O setor de Departamento Pessoal em empresas pequenas na maioria das vezes é terceirizado. Com a otimização dos ERP’s esse trabalho é feito em conjunto entre empresa e escritório contábil.
Burocracia necessária
Muitos colaboradores veem o DP como uma área burocrática. No entanto essa burocracia é necessária, uma vez que cabe a esse setor zelar pelos cumprimentos legais. Dessa maneira, assinaturas e comparecimentos periódicos no setor são necessários. Afinal o DP é o setor responsável pela formalização de contratos e pelo controle do vínculo empregado <> empregador.
Controle de Rotina
Toda demanda formal de colaboradores está a cargo do Departamento Pessoal . Cabe ao DP controlar as rotinas de atividades. Com isso, muitas empresas terceirizam em partes o setor. As atividades variam com base no tamanho da empresa e número de filiais, bem como o segmento. Abaixo listamos as principais:
Cadastros e atualizações;
Controle de ponto;
Processos de admissão;
Processo de folha de pagamento (pagamentos mensais de salários, comissões, autônomos e prestadores de serviços).
Processos de demissão;
Controle de férias;
Recolhimento de assinaturas legais;
Controle de saúde ocupacional (se a empresa não terceirizar o setor de Medicina e Segurança do trabalho, o DP fica responsável por controlar as datas e prazos de exames periódicos e dos programas PCMSO e PPRA);
Gestão de benefícios.
Envios ao eSocial
A rotina do DP exige bastante do profissional, desde inserção de softwares de gestão com informações de afastamentos, atestados e outras demandas pertinentes. E não menos importante é a responsabilidade do DP em enviar as informações ao eSocial, atividade que exige atualizações constantes.
Terceirize os setores do seu DP conosco. 🙂
Para ficar mais inteirado, siga-nos no instagram: https://www.instagram.com/masterrh.oficial/
1 Comentário
[…] tenha como provar que a atividade de empreendedorismo refere-se a um complemento que não oferecer Recursos o suficiente para sustentar a si mesmo e a […]