Outsourcing de Folha de Pagamento, O que é?

gestão da folha de pagamento
Como fazer a gestão da Folha de Pagamento?
30/08/2019
rh para pequenas empresas
6 Práticas de RH para pequenas empresas
04/09/2019
outsourcing de folha de pagamento
 

Outsourcing de Folha de Pagamento, O que é?

Resumidamente, podemos dizer que o outsourcing de folha de pagamento é a terceirização de parte da atividade desempenhada por um departamento de Recursos Humanos (RH). Ela é feita por uma empresa externa, especializada em Processos de Folha de Pagamento.

O outsourcing é muito procurado por organizações que pretendem dinamizar suas rotinas de pagamento. Afinal, trata-se de um processo delicado, que deve ser executado de maneira hábil e com o máximo de rigor. É bom lembrar que as folhas de pagamento tem tripla função, operacional, fiscal e contábil, demonstrando os principais proventos e descontos dos funcionários. Informações que impactam diretamente na produção e no lucro da empresa.

outsourcing de folha de pagamento

A importância do Outsourcing de Folha de Pagamento

As empresas de Terceirização (outsourcing), precisam ter em seu quadro de funcionários profissionais da área que fazem cursos e treinamentos contínuos. Até porque, em boa parte das vezes, é oferecido um suporte jurídico que passa por atualizações constantes, conforme as mudanças na legislação.

Esse fator torna o outsourcing ainda mais importante. Com ele, sua empresa dispõe de pessoas técnicas trabalhando de forma paralela às alterações da lei, que são incessantes. Ou seja, você conta com especialistas que estão sempre atentos às legislações vigentes no país, o que é ótimo para a sua empresa.

Um outro fator importante é que o outsourcing representa um custo mais baixo do que manter uma equipe própria, principalmente se o seu negócio ainda não tiver um quadro robusto de colaboradores.

Qual o momento de optar pelo outsourcing de folha de pagamento?

Antes de tudo, é sempre válido diagnosticar a saúde financeira do seu negócio para saber quais passos são ou não viáveis. Depois disso, outros critérios devem ser considerados para optar pelo outsourcing da folha.

Se a sua empresa é considerada de pequeno ou médio porte, a terceirização é mais do que bem-vinda. Afinal, organizações que ainda não atingiram o máximo de seu potencial nem sempre têm condições para lidar com todos os processos administrativos. Por isso, os resultados obtidos com o ato de terceirizar tendem a ser muito positivos.

Caso a empresa seja grande e esteja em ascensão, a montagem de uma equipe interna pode ser mais vantajosa no quesito financeiro. Apesar disso, é preciso desenvolver mecanismos para que os responsáveis continuem produtivos e atualizados de acordo com as modificações legislativas.

O outsourcing também é indicado para corporações que não desejam montar uma estrutura administrativa interna. Nesses casos, é preferível terceirizar e cuidar da atividade-fim. Às vezes, empresas estrangeiras vêm para o Brasil, começam como pequeno porte e têm as vendas como principal objetivo. Portanto, não há o interesse de cuidar internamente das demandas administrativas.

Vantagens do outsourcing

A possibilidade de focar na atividade central de sua empresa, também conhecida como core business, é uma das principais vantagens proporcionadas pela terceirização. Startups e organizações de médio porte sabem que é importante ter essa disponibilidade para acelerar o crescimento do negócio e chegar aos resultados almejados.

O suporte técnico, ou seja, jurídico e contábil, também é imprescindível para manter a sua empresa distante de equívocos legais. Considere as mudanças da reforma trabalhista, por exemplo, e imagine quão bom seria ter um suporte relacionado aos novos prazos e obrigatoriedades. A partir disso, você pode se antecipar em relação às questões que poderiam ser levadas à Justiça do Trabalho.

Como mencionamos, a redução de custos também é uma realidade atingida por meio da terceirização, principalmente em empresas que não ultrapassaram a marca de 500 funcionários. Afinal, é bem provável que sua organização gaste menos sem a necessidade de contratar uma equipe e mantê-la atualizada com treinamentos.

outsourcing de folha de pagamento

O que avaliar antes de contratar uma empresa de Outsourcing Folha de Pagamento?

Antes de contratar uma prestadora de serviço, é fundamental fazer uma análise dos custos que a sua empresa terá. Depois disso, vale a pena conhecer a idoneidade das possíveis parceiras e entender quais atividades elas desempenham e de quais aparatos técnicos elas dispõem para gerir uma folha de pagamentos.

Outro ponto a ser considerado é a tecnologia que será utilizada, tendo em vista que algumas empresas estão à frente nesse sentido e contam com recursos tecnológicos mais avançados. Isso faz a diferença para ganhar precisão e agilidade no serviço.

Além da credibilidade, procure saber se a organização preza pela inovação em seus processos. Por outro lado, não deixe de considerar a experiência e o tempo de atuação no mercado.

O outsourcing de folha de pagamento é uma maneira de otimizar diversos processos em sua empresa, garantindo que ela atue de acordo com a lei. Nós da Master RH temos a certeza de que sua empresa terá uma redução de custos e um aumento de produtividade significativo, no final do mês.

Se você gostou do texto e quer saber mais a respeito do outsourcing, entre em contato conosco, teremos prazer em lhe ajudar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

WhatsApp chat