Consultoria de RH: O que é e quais os benefícios para sua empresa

empresas de recrutamento e seleção
Recrutamento e Seleção: O que é e Qual a Importância para as Empresas
20/01/2020
terceirização de folha de pagamento para escritório de contabilidade
Terceirização de Folha de Pagamento para Escritório de Contabilidade: Conheça!
03/02/2020
consultoria de rh
 

Consultoria de RH: O que é e quais os benefícios para sua empresa

Muitas empresas sabem da necessidade de contratar uma consultoria de RH seja para encontrar erros e soluções ou simplesmente melhorar o desempenho de suas equipes e consequentemente alcançar bons resultados em seus negócios.

Entretanto, muitos gestores encontram dificuldades em entender como funciona este serviço ou tem dúvidas sobre sua eficácia em relação ao custo x benefícios. Por isso, preparamos este artigo com as principais informações que você precisa saber sobre a consultoria de RH. Veja!

O que é a Consultoria de RH?

consultoria de rh

Quando falamos em consultoria de RH estamos falando de um trabalho que precisa ser realizado por uma equipe especializada no assunto ou por uma empresa focada em atender empresas que identificaram a necessidade deste serviço.

Trata-se de uma consultoria que possui uma visão externa do que acontece na empresa e que tem como objetivo fazer análises com um foco mais crítico sobre os seus processos, principalmente no que envolvem questões relacionadas ao departamento de Recursos Humanos. A consultoria especializada consegue propor as melhorias necessárias, para que sejam alcançados resultados verdadeiramente efetivos, tanto para a empresa, quanto para seus colaboradores.

Ao realizar essa análise, a consultoria consegue compreender a relação existente entre a empresa, seus colaboradores e também os gestores que fazem parte dela, para que assim consiga entender se há um alinhamento de objetivos entre os profissionais e a cultura organizacional da empresa.

Após a realização deste diagnóstico, caso ela identifique falhas em determinados pontos e processos desenvolvidos dentro da empresa, o seu papel é criar estratégias eficientes de mudanças, que contemplem, principalmente, este alinhamento que citamos acima, atendendo efetivamente e na prática, os anseios da empresa, sem deixar de lado as necessidades dos colaboradores.

Veja como funciona cada etapa de uma Consultoria de RH

consultoria de rh

Preparação do diagnóstico

Este é sempre o primeiro ato, pois busca identificar a causa do problema. Um detalhe importante neste momento é estudar bem a Cultura Organizacional existente para não criar ruído comunicacional na hora de implantar a intervenção sugerida.

Definição do objeto

Nesta etapa é feito o delineamento da solução esperada. Como a intervenção, uma vez aceita pelos gestores e implantada, deve gerar resultados. É importante definir o objeto para realizar um planejamento estratégico em prol dos resultados. Como eles devem influenciar na produtividade e se isto terá algum tipo de impacto na Cultura Organizacional existente.

Planejamento estratégico ou plano de ação

Todos os detalhes devem ser planilhados nesta etapa. As ações, seus prazos de execução, responsabilidades da linha (gestores). Do staff e corpo funcional e, ainda, o mais importante: o investimento necessário para a intervenção.

Implantação

Após tudo feito e aprovado pelos gestores é o momento de operacionalizar tudo que foi pensado e discutido. Momento da chamada “hora da verdade”.

Olhando as quatro etapas, desta forma expostas, parece uma tarefa fácil e que qualquer um pode exercer. Não é bem assim. Um bom consultor deve ter vasta experiência na área específica, além de uma formação que lhe confere credenciais para atuar como tal.

Tipos de Consultoria de RH

consultoria de rh

No mercado hoje, existem vários tipos de consultoria que atuam em todo tipo de instituição, desde pequenas empresas até grandes multinacionais. Mas vamos falar de dois tipos principais de Consultoria de RH, a interna e a externa.

Nem todas as empresas possuem um setor de RH estruturado, muitas apenas têm funcionários que atuam no departamento pessoal, admitindo e demitindo funcionários. Sem nenhuma atuação direta no recrutamento e seleção, treinamentos, avaliações de desempenho ou ações motivadoras.

Para empresas sem um RH forte e atuante, o consultor externo é a melhor opção. Pelo simples fato dele não possuir nenhum perfil de consultoria interna. Quando a instituição consegue estruturar uma boa e atuante equipe de RH, um consultor interno é importante, afinal, este profissional poder acompanhar o dia a dia da empresa e observar alterações na Cultura Organizacional com um olhar mais focado.

Alguns problemas podem surgir neste modelo de consultoria interna, como por exemplo, o vício aos procedimentos já estabelecidos e as relações de autoridade existentes. O consultor interno pode deixar de perceber algumas situações que colocam em risco a produtividade da empresa. Isso pode acontecer pelo fato do objeto problema estar numa posição com autoridade superior à dele.

Quem precisa contratar uma consultoria de RH?

Uma empresa que procura melhorar os seus processos de Recursos Humanos e busca otimizar os resultados, precisa contratar uma consultoria de RH para encontrar soluções inovadoras para o seu negócio com o auxílio de profissionais qualificados.

Mas, se o seu objetivo é a redução de custos na execução dos processos de rh, sem deixar de promover o crescimento estratégico e saudável da organização, saiba que o consultor pode auxiliar os gestores nas tomadas de decisões mais importantes.

Além disso, o trabalho desenvolvido por uma consultoria de RH auxilia a empresa na construção de uma boa imagem perante o mercado, criando estratégias para que ela seja reconhecida pela sua boa gestão de recursos humanos.

Quando contratar uma Consultoria de RH?

A contratação de uma consultoria de RH, acontece quando a empresa está passando por uma situação difícil de relacionamento entre colaboradores e gestores, prejudicando o resultado dos negócios.

Se a sua empresa está com dificuldade para desenvolver e reter talentos, apresenta alto índice de turnover, baixa produtividade, desmotivação dos colaboradores, clima organizacional ruim e os treinamentos não estão surtindo efeito, deve ser o momento de contratar uma consultoria externa para resolver esses problemas.

Benefícios que uma Consultoria de RH pode trazer para sua Empresa

consultoria de rh

Contar com uma visão profissional e imparcial é uma dos maiores benefícios ao se contratar uma consultoria de RH.

Um olhar externo traz o que há de mais moderno e funcional em termos de gestão de pessoas. Além disso, proporciona uma completa renovação de suas práticas, fornece novas alternativas e expertise na análise e diagnóstico do setor.

Uma consultoria será capaz de avaliar sua equipe segundo métricas específicas de desempenho, analisar o cotidiano de tarefas e apontar erros. Pode trazer ainda sugestões e indicar caminhos ocultos em uma rotina caracterizada por muito trabalho e pouco tempo disponível.

Vejamos alguns dos benefícios que a atuação de uma consultoria de RH pode trazer ao seu departamento.

Implementação de novas tecnologias de gestão

Gerir pessoas é uma tarefa complexa, delicada e que exige constante aprimoramento de processos. Algumas ferramentas podem otimizar o tempo da equipe e simplificar o domínio e a execução de rotinas burocráticas como:

  • o controle de folha de pagamento;
  • a quitação de encargos trabalhistas;
  • a gestão do banco de horas;
  • os procedimentos de admissão ou demissão.

Além de diminuir o volume de trabalho com essas tarefas, a automatização da burocracia ajuda a reduzir a probabilidade de erros humanos nos controles de pessoal.

Para introduzir soluções tecnológicas com sucesso, no entanto, é preciso investir em um treinamento que ensine os funcionários a operar o novo sistema. Porém é necessário convencê-los da importância e dos benefícios que a nova ferramenta proporciona.

Uma consultoria de gestão de RH é capaz de desempenhar essa tarefa com êxito e, o que é melhor, em um tempo muito menor, se comparado às possíveis soluções internas.

Visão externa do negócio

Uma equipe de consultoria é capaz de avaliar a empresa como um todo e, especialmente, a dinâmica interna do RH e suas diversas interações com os demais departamentos.

Esse rastreio do funcionamento do negócio aponta falhas ou oportunidades a serem exploradas, pouco evidentes para os gestores que estão concentrados em suas respectivas áreas.

É uma excelente chance de lançar uma visão sistêmica sobre a empresa e encontrar soluções criativas e de baixo custo para aperfeiçoar o trabalho cotidiano.

Estratégias inovadoras

A psicologia aplicada à área de recursos humanos e às práticas de administração de pessoas produz excelentes resultados. Sempre há ajustes a serem feitos na relação entre empregador e colaborador.

Ao desenvolver isso, a empresa contribui para conquistar e reter talentos, além de aumentar a satisfação dos colaboradores com seu trabalho.

Para um gestor de RH, que também é responsável pelo comando de sua equipe, pode ser muito difícil se manter atualizado sobre novas possibilidades. Vale a pena recorrer a uma consultoria de gestão de RH e garantir que a empresa esteja a par do que há de mais moderno no setor.

Entre as mais importantes contribuições nessas áreas estão:

  • o desenvolvimento de um plano moderno de carreira;
  • um plano estimulante de remuneração por competências;
  • a introdução de benefícios mais interessantes aos funcionários;
  • um bom método de avaliação de desempenho profissional.

Ao mesmo tempo, a presença da consultoria ajuda a diminuir eventuais resistências às novidades adotadas.

Treinamentos sobre a atual legislação

O Brasil possui uma legislação caracteristicamente burocrática. Com tantas regras a observar, é fácil escorregar. Especialmente, em um momento de intensa discussão sobre as regras da previdência e da legislação trabalhista, com alterações nas normas sobre terceirização, no eSocial, no salário mínimo etc. E esses são pontos cruciais para o departamento de Recursos Humanos.

Erros nessa área podem gerar transtornos graves, com prejuízos altos e perda de oportunidades de bons negócios. É um risco que uma empresa não pode correr, sob pena de prejudicar sua solidez.

Por isso, periodicamente, lance mão de treinamentos em legislação oferecidos por consultorias. A atualização sobre esses temas dá à empresa a tranquilidade de não ter problemas trabalhistas futuros.

Formação de consultores internos

A consultoria de RH deixa ainda legados duradouros para a empresa. Caso os consultores externos sejam acompanhados por funcionários escolhidos pelo RH — o que é, de todo modo, aconselhável — estes ganham a oportunidade de aprender as técnicas aplicadas.

Depois de alguns ciclos de consultoria externa, os funcionários da casa ganham a capacidade de promover consultorias internas com um alto grau de eficiência. Isso reduz custos e implanta na cultura da empresa as noções que são a tônica dos consultores em gestão de RH, a saber:

  • organização;
  • metodologia;
  • sistematização.

Melhoria no clima organizacional

Uma das atividades desenvolvidas pela consultoria de RH é se aproximar dos colaboradores para entender as suas competências, habilidades e dificuldades na execução de suas tarefas diárias.

O colaborador, quando percebe que está sendo ouvido e que o seu trabalho pode fazer a diferença para trazer bons resultados para empresa, se esforça para melhorar a sua produtividade e o relacionamento com seus gestores.

Dessa forma, o trabalho de gestão de pessoas desenvolvido pelo RH lá no início vai refletir na melhoria do clima organizacional e no fortalecimento da relação entre empresa e colaborador. Isso aumenta a possibilidade de alcançar os resultados esperados.

O que levar em consideração antes de contratar uma Consultoria de RH?

consultoria de rh

Antes de contratar uma consultoria para a sua empresa, é fundamental analisar alguns critérios para avaliar se a empresa possui as competências necessárias para atender às suas necessidades. Veja o que você deve levar em consideração antes de contratar uma consultoria de RH:

  • informações que qualificam a consultoria, como o cumprimento de prazos, o serviço oferecido, a sua reputação no mercado e as empresas que já contrataram o seu trabalho;
  • currículos dos profissionais que vão prestar serviço na sua empresa, para avaliar a expertise de cada um;
  • ferramentas que serão usadas durante o período da prestação de serviço, para verificar se não entrarão em conflito com a sua área de TI;
  • treinamento após o diagnóstico, para entender como a sua equipe será desenvolvida para realizar as tarefas propostas;
  • trabalho e cronograma de atividades, para entender se realmente vão atender às necessidades da sua empresa.

Conclusão

Uma consultoria de RH deve ser encarada como um investimento e uma oportunidade fundamental para desenvolver a empresa.

Contratar uma consultoria de RH não é uma tarefa fácil. Mas, siga as dicas deste artigo, assim você não terá dificuldades para encontrar a empresa certa para ajudar a melhorar o desempenho da sua empresa e o seu planejamento estratégico.

Agora que você entendeu como funciona uma consultoria de RH, entre em contato conosco e conheça os serviços que disponibilizamos para o seu negócio!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

WhatsApp chat