O interesse dos pequenos empresários para melhorar as práticas na gestão de pessoas tem aumentado muito nos últimos anos. Mas, contratar as pessoas certas, reter talentos e engajar os funcionários não são tarefas fáceis.
Financeiramente falando, pode ser impossível para uma pequena empresa manter uma área de recursos humanos, mas o empresário pode se inspirar em práticas adotadas em grandes corporações e replicá-las, de acordo com a sua realidade.
Uma das principais vantagens ao implementar novas medidas é estruturar o negócio para crescer. A empresa consegue ter uma fotografia de seus colaboradores, quem tem performance boa, mediana e quem não tem. E ainda identificar pontos que podem ser melhorados. Vejas algumas medidas que podem ser replicadas no seu negócio.
Integre os funcionários
Muitas vezes, a contratação de um novo colaborador é feita às pressas e devido à correria, nem sempre há tempo para integrar o funcionário na equipe. Grandes empresas fazem um ou três meses de integração. No caso de uma PME, ela deve fazer a apresentação para a equipe de trabalho, mencionar quais são os valores e o que é praticado no dia a dia. Uma pequena atitude como essa já ajuda na integração e no desenvolvimento de um novo funcionário.
Invista tempo para o treinamento
O atendimento pode ser crucial e o diferencial para que uma pequena empresa se destaque entre os seus concorrentes. Por isso, ressaltamos a importância do papel do empresário no momento da contratação e treinamento. O empresário precisa parar e pensar o que ele quer para ele e para o seu negócio. Ele não precisa ter sofisticação, mas orientar o que ele quer para as pessoas e comentar os comportamentos que ele espera.
Planeje reuniões
Por ser uma pequena empresa, o empreendedor tem a impressão de que toda a equipe está a par dos resultados ou mudanças. “É importante ter um alinhamento. Marcar uma reunião com o assunto da pauta, para que as pessoas já levem suas contribuições e exista um momento produtivo.
Ouvir a equipe tem um significado muito grande por conta da participação do funcionário. Às vezes, não fica muito claro para as pessoas se elas fizeram um trabalho bom ou ruim. É preciso dar um feedback com referências mais objetivas.
Crie um padrão de avaliação
Estabelecer um processo de avaliação ajudará o pequeno empresário na hora de reconhecer ou promover um funcionário. É importante mostrar os pontos que precisam ser desenvolvidos, identificar os potenciais talentos e ajudar o funcionário que não tem um bom desempenho.
Dê algum prêmio para quem se destacou, pode ser financeiro ou não, um dia de folga, por exemplo. Assim, você está mostrando que aquele é o comportamento esperado.
Seja criativo
A área de recursos humanos de algumas grandes empresas planeja treinamentos, campanhas voltadas para a parte social, sustentabilidade, processos motivacionais, café da manhã com o presidente, entre outros eventos. As PMEs também podem fazer isso, adaptando de acordo com o tamanho da sua equipe.
O empresário deve buscar benefícios que possam interessar aos seus funcionários. Ele pode fazer parcerias com academias e salões de beleza, por exemplo.
Faça uma pesquisa de clima
Um instrumento que grandes empresas utilizam e que o pequeno empresário pode adotar é uma pesquisa de clima para saber como o colaborador avalia o ambiente do trabalho. Mas, primeiramente precisa agir com outras ações, amadurecer profissionalmente e fortalecer a liderança.
Há empresas no mercado que fazem esse tipo de consultoria e o resultado da pesquisa pode nortear outras ações necessárias para melhorar a gestão do negócio.
Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso site, você concorda com tal monitoramento.ACEITO