Ponto Eletrônico: O que é e quais suas vantagens

Terceirização de folha de pagamento: Você sabe o que é?
30/06/2020
Terceirização de Folha de Pagamento para Escritórios de contabilidade: conheça as vantagens
15/07/2020
 

Descubra no artigo de hoje como o ponto eletrônico pode auxiliar sua empresa!

O ponto eletrônico é uma excelente maneira de exercer o controle da jornada de trabalho dos seus colaboradores. E mesmo que toda empresa saiba da importância de ter esse controle, ainda existem algumas dúvidas que cercam o assunto.

Acredito que esse é um dos motivos pelo qual você abriu esse artigo, não é mesmo? Para sanar todas as suas dúvidas, vamos explicar em detalhes tudo que você precisa saber.

Você irá conhecer mais sobre o assunto e poder aderir a essa tecnologia que vem se tornando cada vez mais popular, principalmente por suas vantagens. Vamos lá?

O que é um ponto eletrônico?

automação de ponto

O ponto eletrônico é um sistema simples e eficiente de ter total controle sobre a jornada de trabalho dos colaboradores da sua empresa, sem precisar de livros ou papéis.

Esse equipamento armazena as informações em seu sistema e permite que todos os dados sejam baixados, enviados e armazenados, gerando uma diminuição no acúmulo de papel e nos livros de anotações.

Ou seja, é um sistema que também cria uma redução de gastos, além de facilitar muito o acesso a informações que você precisa.

Regras do Ministério do Trabalho

Para adotar o sistema de ponto eletrônico na sua empresa, é importante seguir as regras da portaria 1510/2009 e da portaria 373/2011, impostas pelo Ministério do Trabalho.

Enquanto a portaria 1510/2009 diz que o ponto eletrônico precisa registrar com fidelidade cada uma das marcações de seus colaboradores, a portaria 373/2011 explica que esse tipo de ponto só pode ser implementado em seu negócio após seus colaboradores terem concordado com o uso do mesmo.

Além de seguir as regras que existem nas duas portarias, o equipamento que será usado também precisa da homologação que deve ser feita pelo Ministério do Trabalho. 

Qual é a importância de ter um ponto eletrônico?

ponto eletrônico

Ter controle sobre a jornada de trabalho é muito importante para a sua empresa. Afinal de contas, como você pode saber se seus colaboradores estão cumprindo seus deveres de forma correta? Como você pode saber precisamente se existem faltas, atrasos ou excessos que possam estar prejudicando a produção?

Utilizando o ponto eletrônico, você consegue ter todas essas informações em tempo real.

Através de um relógio próprio, chamado de REP (Registrador Eletrônico de Ponto), o ponto eletrônico registra todas as horas de entrada e saída do trabalho, tanto pelo uso da biometria ou de um cartão.

O simples fato de que todas as horas trabalhadas estão registradas em um sistema seguro, torna-se uma prova incontestável do tempo trabalhado, de horas extras e outros detalhes que veremos lá na frente.

Assim, é possível evitar conflitos judiciais, afinal, você possui registros válidos e que não podem ser adulterados. Apenas com isso, podemos observar a grande importância de ter esse sistema, não é mesmo?

Quais são as vantagens de ter um ponto eletrônico?

tendências de rh 2020

Segurança

A segurança que o ponto eletrônico oferece é seu maior diferencial. E essa segurança não é somente para sua empresa, mas também para seus colaboradores.

Os registros eletrônicos são automáticos, tudo é registrado no sistema do aparelho. Ou seja, é praticamente impossível que existam registros adulterados ou errados.

Horários de entrada e saída, horas extras, faltas, tudo ficará disponível no sistema de ponto. E esses relatórios podem ser acompanhados em tempo real por seus gestores, RH e até mesmo por seus colaboradores.

Relatórios

A possibilidade do sistema do ponto eletrônico gerar relatórios sobre todos os tipos de registros é uma enorme vantagem. Assim, você e seu RH conseguem observar de forma simples e rápida o histórico de cada colaborador de sua empresa.

Alguns modelos de ponto eletrônico geram medidores de desempenho para cada funcionário. Dessa forma, fica muito mais fácil acompanhar quais são seus funcionários mais dedicados e quais funcionários estão com algum tipo de problema ou desmotivados.

E caso você precise tomar alguma decisão, como o afastamento de determinado colaborador, por exemplo, os relatórios gerados pelo ponto te garantem um ótimo respaldo.

Otimização do tempo do seu RH 

A tecnologia facilita muito determinados processos comuns de nosso dia a dia. E isso não seria diferente na sua empresa. Através do ponto eletrônico, você libera seu RH de determinadas funções operacionais, já que agora, essas mesmas funções são feitas através da tecnologia.

Com isso, você consegue ter seu RH focado inteiramente em determinado assunto ou situação, tornando assim seus profissionais mais produtivos.

Integração com a folha de pagamento

A integração com o sistema de folha de pagamento é mais uma questão que deve ser observada na hora de escolher o sistema de ponto eletrônico. Pois, com certeza, o RH da sua empresa terá muitos benefícios ao calcular a remuneração dos colaboradores com agilidade e segurança.

Os dados do registro de ponto são enviados diretamente para o sistema de folha de pagamento. A integração também permite calcular os descontos na folha, uma vez que o sistema reúne o total de horas trabalhadas e compara automaticamente com a carga horária registrada para cada colaborador.

Conclusão

Agora, podemos compreender que para que sua empresa torne-se cada vez mais lucrativa, é essencial investir em ferramentas e sistemas atualizados, modernos e eficazes.

E uma dessas ferramentas, definitivamente, é o ponto eletrônico. De maneira simples, fácil e otimizada, você terá todos os registros ao seu alcance, facilitando sua comunicação com o RH.

E aí, o que você achou dos benefícios de implementar o sistema de ponto eletrônico na sua empresa? Muito bom, não é mesmo?

Quando você delega à Master RH o processamento do Ponto Eletrônico, você conta com todos estes benefícios que você viu neste artigo. Sensacional não é mesmo?

Então entre em contato conosco e informe qual o processo de RH você gostaria de terceirizar. Faça uma cotação agora mesmo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

WhatsApp chat