Auxílio-doença: quase 40 mil trabalhadores pediram benefício por causa do coronavírus em 2020

Veja os riscos de não pagar os impostos da sua empresa
29/01/2021
Covid-19: Recusar vacinação pode gerar ao trabalhador demissão por justa causa
04/02/2021
Em 2020, a pandemia causou grande impacto no mercado de trabalho. Segundo a Secretaria de Previdência e Trabalho, quase 40 mil  pessoas receberam o auxílio-doença entre abril e dezembro.
Em 2020, a pandemia causou grande impacto no mercado de trabalho.
Além de diversos problemas econômicos que levaram muitas empresas a fechar as portas ou reduzir o quadro de funcionários, diversos colaboradores também precisaram se afastar de suas atividades por serem contaminados pela Covid-19.

De acordo com a Secretaria de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, em 2020, quase 40 mil trabalhadores formais se ausentaram por mais de 15 dias do serviço por causa dos efeitos mais graves da covid-19.

Dados do governo mostram que cerca de 39.532 pessoas receberam o auxílio-doença entre abril e dezembro de 2020.

O alto índice dos afastamentos aconteceu nos meses de julho e agosto, quando foram registrados os maiores números de pedidos do benefício do INSS.

Foram 8.415 e 7.131 solicitações, respectivamente. Já em dezembro, foram 3.064 entradas no auxílio-doença por causa do coronavírus.

Os quase 40 mil colaboradores que receberam o auxílio no ano passado são apenas uma fração dos afetados pela doença, que causou 194.949 óbitos e infectou mais de 7,6 milhões de pessoas no Brasil em 2020.

Vale ressaltar que a conta mostra apenas o número de colaboradores afastados do trabalho por mais de 15 dias.

Mas, por se tratar de um vírus com propagação rápida, a recomendação é o afastamento de todos os funcionários, até mesmo aqueles com um quadro leve de sintomas, por pelo menos 14 dias.

Pedidos de auxílio-doença

Os dados do Ministério da Economia sobre pedidos de auxílio-doença em 2020 ainda não foram totalmente atualizados, afinal faltam os números de dezembro.

Mas já é possível verificar também uma redução nos pedidos relacionados a acidentes de trabalho, em decorrência do aumento do home office, na comparação com os mesmos meses de 2019.

Para mais informações entre em contato conosco e venha conhecer nossos serviços e soluções.

Siga-nos no Instagram @masterrh.oficial se preferir acesse o link: https://www.instagram.com/masterrh.oficial/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat

E-book Recrutamento e Seleção

You have successfully subscribed to the newsletter

Erro Inesperado.

MasterRH will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.