Consultoria de RH: O que faz e por que contratar?

novo normal rh
O “Novo Normal” e o RH: Atuação e desafios do setor pós-pandemia
02/06/2020
mp 936
MP 936: decreto deve permitir suspensão de contrato e redução de salário por até 4 meses
16/06/2020
consultoria de rh

consultoria de rh: o que faz e por que contratar?

 
A gestão do capital humano é um fator que influi diretamente nos resultados de um negócio. Por este motivo, fazer uma gestão eficiente de RH configura-se como uma estratégia essencial para a prosperidade de qualquer empresa. 

Desmotivação, queda na produtividade, desalinhamento com os ideais da empresa, falhas de comunicação, faltas, atrasos e alto índice de rotatividade dão sinais de que algo não vai bem na gestão organizacional e é preciso investir em melhorias antes que seja tarde demais.

Muitas vezes, porém, devido à intensa demanda diária, falta tempo ao setor de RH interno para ir além dos processos burocráticos e propor soluções de gestão estratégica. Outro motivo para este desbalanço é a própria convivência diária na empresa: a imersão no ambiente de trabalho torna o olhar do gestor “viciado” e incapaz de detectar problemas e suas origens.

Se a sua empresa apresenta alguns dos problemas relatados acima ou qualquer outro problema na gestão de seus colaboradores, continue a leitura até o final.

Consultoria de RH: o que é e como funciona

A consultoria de RH é um serviço especializado que visa a diagnosticar problemas organizacionais que podem estar impactando negativamente o desenvolvimento da empresa, e a atuar junto à direção da mesma para solucionar estes problemas da forma mais eficiente e duradoura possível, revertendo estas melhorias em lucros.

Em geral o trabalho do consultor de RH se desenvolve da seguinte maneira:

Alinhamento com a diretoria

Normalmente o primeiro passo a ser tomado pelo serviço de consultoria de RH é realizar uma reunião de alinhamento com a diretoria da empresa contratante, a fim de conhecer a situação geral da empresa, as dificuldades que ela vem enfrentando e os seus objetivos com a contratação do serviço. Neste momento toma-se conhecimento também da cultura da empresa e do seu esquema organizacional. Os consultores então apresentam as suas propostas de trabalho e obtém o aval da direção para prosseguir à etapa de análise e diagnóstico dos problemas.

Análise de dados

A partir de questionários, entrevistas, estudos de indicadores de desempenho e acompanhamento próximo de rotinas e processos, os consultores reúnem material para fazer uma análise objetiva do clima organizacional da empresa e da eficiência dos seus processos.

Além de avaliar o modo de trabalho, é importante que os consultores acompanhem os colaboradores de perto e ouçam as suas principais queixas. Dirigir a sua queixa de forma anônima a um intermediário pode ser muito mais confortável para o colaborador do que prestá-la diretamente ao seu diretor. Além disso, saber que a empresa está tomando providências para a melhoria do ambiente empresarial faz com que o colaborador se sinta visto, e isso por si só já pode contribuir para o aumento de sua motivação.

Diagnóstico e plano de ação

A partir da análise dos dados, elabora-se um relatório com a descrição dos problemas detectados, culminando num plano de ação para a adoção de novas práticas e a implantação de melhorias com vistas a resultados a curto, médio e longo prazo.

Este relatório deve ser apresentado à diretoria, que por sua vez deve estar disposta a se movimentar - sempre com o apoio dos consultores - para pôr todas as propostas em prática.

É tarefa de uma empresa especializada em RH se manter sempre atualizada em novos comportamentos e novas tecnologias na área de gestão, por isso é possível que, devido à novidade, algumas propostas possam parecer desafiadoras à contratante. É preciso estar aberto a inovações e contar com o acompanhamento dos consultores diante das dúvidas e inseguranças.

Também é essencial que se consulte os setores mais técnicos (como o departamento de T.I.) para verificar a viabilidade da implantação de novos sistemas.

Treinamento e acompanhamento

Implantar e fazer vingar todas as ações propostas pelo serviço de consultoria de RH pode ser uma tarefa bastante desafiadora para profissionais que não são da área de gestão de pessoas ou não estão atualizados com as novas tendências. É importante contar com o auxílio dos consultores para treinar os gestores internos na adoção das novas técnicas de trabalho, certificando-se de que estas foram bem assimiladas e serão passadas adiante, garantindo a manutenção das melhorias.

É possível negociar também, na hora de contratar um serviço de consultoria de RH, um acompanhamento a longo prazo das medidas implementadas e dos resultados obtidos com elas - se estão abaixo, de acordo ou acima das expectativas - e o que fazer em relação a estes indicadores.

Consultoria de RH: vantagens esperadas

Um bom trabalho de consultoria de RH deve proporcionar à sua empresa:

  • Melhora no clima organizacional;
  • Aumento dos índices de satisfação e desempenho dos colaboradores;
  • Fortalecimento da relação de confiança entre colaborador e empresa;
  • Otimização dos processos de RH - como fechamento de folha de pagamento, controle de banco de horas e medição de desempenho - por meio da implementação de ferramentas tecnológicas, que também previnem erros;
  • Maior assertividade na seleção e contratação de pessoas adequadas ao perfil da empresa;
  • Diminuição dos custos de rescisão e da perda de talentos por evasão de colaboradores insatisfeitos;
  • Melhora da imagem e reputação da empresa perante os seus colaboradores e clientes;
  • Prevenção de complicações trabalhistas por meio da orientação da equipe quanto à legislação;

Entre outros benefícios.

Consultoria de RH: vale a pena investir?

Com tantos benefícios, é impossível classificar a contratação de uma consultoria de RH como uma despesa supérflua. Muito pelo contrário: é um investimento que promete render um retorno consistente e duradouro para o seu negócio.

Ao buscar uma empresa prestadora deste tipo de serviço, procure verificar a sua reputação no mercado e o grau de satisfação dos seus clientes.

A proposta de trabalho da empresa prestadora pode variar conforme a área de cada cliente, porém deve ser sempre pautada na transparência, no respeito à individualidade e à cultura interna da organização, assim como na valorização do ser humano.

Cuidar do capital humano é vital para uma empresa, mas muitas adversidades podem surgir. Conte com a ajuda de um profissional para analisar a conjuntura da sua empresa com neutralidade e resolver os problemas com eficiência e redução de custos. 

Entre em contato agora mesmo com a Master RH e converse com nossos especialistas em Recursos Humanos!
mp 927Powered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

WhatsApp chat