Veja neste artigo como a pandemia forçou a digitalização e a adaptação de um RH Ágil nas empresas;
A área de Recursos Humanos teve que se adaptar muito rápido as mudanças que a pandemia trouxe. A internet se tornou o único meio de trabalho, fazendo com que toda a gestão empresarial fosse através de programas e aplicativos. O candidato agora é cliente e a tecnologia é sua ferramenta.
Os profissionais de RH já faziam uso de meios digitais para comunicação interna, por exemplo o envio de e-mails, que é considerado simples quando falamos em tecnologia. Mas com o isolamento social a gestão passou a depender de ferramentas tecnológicas. Recrutar, integrar e engajar pessoas via internet necessitou de novas estratégias e perspectivas, todas voltadas para o home office.
Algumas empresas já eram adeptas a pequenas digitalizações mas a Covid-19 impulsionou e acelerou esse processo. O home office forçado alavancou o departamento e cresceu a nível que, com a ajuda da tecnologia, o conceito de RH Ágil fosse adotado. Mas o que é isso?
RH Ágil visa uma adaptação rápida a mudança, que neste caso seria a adaptação a tecnologia. Mas muito além de somente se adaptar a tecnologia, deve haver conhecimento para assim ter agilidade e ser simples para a pessoa, seja candidato ou funcionário.
Em 2001 se popularizou o Manifesto Ágil, é uma metodologia de trabalhos em alta velocidade. Prioriza excelência técnica, design e une agilidade e comunicação.
Segundo esse conceito, os RHs devem sempre se adequar rapidamente às novas formas de trabalhar, sem exceção de nenhuma atividade, até mesmo um processo admissional pode ser formalmente digitalizado. Simplificar para agilizar.
O primeiro contato deve ser totalmente eficaz e voltado para teste de conhecimento do candidato. Opte por processos seletivos personalizáveis e plataformas que promovam a marca e ofereçam oportunidade para envio de arquivos.
No momento muitas empresas estão optando por upload de vídeos no seu site, ou chamadas de vídeo com data e hora marcada, assim como acontecia as entrevistas.
Para contratar em tempos de distanciamento social, as empresas passaram a conduzir a maior parte das etapas do processo seletivo de forma virtual.
Para não paralisar os processos seletivos neste momento, as empresas tem realizado as etapas do recrutamento totalmente online. E isso não é exatamente uma novidade. Antes da pandemia, 40% das entrevistas já eram feitas remotamente em algumas organizações, principalmente nas multinacionais.
A primeira etapa é feita por telefone. “A ideia é identificar o perfil e as soft skills dos candidatos, para direcionar melhor as entrevistas.
Depois disso, é agendada uma entrevista por videoconferência. Na prática, não faz diferença entrevistar o candidato ao vivo ou por videoconferência.
Tudo o que o RH avalia é perfeitamente possível de apreender remotamente, desde habilidades de comunicação e postura até conhecimentos técnicos da área de atuação.
Para os candidatos, as etapas iniciais – de preenchimento de currículo e inscrição online – pouco mudaram nos processos seletivos. Já era comum que a triagem de currículos fosse realizada por ferramentas digitais.
A principal diferença é que neste momento as vagas estão mais disputadas do que eram antes. Existem menos ofertas e, por isso, há mais profissionais disputando a mesma oportunidade.
As maiores preocupações de todas as plataformas de streaming são voltadas para o que o cliente sente ao estar consumindo determinado conteúdo.
Trazendo isto para a questão profissional, a experiência que a pessoa deve ter é ativa e inclusiva, isto significa que ela está participando e também está desenvolvendo, está inserida na proposta que a tecnologia traz.
Por exemplo, se o candidato é uma pessoa com deficiência auditiva, o chat será a ferramenta daquela seleção. Ou se o candidato é estrangeiro e não fala português, a tradução simultânea será a ferramenta usada no momento da seleção.
Traduzido do inglês significa integração e se refere ao processo do novo funcionário nas funções da empresa. É o momento em que ele está conhecendo cada setor e essa inclusão visa sua identificação na área e seu desempenho a função dada até se tornar um membro eficaz.
A forma como o funcionário é inserido diz muito sobre o retorno de desempenho que ele dará, e é uma grande falha da gestão não dar importância para este passo.
A integração também está alinhada aos canais de comunicação e crescimento. E também já deve ser mostrado na seleção.
E-mails e ligações continuam sendo usados, tanto para comunicação interna e também externa. Mas há outros aliados para a etapa de Onboarding: aplicativos para reunião, permite reunir um grupo para discussão de um determinado assunto; aplicativos para circular informação, onde uma pessoa pode direcionar o mesmo conteúdo para quantas pessoas quiser; e aplicativo para respostas anônimas, que pode ser usado para medir satisfação para com a empresa.
O importante desse passo é não ter bloqueios e sempre ter redes fluidas
Invista em dar acessos a aplicativos de exercícios sem equipamento em casa, e após a pandemia em aplicativos de descontos a academias presenciais.
É indispensável o cuidado da saúde mental, essencial para esse momento de crise, então já no Onboarding pode ser entregue um manual de boas práticas em home office.
Neste manual pode conter também informativos sobre postura e cuidados a luz azul emitida pelo celular e computador.
Desenvolvimento individual está diretamente ligado ao crescimento da empresa. Na pandemia os cursos online gratuitos estão sendo disponibilizados até em universidades fora do país.
Significa realimentação, que é o mesmo que ‘’retorno da informação ou do processo’’. O RH é responsável por avaliar e dar respostas e isso pode levar a um sistema de pontuações e conquistas. Também ligado ao plano de carreira.
O Manifesto Ágil trata-se não somente de um conceito mas de uma inteligência, ganhou espaço em diferentes áreas, saindo exclusivamente do desenvolvimento de softwares para logística, vendas, marketing e passou a fazer parte da gestão de RH de pequenas a grandes empresas.
A área de Recursos Humanos foi forçada ao uso total da tecnologia para home office, a digitalização foi necessária e mesmo pós pandemia o ritmo continuará, resultando no menor uso de papéis e mais tecnologia.
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