A Segurança do Trabalho atua em diversas formas dentro de uma empresa, sendo orientada pelos seus objetivos. Ou seja, esses profissionais ou equipes têm diversas responsabilidades, como:
- Conhecer os detalhes da legislação, como as normas técnicas, como o comportamento do empregador e dos funcionários;
- Estudar e reconhecer o ambiente de trabalho;
- Realizar palestras e treinamentos, pensando na conscientização e boas práticas;
- Fazer a entrega de EPI’s (Equipamentos de Proteção Individuais);
- Solicitar exames médicos de PCMSO, vacinações obrigatórias, entre outras;
- Registrar e arquivar todas as informações, seguindo as normas vigentes.
Além disso, existem responsabilidades em envolve o âmbito público, entenda:
Poder público:
- Legislar sobre o tema;
- Adotar medidas necessárias à observância dos preceitos legais e regulamentares sobre a Segurança do Trabalho;
- Impor penalidades por descumprimnto dos preceitos legis e regulamentares.
Empregador:
- Cumprir as disposições legais e regulamentares sobre a sobre a segurança e medicina Trabalho ;
- Criar ordens de serviços sobre a segurança e saúde, deixando ciente que os empregados por comunicados, cartazes ou meios de comunicação digital;
- Informar aos Colaboradores;
- Riscos que possam iniciar no local de trabalho;
- Meios de prevenir e limitar tais riscos e as medidas adotadas;
- Resultados das avaliações ambientais realizadas no local. Essas atividades permitem que representantes dos trabalhadores façam a fiscalização dos preceitos legais e regulamentares sobre a segurança e medicina do trabalho.
No entanto, essas atividades permitem que representantes dos trabalhadores façam a fiscalização dos preceitos legais e regulamentares sobre a segurança e medicina do trabalho.
Ficou com dúvidas? Entre em Contato conosco e visite nosso site:
Instagram: https://www.instagram.com/masterrh.oficial/