RH auxilia na Gestão de Conflitos

Novo eSocial. O que muda?
09/10/2019
Problemas causados pela Má Gestão de Conflitos na Empresa
11/10/2019
rh auxilia na gestão de conflitos
 

RH auxilia na Gestão de Conflitos

Uma das grandes missões do setor de Recursos Humanos é resolver os conflitos internos dentro das empresas.

Lidar com pessoas não é uma tarefa fácil, mas é possível se criar um ambiente amigável, se o RH estiver preparado e capacitado para resolver pequenos e grandes problemas entre os funcionários.

Um bom ambiente de trabalho garante pessoas motivadas e mais dispostas a desempenharem suas funções no dia a dia.

Neste post vamos falar sobre como o RH auxilia na Gestão de Conflitos, e de que forma este departamento influencia diretamente no convívio entre os colaboradores de uma organização.

gestão de conflitos

Gestão de Conflitos: um desafio para o RH

Os conflitos são bastante naturais dentro das empresas, pois existe uma convivência diária entre pessoas com perfis e costumes diferentes.

As brigas podem surgir por causa da temperatura do ar condicionado, ou talvez pela disputa por uma venda, ou até mesmo por conta do volume da voz de alguém no telefone.

São várias as situações que podem atrapalhar o bom relacionamento entre os colaboradores.

As contendas podem surgir em pequena ou grande escala, e em qualquer destes casos, “apagar o fogo” e deixar a situação agradável, é uma das atividades estratégicas dos profissionais de Recursos Humanos.

O líder precisa estar atento a tudo que acontece dentro da sua empresa.br />
Você se sente preparado para lidar com os conflitos? E para resolver as contendas dentro da sua empresa e deixar o clima e o ambiente mais harmonioso?
Descubra durante a leitura.

Quais os motivos dos conflitos dentro do ambiente de trabalho?

Os motivos são variados, mas a essência é: experiências humanas. Junto com a função e o perfil profissional de cada funcionário, está a personalidade individual de cada um.

Se você parar e observar por um momento dentro da área de trabalho de cada departamento da empresa, vai perceber que alguns colegas são mais quietos, outros mais hiperativos, alguns trabalham mais motivados que os outros, uns estão no início da carreira, outros são mais experientes, alguns mais tímidos, outros mais soltos. São várias pessoas completamente diferentes umas das outras. Não é verdade?

Justamente dessas diferenças que surgem os conflitos diários. Alguns motivos são bobos, como por exemplo um colega que pegou um documento que estava sobre a mesa do outro, outros mais complexos como uma mudança de gestão, ou uma reunião de processos.

Principais tipos de conflitos enfrentados pelo departamento de Recursos Humanos

Mesmo com diferentes experiências dentro do ambiente de trabalho, podemos elencar os tipos de conflitos que o profissional do RH enfrenta no dia a dia.

Cada tipo de contenda exige uma tarefa para ajudar a resolver o problema de relacionamento entre os funcionários.

Veja alguns exemplos de situações que geram conflitos:

Problemas com a liderança

Uma equipe que a liderança é questionada constantemente, tem dificuldades de cumprir os prazos e as metas, de uma forma mais assertiva. É importante lembrar que a equipe sempre será o reflexo da sua liderança!

Tipos de conflitos com a liderança mais comuns

gestão de conflitos

Autoritarismo por parte dos líderes – dão ordens, mas não participam do processo, e não colaboram para o bom desenvolvimento da equipe.

Insubordinação – quando um dos colaboradores não respeitam o líder como autoridade, e colocam sua liderança em xeque a todo momento.

Falta de reconhecimento e valorização – funcionários que executam as tarefas, mas não são reconhecidos e nem valorizados pelo líder.

Estes problemas geram:

  • Desmotivação do líder e da equipe
  • Dificuldade de união entre a equipe
  • Pedidos de demissão

Como o RH pode resolver?
Fazendo uma pesquisa de feedbacks periodicamente dos funcionários para o líder, e do líder para os funcionários. Nesta hora o RH precisa agir de forma neutra, e ouvir todas as partes de forma igual, e sem nenhuma tendência para qualquer dos dois lados.

Problemas com a equipe

Não é muito comum conflitos entre a equipe, porém cabe ao RH manter atividades que mantenham um bom relacionamento entre os funcionários.

Tipos de conflitos mais comuns com a equipe
Competitividade – quando existe um ambiente de competição, as pessoas ficam mais estressadas e mais focadas em gerarem conflitos.

Excesso de comparação – empregados com funções similares que comentam sobre salários e benefícios, traçam uma batalha e um verdadeiro campo de guerra dentro da empresa.

Falta de colaboração – quando as tarefas são divididas de forma igual, mas alguns empregados produzem mais que os outros, e ficam na dependência de outros para finalizar os projetos.

Estes problemas geram:

  • Demora e dificuldade em concluir projetos
  • Funcionários desmotivados
  • Brigas e ofensas verbais
  • Pedidos de demissão

Como o RH pode resolver?

Da melhor forma: conversando com os colaboradores! Procurando estar sempre informado sobre como anda o relacionamento entre os membros da equipe, e deixando claro, que os profissionais do RH estão ali para apaziguar conflitos, e melhorar o ambiente de trabalho.

Para melhorar na Gestão de Conflitos procure revisar a forma como tem administrado o RH da sua empresa, mantenha sempre uma boa comunicação com seus colaboradores, e por fim, e dica de ouro: fique atento a tudo que é dito em uma entrevista demissional, pois nela surgem informações importantes sobre o dia a dia da equipe, e também sobre a postura da liderança.

Gostou do conteúdo?
Deixe seu comentário e compartilhe este post com seus amigos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

WhatsApp chat