A importância de um Processo de Recrutamento e Seleção bem estruturado

rh ágil
RH Ágil: A Digitalização forçada pela Pandemia
06/08/2020
10 Dicas para uma boa Gestão de Folha de Pagamento
19/08/2020
 

No post de hoje você irá aprender a importância de um processo de recrutamento e seleção bem estruturado e o impacto gerado no rendimento da sua empresa!

Atualmente uma das pautas mais discutidas, senão a primeira, é a importância de um processo de recrutamento e seleção bem estruturado. Isso porque a escolha do profissional é muito importante, pois ele irá fazer parte da sua equipe.

Algumas características devem ser analisadas, além do profissional ser qualificado e ter competências socioemocionais de acordo com a vaga proposta.

É necessário que o RH estude, invista e dê atenção neste processo, os objetivos devem ser alcançados mas toda a metodologia mudou. E vamos te ajudar a estruturar bem esse processo, continue lendo!

A importância do processo de recrutamento e seleção

processo de recrutamento e seleção

Toda equipe de alto rendimento é composta por profissionais muito bem selecionados e que juntos alavancam a empresa para outros níveis. Porém, profissionais que não foram bem selecionados tem o poder de jogar todo o rendimento para baixo. Uma contratação equivocada pode gerar uma série de prejuízos e transtornos.

Fit cultural: cultura do candidato e a cultura da empresa

Quando a pessoa possui talentos e qualificações compatíveis com a da empresa, toda a organização nota uma diferença, e o porquê disto acontecer está totalmente ligado ao impacto que cada funcionário causa. 

Podemos ilustrar a importância de analisar o fit cultural de duas maneiras: um relógio possui cerca de 130 engrenagens, mas, se somente uma engrenagem não trabalhar direito, o relógio não funciona. 

E como segundo exemplo: tenho certeza que você já ouviu alguém falar que um funcionário ‘’vestiu a camisa da empresa’’, e fit cultural é isso, uma camisa vestida naturalmente. Se você observar que vai ser preciso vestir a camisa da empresa as forças naquela pessoa, é porque não é do tamanho certo e é o maior exemplo de uma contratação equivocada, comprometendo toda a empresa.

Já no processo de recrutamento e seleção observe se a cultura do candidato é alinhada com a cultura da empresa, se os valores e princípios são semelhantes.

A pessoa deve falar a mesma língua da empresa, ter as mesmas engrenagens.

Vantagens de um processo de recrutamento e seleção bem estruturado

processo de recrutamento e seleção

Forma uma equipe de alto desempenho

Identificar cada competência e as colocar no lugar certo é de responsabilidade do RH e desde o processo de recrutamento e seleção deve ser estudado. O trabalho em equipe é indispensável para o sucesso. Perfis comportamentais totalmente diferentes e na mesma equipe é uma via de mão dupla: cada um vai para um lado.

Sabe aqueles filmes de corrida em que o árbitro fala ‘’cada um nos seus postos’’ antes de dar a largada? Uma equipe bem estruturada precisa estar cada um nos seus postos para o avanço.

Altera o clima de trabalho

O número de conflitos interpessoais são reduzidos quando os profissionais certos são contratados. Um bom clima de trabalho significa rendimento e um dia proveitoso. Não é bom quando vamos trabalhar e conseguimos fazer tudo daquele dia? Isso é resultado de um bom clima de trabalho.

Reduz o índice de Turnover

O turnover é um índice muito usado na área de Recursos Humanos e mede a rotatividade de profissionais. Quando muito elevado, significa diversos prejuízos, até mesmo no financeiro. Está ligado a quanto tempo a pessoa ficou na empresa, consequência também de uma contratação equivocada. Quanto mais cauteloso for o processo de recrutamento e seleção, menos índices como este serão elevados.

Dica: Compartilhe o processo de recrutamento e seleção com a liderança

O líder tem mais tempo na empresa e muitas vezes terá os olhos mais atentos a cada perfil e comportamento. Envolver a gerência no processo é uma triagem ainda mais seletiva.

Assertividade na escolha do candidato e quais ferramentas usar

Utilize dinâmicas, alinhe o fit cultural, envolva a liderança e use todas as ferramentas para deixar o candidato confortável e com isso, conseguir extrair o profissional que ele será. 

Utilize ferramentas modernas e esteja sempre atento a todas as atualizações de RH, elas irão te ajudar na assertividade. Profissional perfeito não existe, mas existe o mais adequado e que irá corresponder às exigências da vaga.

Processo com tempo otimizado

Processos longos são processos sem eficácia. Realize em etapas e dias diferentes mas não bombardeie de informações em um dia só. Faça uma seleção humanizada, pois para qualquer candidato é um momento de tensão e um tempo não otimizado afeta seu desenvolvimento, prejudicando diretamente o RH.

Para cada processo de recrutamento e seleção, um objetivo diferente

Ter um objetivo é um norte, tanto para o profissional que irá avaliar e também para o que será avaliado. Não encha uma sala com os mais diversos perfis para um processo seletivo de diversas vagas. Tenha objetividade!

  • Para cada vaga, um perfil;
  • Para cada setor, um processo de recrutamento e seleção específico;

Com a atenção certa, focando em habilidades e fit cultural com a vaga, não tem erro, você estará fazendo um ótimo trabalho.

Jornada do candidato até a empresa

Quanto mais fácil o acesso a vaga, melhor. Se tem candidato desistindo mesmo antes de entrar para o processo de recrutamento e seleção, não é um bom sinal.

Trace uma linha reta sem impedimentos até a empresa. Esteja o mais acessível possível para ter contato com o maior número de pessoas.

A vaga deve ser disponibilizada já com todas as informações e quesitos necessários. Já sendo uma forma de triagem. Ex: necessário experiência em atendimento.

Outro ponto muito importante: esteja aberto a indicações. Tenha funcionários de confiança que te apresente outros profissionais também.

Contrate uma empresa especializada

terceirizar o rh

Você sabia que existem empresas especializadas em processos de recrutamento e seleção?

A Master RH está no mercado desde 2004 e tem as melhores estratégias de gestão de pessoas, além de também cuidar de folha de pagamento, consultoria, gestão de benefícios e treinamento. É pioneira ao desenvolver políticas de humanização e responsável por toda a administração pessoal.

Nossa missão é reestruturar e automatizar todo processo de departamento pessoal. Nossa visão é um atendimento de confiança e qualidade. E nossos valores consideram o talento humano e relações duradouras.

Converse com nossos especialistas em Recursos Humanos e conheça as soluções que temos a oferecer, para que sua empresa tenha um excelente processo de recrutamento e seleção.

Clique aqui para entrar em contato com o nosso setor comercial.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

WhatsApp chat