Gestão e Liderança Caminham Juntas

como melhorar o clima na empresa
Como posso melhorar o clima na minha empresa?
18/09/2019
dicas de comportamento de liderança
Dicas de comportamento de liderança no dia a dia
23/09/2019
gestão e liderança
 

Gestão e Liderança Caminham Juntas

Gestão e Liderança caminham juntas, e são palavras que fazem parte do dia a dia de qualquer empresa.

Algumas pessoas ainda não sabem diferenciá-las, mas a verdade é que as duas possuem funções muito parecidas.

Cada uma representa um trabalho específico, e é justamente sobre Gestão e Liderança que iremos falar ao longo deste post.

Qual a diferença entre Gestão e Liderança?

gestão e liderança

Gestão

É uma parte do trabalho organizacional voltada para a realização das tarefas. Na Gestão, o gestor e os colaboradores delegam e distribuem as tarefas juntos, com o objetivo de baterem as metas e alcançarem objetivos da empresa.

Qual o trabalho do gestor?

O gestor é o responsável por cumprir e garantir que tudo que foi traçado e planejado, seja cumprido e entregue dentro dos prazos propostos. Ele cobra dos funcionários a execução de cada atividade.

Teoricamente o principal objetivo do gestor é conseguir cumprir os prazos, e trazer os resultados para a empresa. Ele é quem avalia as tarefas, e as distribui para cada colaborador.

Características do gestor

  • Tolerância
  • Resignação
  • Transparência
  • Comunicação interpessoal
  • Motivador
  • Visão estratégica
  • Administrador de conflitos
  • Ética empresarial


Liderança

Diferentemente da Gestão, a Liderança não foca em resoluções de problemas a curto prazo.

É focada no bem-estar dos colaboradores e na manutenção do clima organizacional, para que o ambiente seja agradável para todos.

gestão e liderança

Qual o trabalho do líder?

Enquanto o gestor está focado no planejamento das tarefas e nos prazos de entrega, o líder está pensando nas pessoas, e as colocando em primeiro lugar.

O líder é o responsável por inspirar e motivar as pessoas que irão realizar as tarefas propostas pelo gestor. Ele busca conversar com cada colaborador para compreender melhor seus pontos fracos e fortes, e realiza outras atividades.

Em resumo a Liderança está focada em resultados futuros. A forma que o líder atua dentro da empresa, aumenta a confiança do relacionamento com os funcionários.

Características do líder

  • Dar feedbacks
  • Aproximar o gestor da equipe
  • Dar o exemplo
  • Equilibrar os momentos de crise
  • Fazer planejamentos estratégicos
  • Identificar talentos
  • Reconhecer

Gestão e Liderança: Qual é a mais importante?

A verdade é que as duas caminham juntas. Alguns acham que a liderança é melhor por trabalhar diretamente com as pessoas, outros acham que a gestão é melhor porque organiza a execução das tarefas.

Portanto os dois métodos são muito importantes e a empresa precisa da conexão entre eles para caminhar, e alcançar a excelência em seus resultados.

As duas são responsáveis pelo sucesso do ambiente dentro da organização.

As duas devem estar em equilíbrio

Para que os dois métodos caminhem juntos dentro da empresa, é preciso haver um equilíbrio entre Gestão e Liderança.

As duas “jogam no mesmo time”, por isso não existe uma competição entre as estas funções.

O gestor pode ter mais contato com os funcionários. Se aproxime mais, converse mais, ouça o que eles têm a dizer, e assim, o clima organizacional ficará melhor para todos.

Se você é o líder e percebe que só está focado no desenvolvimento das pessoas, reveja as metas, procure saber dos prazos, e proponha novas ações e novas maneiras para a execução das tarefas.

Seja líder e gestor ao mesmo tempo

gestão e liderança

Você como empresário pode muito bem executar o papel de liderança e gerir os seus funcionários. Porém, exercer os dois papéis de maneira excelente exige tempo, aprendizado e dedicação. Se você desenvolver as duas habilidades, será um gestor de pessoas e líder de negócios.

A gestão com uma liderança ruim, pode comprometer os resultados financeiros da empresa, gerar insatisfações internas e externas, e aumentar a rotatividade de funcionários dentro da empresa. Tudo isso implicará em perdas valiosas para o seu negócio.

Invista em capacitação pessoal

Se você sente que precisa de uma capacitação para se tornar um líder-gestor melhor, busque cursos e treinamentos que desenvolvam essas habilidades em você.

Não se esqueça que para ser um empresário completo, sua gestão e liderança precisam caminhar juntas, tudo isso em busca do crescimento e do SUCESSO da sua empresa.

Gostou da leitura? Deixe seu comentário, e compartilhe as informações com seus amigos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

WhatsApp chat