online pode ser uma saída para facilitar o controle de jornada de seus colaboradores à distância. A Master RH conta com um sistema de ponto online muito eficaz para este caso.

Outra dica para o trabalho remoto é buscar por ferramentas de gestão de pessoas, que facilitam a comunicação entre os times e o acompanhamento de metas e resultados.

Como implantar o sistema Home Office na sua Empresa

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Listamos algumas dicas para iniciar:

  • Cuide das pessoas
É isso mesmo. O primeiro passo é realmente cuidar das pessoas envolvidas no processo, tanto os gestores quanto os colaboradores precisam passar por um processo de sensibilização e capacitação. É um momento de entender sobre o assunto; discutir as vantagens e desvantagens para ambos e fazer a melhor escolha.

  • Crie uma política de trabalho
O segundo passo é estabelecer uma política para esse teletrabalho. Para isso, deve-se reunir todos os envolvidos e discutir os papéis de cada um, tirando dúvidas e esclarecendo todos os pontos, inclusive jurídicos;

  • Estabeleça compromissos e expectativas
Para ambos os lados, esse passo é fundamental. Na pauta, devem estar pontos como resultados, entregas, comprometimento, perspectivas, entre outros. Lembrando que devem ser estabelecidos tanto para o colaborador quanto para o gestor/empregador.

  • Condições de trabalho
Esse é um ponto bem delicado na negociação, por isso, deve ser traçado desde o início. Para que o colaborador possa desenvolver todas suas atividades em casa, assim como faria na empresa, é preciso que ele tenha todas as ferramentas à disposição, como computador, celular, internet, entre outros.

  • Suporte
Após a implantação, a gestão precisa dar todo o suporte necessário ao teletrabalhador, acompanhando-o e criando instrumentos para a produtividade. Quem está em casa, precisa ter um canal de comunicação para contar o que está acontecendo.

Até aqui, fica claro que neste momento de pandemia, muito mais do que cumprir com a legislação é ter a sensibilidade de cuidado com o próximo; avaliar qual é a real necessidade, adaptação e posição da empresa. Se home office for a melhor opção neste momento, mesmo que seja de forma emergencial e sem um acordo pré-estabelecido, a empresa deve se doar ao máximo para proporcionar todas as condições para o colaborador e vice-versa.

Banco de Horas

Outra alternativa que as empresas têm para auxiliar neste momento é a utilização e/ou implantação do banco de horas, que pode flexibilizar a jornada de trabalho. Neste sentido, o banco de horas – a armazenagem de horas trabalhadas além da jornada normal diária de trabalho, sem o pagamento de horas extras – pode ser muito eficiente para evitar horários com maior aglomeração, bem como facilitar a adaptação ao trabalho remoto.

O banco de horas, surgiu no Brasil em 1998, após a aprovação da lei 9.601/98 que alterou o art.59 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e permitiu que o empregador concedesse folga para seus colaboradores em momentos de crises ou dificuldades, para que fosse possível combater o desemprego e amenizar o impacto trabalhista.

Veja AQUI as novas regras para adotar o regime de banco de horas

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Férias coletivas ou recesso

A opção férias coletivas ou recesso – que normalmente são utilizadas em épocas específicas como Natal e Ano Novo – é outra alternativa para a empresa. Caso esta seja a opção da empresa, é ideal é haja muita atenção à forma de executá-la.

Para isso, reúnam-se com os gestores das áreas, avaliem as situações e a legislação. O RH é fundamental neste processo. Lembrem-se que as férias coletivas devem ser tratadas como férias individuais, ou seja, a empresa deve provisionar ⅓ de férias e prever os descontos citados.

Na opção pelo recesso, a empresa libera dias sem trabalho, mantendo o pagamento normal. Para ambos os casos, seguir a legislação é fundamental. Veja AQUI as novas regras para dar férias coletivas.

Recrutamentos e Treinamentos Remotos

Para evitar contato físico e aglomerações, outra opção que a empresa tem é realizar alguns processos a distância, remotamente. No RH, por exemplo, as entrevistas de recrutamento e seleção podem ser feitas por meio de vídeo, bem como os treinamentos. Afinal, a tecnologia facilita estas atividades.

Outros processos que podem ser realizados remotamente via internet são implantações, resolver questões que seriam discutidas em reuniões, contato com fornecedores, entre outros. Tudo é uma questão de adaptação. Pense como o RH pode ajudar todos os demais setores nisso.

Conclusão

Ao observarmos o cenário, vemos mais uma oportunidade de aprendizado: ênfase nas entregas ao invés de horário. Isso mesmo! A jornada de trabalho passa a estar em segundo plano quando priorizamos as entregas. O trabalho a distância exige que, cada vez mais, o líder confie em seu liderado e foque nos resultados, gerando maior autonomia e, claro, responsabilização pelos resultados.

Todas essas mudanças devem impactar nos propósitos das empresas, reduzindo expectativas de lucro em prol do benefício coletivo. Tornar as relações de trabalho mais humanas e menos competitivas, buscando pelo bem comum ao invés do acúmulo de recursos.

Vivemos, portanto, um momento de reflexão, dúvidas e incertezas que devem nos levar a uma sociedade mais colaborativa e ética. Essa crise instaurada, que nos deixa de mãos atadas, é a oportunidade para aprendermos e tornarmos o mundo melhor.

RH, essa mudança na sua empresa, pode iniciar por você. Conte com a Master RH para isso.
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