Mudanças previstas para o seguro-desemprego

Caixa Econômica Federal
Caixa Econômica e Pronampe liberam 50 milhões
21/09/2020
bpo de folha de pagamento
O que é BPO de Folha de Pagamento?
23/09/2020

No atual governo mudanças são previstas no seguro-desemprego para poupar e viabilizar verba para o novo Programa Social que é o Renda Brasil.

De acordo com o Ministro da Economia, existem duas possíveis possibilidades :Redução no número de parcelas a serem pagas ou aumento do tempo mínimo de serviço prestado para ser direito ao benefício.

Portanto a taxa de desemprego no Brasil é de 13,2% atingindo 12,8 milhões de pessoas segundo o IBGE, índice maior do que o trimestre que acabou no final de Maio de 2017.

“Estamos olhando a carência ou o número de parcelas. São itens mais importantes e adequados para a análise. Se estender a carência para 15 meses, 20 meses, 24 meses, a despesa com seguro-desemprego também é reduzida”, declarou Waldery Rodrigues.

Com o aumento do prazo para solicitação do benefício, tornará o mais difícil. Se aprovada, essa medida entraria em vigor no momento de uma grande procura pela solicitação do seguro-desemprego, devido ao impacto econômico causado com a pandemia do novo coronavírus.

mp 927Powered by Rock Convert

A solicitação de seguro-desemprego teve um aumento de 15% no primeiro semestre de 2020, além disso, se comparado com o mesmo período de 2019. As empresas que não demitiram os funcionários de início, fez a suspensão de contrato entre 60 – 90 dias. Mas no retorno dos funcionários, as empresas que não conseguiram se manter, dispensaram seus funcionários.

Solicitação de SEGURO-DESEMPREGO/JUNHO

2020: 653,2 mil

2019: 508,9 mil

Obtendo um aumento de 28,4%

Portanto, com as mudanças previstas, o Ministério da Economia também apoia que a aposentadorias e benefícios de setor privado fique até dois anos sem reajuste. A última alteração  no seguro-desemprego foi realizada em 2015. Na ocasião o governo propôs que o trabalhador deveria ter tempo mínimo de 18 meses trabalhados, no 24 meses anteriores, para que pudesse ter direito ao benefício. Sobretudo no Congresso, essa exigência caiu para 12 meses. Regra que vale até hoje.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

WhatsApp chat