Recrutamento Online, Como funciona e Quais os Benefícios

como reduzir os custos de uma empresa
Como Reduzir os Custos de uma Empresa?
12/05/2020
terceirizar o rh
Por que terceirizar o RH? Veja como funciona e quais as vantagens
27/05/2020
recrutamento online
 
O RH tem passado por grandes transformações nestes tempos de pandemia. Foi preciso integrar novas tecnologias para otimizar os resultados das suas tarefas diárias. E assim, poder continuar atuando de forma estratégica para o sucesso das empresas. Nesse contexto, o RECRUTAMENTO ONLINE vem sendo cada vez mais usado.

O RECRUTAMENTO ONLINE é uma estratégia praticamente inevitável em tempos de pandemia, onde existe pouco ou nenhum contato presencial com o candidato durante o processo. Todas ou a maior parte das etapas são aplicadas de forma remota, do anúncio da vaga até a entrevista online. Para isso, uma série de ferramentas e novos processos precisam ser implantados na empresa.  Mas antes, veremos como funciona o RECRUTAMENTO ONLINE.

Como funciona o Recrutamento Online?

recrutamento online

Entende-se por RECRUTAMENTO ONLINE quando a principal (ou única) forma de contato entre a empresa e os candidatos em um processo seletivo é a internet. Isso acontece desde o anúncio do posto de trabalho até as últimas entrevistas.

Em tese, todas as etapas da seleção online podem acontecer virtualmente, por meio de uma plataforma a qual o candidato tenha acesso. Sua empresa pode adotar as avaliações que desejar e, inclusive, automatizar muitas dessas fases.

Testes de personalidade, provas de raciocínio lógico, exames de proficiência em línguas, avaliações de conhecimento técnico e entrevistas por vídeo são algumas das alternativas que podem acontecer virtualmente.

Os Benefícios do Recrutamento Online

Maior poder de alcance

Uma das maiores vantagens é a alcançabilidade, tanto na etapa de recrutamento quanto na identificação do talento ideal para a empresa. Como o recrutamento é feito online, por meios digitais, é possível impactar um número muito maior de pessoas.

Existem poucos limites para a internet. Ao divulgar uma vaga nas redes sociais ou páginas de emprego, por exemplo, milhares de profissionais podem ser atraídos.

O mesmo acontece na etapa de seleção, em que as entrevistas e os testes podem ser feitos a distância. Isso significa que os participantes podem estar em qualquer lugar do país (ou até mesmo fora dele) e ainda participar do processo seletivo.

Aumento da produtividade

A digitalização do recrutamento e seleção também impacta a produtividade do setor de Recursos Humanos. Quase tudo pode ser feito com maior flexibilidade, e os resultados podem ser analisados de modo mais rápido para subsidiar decisões estratégicas.

Em um processo tradicional, por exemplo, a triagem é feita manualmente, analisando currículo por currículo. Os modernos softwares automatizam todo esse processo, selecionando apenas os profissionais competentes para as próximas etapas.

Outro exemplo é a aplicação de testes, como de perfil comportamental, que antes demoravam horas para serem analisados. Os atuais sistemas, além de permitir a realização online, geram as respostas em apenas poucos segundos.

Melhor gerenciamento das etapas

A tecnologia permite que as etapas do processo seletivo sejam gerenciadas com maior eficácia. É possível definir prazos, padrões de qualidade, principais responsáveis, mensurar os resultados e assim por diante.

Com um software, por exemplo, os gestores podem requisitar vagas pelo próprio sistema, dispensando a antiga requisição de pessoal impressa. Do mesmo modo, o profissional de RH pode aprovar as vagas e dar início ao fluxo de trabalho.

A tecnologia ainda permite que o gestor tenha uma visão sistêmica das etapas em andamento, as seleções finalizadas dentro do prazo e diversos outros indicadores de desempenho relacionados à contratação. Assim, o profissional pode gerenciar melhor cada etapa.

Tomada de decisões estratégicas

O RH toma diversas decisões importantes ao longo do expediente. Especificamente no processo de seleção, decide quais canais de recrutamento serão usados, qual o perfil adequado para as vagas, quais talentos continuarão no processo e assim por diante.

Para que todas essas escolhas sejam bem-sucedidas, precisa de informações reais e bem-estruturadas, algo cada vez mais comum com a transformação digital. Os vários dados obtidos podem ser cruzados para gerar informações estratégicas.

A esse processo dá-se o nome de People Analytics. Os dados podem ser extraídos do sistema gerencial, do software de RH ou mesmo da internet. Ao relacioná-los, é possível ter informações sistêmicas e que subsidiem decisões estratégicas.

Cuidados que devem ser tomados no processo de Recrutamento Online?

recrutamento online

Para evitar erros no processo de seleção e recrutamento online, você precisa tomar alguns cuidados.

Garanta boa experiência ao candidato

Você deve encarar o candidato como um cliente, afinal de contas, a imagem da sua empresa está em jogo. Sendo assim, proporcione a ele uma boa experiência no processo online.

Se sua plataforma for difícil de usar, não tiver um design responsivo e dinâmico e não gerar bons e rápidos feedbacks, há grandes chances de você ter resultados ruins. Por isso, desenhe corretamente sua seleção e invista nas melhores tecnologias.

Saiba ler e cruzar dados virtuais

O meio digital fornece uma infinidade de dados importantes para seu processo seletivo. Assim, não deixe de trabalhar esses dados por meio de relatórios automáticos que lhe ofereçam uma visão global do status de sua seleção e do perfil de profissionais inscritos.

Automatize o que for possível

Já que você está usando recursos digitais, é possível automatizar boa parte das etapas do processo. Com isso, você elimina erros básicos de comunicação e duplicidade de informações e corre menos risco de perder candidatos por conta de lacunas que ocorrem em ações manuais.

Tenha uma gestão digital

O pensamento digital precisa fazer parte da sua equipe gestora. Se houver inabilidade de gerir o processo de seleção e recrutamento online, sua organização acabará perdendo tempo e dinheiro e não terá os resultados desejados.

Lembre-se de que os candidatos estão cada vez mais voláteis e disputados pelo mercado. Ganha a empresa que estiver mais bem preparada para recebê-los. Isso também é competitividade.

Colocando o Recrutamento Online em prática

recrutamento online

Divulgue as vagas pela internet

Tudo começa ainda no processo de recrutamento, que deve priorizar os meios digitais para veicular suas vagas em aberto. Assim, é possível eliminar as barreiras físicas e impactar um número muito maior de talentos.

Existem diversos canais que podem ser usados, como as redes sociais, as páginas de emprego ou a página de carreiras da empresa (conhecida como “trabalhe conosco”).

Aplique testes a distância

A grande maioria dos testes pode ser aplicada a distância, eliminando a necessidade de encontros presenciais em grupo. Isso agrega flexibilidade ao RH e aos próprios candidatos à vaga, que podem participar da seleção de qualquer lugar.

Os atuais sistemas permitem a aplicação dos mais diversos testes online. Como exemplo, é possível destacar a análise de perfil comportamental, o teste de proficiência em segunda língua ou, ainda, jogos online em grupo.

Realize entrevistas em vídeo

O próprio processo de entrevista tem mudado nestes tempos de pandemia. Os selecionadores podem definir roteiros de entrevistas que vão direto ao ponto e receber respostas em vídeo dos candidatos. Assim, é possível evitar entrevistas presenciais desnecessárias.

Uma grande vantagem é que se pode avançar, retroceder e compartilhar com outros gestores a entrevista em vídeo, aumentando a eficácia do processo seletivo.

Conclusão

Como vimos, saber realizar um bom RECRUTAMENTO ONLINE garante que o processo seletivo seja bem-sucedido e que as entrevistas sejam feitas com candidatos realmente prontos para ocupar a vaga. Isso traz não só uma economia de tempo, uma redução de custos,  mas também otimiza todo o processo seletivo!

Se sua empresa não conta com a tecnologia necessária para realizar RECRUTAMENTOS ONLINE, não deixe de entrar em contato com a MASTER RH, e conheça a Terceirização dos Recursos Humanos.

mp 927Powered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

WhatsApp chat