Recrutamento e Seleção: O que é e Qual a Importância para as Empresas

automação de ponto
O que é Automação de Ponto e Quais os Benefícios para o RH?
13/01/2020
consultoria de rh
Consultoria de RH: O que é e quais os benefícios para sua empresa
28/01/2020
empresas de recrutamento e seleção
 
É bem verdade que a qualidade e sucesso de uma empresa é medida pela qualidade e capacitação dos seus colaboradores. Por isso que, um dos processos mais importantes dentro de uma empresa é o de recrutamento e seleção.

Durante o recrutamento e seleção de pessoas, os melhores candidatos são escolhidos para as vagas que estão em aberto na empresa e, a partir disso, passam a fazer parte do quadro de funcionários.

Com base nessa importância o recrutamento de pessoas requer muito cuidado, técnica e bons recrutadores para que tudo corra de forma rápida e eficaz.

Quer saber mais sobre o processo de recrutamento e seleção e qual sua importância dentro da empresa? Continue a leitura e veja nossas dicas de otimização, para que sua empresa tenha sucesso na hora da contratação. Mas antes, precisamos entender o que é Recrutamento e Seleção e quais as diferenças:

O que é recrutamento e seleção?

empresas de recrutamento e seleção

Antes de mais nada, é preciso dizer que recrutamento e seleção pode ser tanto um processo, quanto uma área do conhecimento dentro da própria estrutura de recursos humanos.

De modo geral, recrutamento e seleção podem ser conceituados pelas duas palavras que fazem parte de seu nome, que, ao contrário do que muitos pensam, não são sinônimos.

Por isso, é imprescindível entender a diferença entre recrutamento e seleção para entender como funciona o processo.

O que é recrutamento?

Em Recursos Humanos, o recrutamento é a parte do processo que busca os candidatos mais capazes para preencher as vagas que estão em aberto em uma empresa.

O objetivo do recrutamento de pessoas é encontrar o maior número de pessoas qualificadas para ocupar um cargo, de modo a aumentar as chances de conseguir uma pessoa que se encaixe bem no cargo e na cultura da empresa.

Uma curiosidade é que esse processo não acontece somente quando há vagas em aberto, ele é contínuo e somente se intensifica durante os períodos de contratação. Uma empresa bem preparada está sempre em busca de novos talentos!

O que é seleção?

Já a seleção é a segunda parte do processo. Ela passa a ocorrer quando há um certo número de candidatos previamente recrutados para a vaga. O objetivo da seleção é escolher as pessoas certas.

Essa escolha é feita por meio de uma ampla gama de processos e técnicas de recrutamento e seleção, que possuem o intuito de avaliar os candidatos da maneira mais justa possível. Algumas maneiras de realizar essa seleção podem incluir:

  • provas escritas;
  • testes de habilidades;
  • entrevistas presenciais ou por Skype;
  • vídeos;
  • dinâmicas em grupo;
  • e muitos outros.

Concluímos que recrutamento e seleção é o processo de atrair e escolher candidatos para preencher uma vaga, analisando diversos fatores para isso. São muitos os critérios considerados neste processo, que vão desde competências profissionais e técnicas, até questões de compatibilidade com a cultura organizacional.

A importância do Recrutamento e Seleção para as Empresas

empresas de recrutamento e seleção

A importância do processo de recrutamento e seleção tem sido bastante discutida nas empresas de todos os segmentos e portes. Isso porque a contratação de profissionais qualificados colabora para a formação de equipes de alto rendimento, capazes de entregar melhores resultados à empresa e, consequentemente, garantir vantagens competitivas nos negócios.

Contudo, para que esses objetivos sejam alcançados, é fundamental que o profissional de RH dê atenção ao assunto, já que antigos métodos não possuem mais a mesma eficácia.

Logo, é preciso investir em processos de RH atuais, inovadores e digitais — não por acaso, isso já está sendo feito por, ao menos, 56% das empresas.

Por entendermos a importância do assunto, reunimos algumas informações essenciais para o sucesso dos processos de recrutamento e seleção nas empresas.

Tipos de recrutamento e seleção

Há diversas formas para se realizar um processo de recrutamento e seleção. No entanto, elas podem ser divididas em quatro categorias principais:

  • recrutamento interno;
  • recrutamento externo;
  • recrutamento misto;
  • recrutamento online;

Tenha cuidado ao escolher o formato de recrutamento e seleção, pois possuem características distintas e são menos ou mais adequados dependendo da situação.

Abaixo detalhamos cada formato, veja:

Recrutamento interno

O recrutamento interno é um processo que ocorre dentro da própria empresa. Ou seja, a busca pelo funcionário ideal se volta para o ambiente interno e fica restrita aos colaboradores já contratados.

Os principais benefícios desse tipo de recrutamento são:

  • redução de custo;
  • facilidade de análise de perfis;
  • aumento da moral no ambiente de trabalho;
  • maior rapidez no processo;
  • retenção de talentos;
  • e muitos outros.

Recrutamento externo

Este é o modelo de recrutamento mais comum nas empresas. O recrutamento externo se caracteriza pela busca de novos talentos no mercado de trabalho para o preenchimento das vagas em aberto.

Ele também possui suas vantagens, que são:

  • oxigenação de ideias;
  • aumento da motivação;
  • facilidade de instituição de novas práticas organizacionais;
  • aumento do capital intelectual;
  • e outros.

Recrutamento misto

Já o recrutamento misto é, como o nome já diz, uma mistura dos dois processos anteriores. Ele analisa, ao mesmo tempo, candidatos externos e internos para o cargo. Dessa forma, é possível conciliar uma abertura para novos talentos, com a possibilidade de valorizar os que a empresa já possui.

Recrutamento online

Recentemente, outra forma de recrutamento começou a aparecer no mercado: o recrutamento online. Ele se refere a processos de contratação que são feitos primariamente pelo meio digital.

Nesses casos, é feito o uso de softwares e ferramentas para realizar todas as etapas do recrutamento e seleção. É um tipo de recrutamento que requer técnicas específicas, mas pode trazer ótimos benefícios, tais como:

  • rápida divulgação;
  • maior alcance;
  • comunicação facilitada com os candidatos;
  • pré-seleção com filtros;
  • automatização de tarefas complexas;
  • e muitos outros.

Dicas para o processo de Recrutamento e Seleção de uma Empresa

empresas de recrutamento e seleção

Separamos para você dicas valiosas para fazer um recrutamento e seleção de excelência. Veja:

Alinhe competência e afinidade com a cultura

Como destacado, os profissionais devem possuir afinidade com a cultura da empresa. No entanto, é conveniente que o RH tenha equilíbrio. Um profissional não deve ser contratado apenas pelo fit cultural, ou seja, também é preciso analisar suas competências.

Compartilhe o processo seletivo com as lideranças

Melhor do que ninguém, o líder conhece sua equipe de trabalho e entende quem possui um perfil adequado para fazer parte dela. Então, envolva os líderes na seleção, capacitando-os para que façam as perguntas certas e enxerguem os talentos mais adequados.

Use ferramentas adequadas para seleção de talentos

É cada vez mais importante que o RH utilize ferramentas modernas para a seleção de pessoas. Somente dessa forma será possível atuar na vanguarda do mercado, destacar-se da concorrência e contratar verdadeiros talentos.

Atualmente, existem diversas tecnologias disponíveis, sendo a ferramenta de análise de perfil comportamental uma das mais expressivas. Ela permite identificar o perfil de cada candidato, realizar análises preditivas e definir se o profissional se encaixa ou não na posição em aberto.

Construa uma forte marca empregadora

A construção da marca empregadora é uma estratégia usada por algumas das maiores empresas do mundo para a atração dos melhores talentos.

Para tanto, transforme os atuais empregados em verdadeiros promotores. Incentive-os a falar bem da instituição para amigos e familiares, contar suas histórias de sucesso nas redes sociais e fazer vídeos mostrando como é bom atuar na empresa.

Benefícios de um bom processo de Recrutamento e Seleção

empresas de recrutamento e seleção

Veja as seguir as principais vantagens de um bom processo seletivo:

Otimização do tempo

A otimização do tempo é um fator de importância fundamental nos processos de recrutamento e seleção. Isso, porque processos que se arrastam pode fazer com que excelentes talentos se afastem da organização e até mesmo aceitem outra proposta, porque o processo seletivo da sua empresa nunca tem fim.

Além disso, processos seletivos mal estruturados ainda consomem tempo e energia dos gestores das áreas, quando eles poderiam, com esse tempo, dedicar-se à criação de soluções estratégicas para a empresa.

Para resolver essa questão, o setor de RH pode contar com ferramentas de automação para recrutamento e seleção. Elas são capazes de automatizar as etapas desse processo, otimizando o tempo das equipes de RH. Essa ação colabora para a atração e retenção de talentos, promovendo bons resultados para a empresa.

Assertividade na escolha do melhor candidato

Escolher o candidato mais compatível ao perfil da vaga e alinhado com o fit cultural da empresa é essencial para o sucesso de qualquer organização. Esse processo também pode ser qualificado com a ajuda de ferramentas de análise de perfil comportamental, que fazem o cruzamento do perfil do candidato com as habilidades e competências exigidas pela empresa, o que torna o processo muito mais dinâmico e preciso.

Recolocação de candidatos

Nos processos de recrutamento e seleção, não raro os recrutadores se deparam com bons perfis profissionais e que podem ser aproveitados em outra vaga, mais alinhado com as competências do candidato.

Quando o processo de recrutamento e seleção é bem estruturado e conta com a ajuda da tecnologia, a identificação desses perfis se torna mais fácil, o que aumenta as chances de recolocação desse candidato para outras vagas que já existam ou para oportunidades futuras dentro da organização.

Como melhorar os processos de Recrutamento e Seleção da minha Empresa?

empresas de recrutamento e seleção

Agora que você já sabe a importância de um recrutamento e seleção bem estruturado, deve estar se perguntando sobre o que é preciso para planejar e executar os melhores processos. Separamos tudo para você a seguir. Veja:

Defina um objetivo para cada processo de recrutamento e seleção

Os objetivos servirão como norte para a divulgação do cargo, triagem de currículos e demais processos.

Nos objetivos devem ser incluídas as funções que serão desempenhadas pelo profissional, as habilidades e técnicas do candidato, a formação e a experiência, além de outros requisitos. Dê a devida importância para essa etapa com intuito de garantir um processo de recrutamento e seleção de excelência!

Busque uma estratégia de atração dos candidatos

O veículo no qual a vaga será divulgada será determinante para o tipo de candidato que você irá atrair, por isso ele deve ser pensado com critério. Entre as opções para fazer o anúncio das vagas estão as redes sociais, sites e plataformas de empregos, além das indicações, então não deixe de pesquisar e escolher os melhores canais.

Faça uma boa triagem

Nessa parte do processo é fundamental considerar as competências necessárias para o cargo e eliminar aqueles candidatos que não atendem aos pré-requisitos. Podem ser considerados, para isso, a disponibilidade do candidato, habilitações necessárias, formação mínima, experiências anteriores, entre outros requisitos.

Nas entrevistas fique atento à postura e ao interesse que o candidato manifesta acerca da vaga. Devem continuar no processo os candidatos que mais se aproximem dos objetivos da empresa e da vaga.

Realize entrevistas, dinâmicas e avaliações

As entrevistas e dinâmicas são essenciais para você identificar o perfil mais aderente ao cargo. Aqui é possível observar a interação do candidato com o grupo, analisar aqueles que mais se destacam com habilidades de comunicação, liderança e os que são mais observadores.

É importante ficar atento à forma como o candidato se relaciona com os seus pares. Selecione aqueles que são mais adequados ao perfil da vaga e, se ainda tiver dúvida, não hesite em fazer mais entrevistas para poder avaliar com propriedade o perfil do candidato.

Nesse cenário, as análises de perfil comportamental são essenciais para verificar as habilidades e a capacidade para lidar com atividades relacionadas ao ambiente corporativo.

Depois de passar por todas essas etapas, é hora de escolher os perfis mais aderentes ao cargo e encaminhá-los para o gestor da área fazer a escolha do candidato ideal.

Desenvolva uma seleção mais humanizada

Uma seleção humanizada é um importante diferencial para os processos seletivos da empresa, além de colaborar para a imagem da empresa como marca empregadora.

Vale lembrar que o processo seletivo é um momento importante na carreira do candidato e pode mudar o rumo da vida profissional dessas pessoas. Portanto, a postura correta do profissional da área é indispensável e também deve ser humanizada, motivando o candidato a revelar suas melhores competências e qualidades, sem fazer da entrevista um interrogatório.

Nesse momento, procure avaliar a flexibilidade, a proatividade e a habilidade de trabalhar em equipe do candidato. O recrutamento e seleção humanizado colabora para uma avaliação mais minuciosa do candidato, o que torna a escolha efetiva, indo além da consulta à base de currículos.

Valorize as indicações

As indicações ainda são um recurso que funciona muito bem, principalmente para cargos que exijam competências muito específicas ou mesmo para cargos que requerem certa confiança, como os de liderança.

Logo, é importante ficar atento a elas, pois provavelmente o candidato vindo por indicações já conhece a cultural da empresa, o que torna mais fácil seu processo de adaptação à nova função.

Você conheçe a Terceirização dos Processos de Recrutamento e Seleção?

empresas de recrutamento e seleção

Para enfrentar a concorrência, uma empresa precisa contar com profissionais capacitados. E, para captar esses profissionais, é necessária uma equipe especializada. É nesta hora que a MasterRh oferece o melhor serviço de recrutamento e seleção para sua empresa.

Nossos profissionais gabaritados nas áreas de psicologia, recrutamento e seleção são qualificados para realizar processos seletivos e comprometidos com a identificação dos melhores profissionais, atendendo ao perfil de aptidões, qualidades e especificações definidos pela empresa cliente.

Oferecemos os serviços de recrutamento e seleção em nível operacional, administrativo e gerencial, tendo como atividades:

  • Elaboração e divulgação de anúncios
  • Recrutamento e seleção de profissionais
  • Entrevistas individuais e coletivas
  • Dinâmicas de grupo
  • Aplicação de testes técnicos e/ou comportamentais
  • Encaminhamento para entrevista com o cliente
  • Avaliação dos serviços junto ao cliente

Talvez você esteja a procura de uma empresa de recrutamento e seleção, capaz de encontrar o profissional ideal para uma vaga em aberto na sua empresa. Se esse é o seu caso, preencha o formulário clicando no botão abaixo: Através dele iremos entrar em contato com você e te apresentar a Terceirização dos processos de Recrutamento e Seleção:)

Cadastre sua vaga e entraremos em contato


Cadastrar Vaga

Conclusão

Como você pode observar, existem muitas vantagens em construir um processo seletivo adequado. Por meio dele, é possível contratar profissionais alinhados à cultura da empresa, formar equipes de alto desempenho, reduzir a evasão de talentos. Além de melhorar o clima organizacional. No final, todo o negócio, em seus diversos níveis e áreas, será beneficiado.

Se você gostou deste conteúdo sobre a importância do recrutamento e seleção para as empresas, assine a nossa newsletter abaixo para receber artigos semelhantes.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

WhatsApp chat