A palavra compliance traduzida do inglês, significa conformidade. As medidas de compliance é o que promove o andamento dos processos de uma empresas em conformidade de acordo com as normas estabelecidas pelas instituições regulamentadoras.
O que é compliance contábil?
Compliance contábil é um conjunto de práticas que garante o cumprimento correto e coerente das normas da legistação, com relação a contabilidade empresarial.
Atuando em três vias:
Em primeiro lugar, é a Gestão de Riscos, na qual busca localizar as raízes das dificuldades. Com proposta de gerenciar essa questão, assim, evitando que se torne um problema. Ou seja, será encontrado os pontos fracos, para torná-los pontos fortes.
Em segundo lugar, é a Governança Corporativa, que atua com trabalho ético e transparente, considerando os objetivos estratégicos da organização.
Em terceiro lugar, é a Gestão de processos, que procurar estabelecer procedimentos e rotinas tornando as atividades eficaz, com qualidade e conformidade normativa.
Dessa forma, as rotina está dentro da:
Elaboração de demonstrações contábeis; Coleta, estruturação; Análise de dados; Aderência aos padrões contábeis.
A conformidade é um conceito ligado intimamente à otimização operacional, portanto, sendo rígida e transparente, reunindo uma série de vantagens para as organizações que as inserem em suas rotinas. Além de ter uma influência em gestão de riscos, gestão de processos.
O Compliance Contábil agrega uma serie de vantagens, algumas delas são:
Redução de incidentes de fraudes: A fraude é algo que pode gerar um dado imenso para a empresa, tanto dentro, como fora, prejudicando a sua imagem também.
Melhoria nas tomadas de decisão: Um bom processo de tomada de decisão, faz com que gere bons frutos. A contabilidade precisa passar por processos de avaliação, cálculos, revisões que precisam de bastante precisão na hora de fazer escolhas.
Identificação de riscos que podem prometer seu negócio: Um importante pilar no negócio é identificar os riscos, podendo assim, mesurar problemas futuros.