O Banco Central criou o PIX, um meio de pagamento instantâneo. O PIX estará disponível em novembro de 2020, além de aumentar a velocidade na qual pagamentos e transferências são realizadas e recebidas. Tem o potencial de alavancar a competitividade e a eficiência do mercado.
O PIX é pautado com as seguintes principais características: Velocidade, segurança, conveniência, disponibilidade, multiplicidade de uso.
Velocidade: Recursos para que transações sejam realizadas em instantes para qualquer banco. Segurança: As transações feitas na rede financeira nacional é utilizada de meios inovadores e seguros para autenticação digital e criptografado pelo Banco Central. Conveniência: Uma experiência para facilitar o usuário na iniciação, pagamentos centrados na necessidade do usuário. Disponibilidade: Pagamentos feitos em caixa 24horas, incluindo sábado, domingo e feriados. Multiplicidade de uso: O pagamento pode ser realizado em qualquer valor, incluindo transferências pessoas e empresas.
No entanto o PIX você poderá transferir e receber dinheiro em segundos. E tem como alternativa mais eficaz do que TED e DOC. bem como a opção pagar uma conta na hora, ao invés de pagar boleto que muita das vezes demora até 3 dias úteis para compensar. Ou até mesmo pagar compras no supermercado utilizando o PIX, ao invés de utilizar cartão.
A operação através do PIX será a partir do dia 16 de novembro e quem já estiver cadastrado com uma chave PIX vão poder enviar e receber pagamentos e transferências.
Chave PIX:
Acima de tudo a chave PIX, tanto pessoa física como jurídica, recebem transferências e pagamentos sem precisar passar todos os dados da conta. Na transferências comuns feiras via TED ou DOC, é necessário fornecer dados, tais como, nome da instituição bancaria, nome, agencia, conta, CPF/CNPJ. Já com o PIX, as transferências podem ser realizadas com apenas um dado de forma ágil.
O PIX vai facilitar muito o trabalho no setor de Recursos Humanos, referente a folha de pagamento. Como resultado o salário dos funcionários não irá atrasar ou demorar para cair em conta.
Ou seja, para vincular sua conta e como a utilizar o PIX, basta se cadastrar no aplicativo do seu banco.