Vagas temporárias aumentam 35% na pandemia

Recursos Humanos e os Processos Estratégicos
22/01/2021
Voltar ao trabalho presencial: Veja direitos e deveres dos colaboradores e empregadores
26/01/2021

As empresas optaram por contratações temporárias devido ao cenário de crise econômica e incertezas do mercado.

Com os impactos da pandemia, o número de vagas temporárias no ano passado disparou. E as empresas optaram por esse tipo de contratação como uma forma de se proteger em um cenário de incertezas e insegurança econômica, que causou uma dificuldade de planejamento, mesmo a curto prazo.

Foram pouco mais de 2 milhões de contratações temporárias no ano de 2020, foi um aumento de 34,8% em relação a 2019, quando foram geradas quase 1,5 milhão de vagas, de acordo com dados da Associação Brasileira do Trabalho Temporário.

Trabalho temporário

O trabalhador temporário tem quase os mesmos direitos do CLT, no entanto, não possui direito ao aviso prévio, nem recebe a multa de 40% sobre o valor do FGTS, caso tenha sido desligado da empresa sem justa causa.

O contrato pode durar por até seis meses, prorrogáveis por mais três. Ele é contratado através de uma agência para atender necessidades pontuais, para substituir um trabalhador fixo ou haja aumento da demanda, como por exemplo: a pandemia.

Ou seja, crescimento no número de vagas temporárias não foi puxado apenas para empresas que escolheram por esse tipo de vínculo. Alguns setores tiveram crescimento da demanda devido a pandemia, precisando reforçar o quadro de funcionários por alguns meses.

O mais evidente deles é o de saúde, já que a procura por remédios e outros produtos relacionados aumentaram o consumo na pandemia. 

Contratação

O prazo médio da contratação temporária na indústria, em tempos normais, é de três meses. Com o maior volume entre agosto e outubro, parando entre novembro e dezembro.

Que é quando a maior contratação de temporários ocorre no comércio, para atender a demanda de final de ano. Mas em 2020, isso mudou.

A indústria passou a ficar lotada, inclusive no fim de ano, época que costuma ficar com menos funcionários, pois a maioria tira férias coletivas. E não houve redução de contratação de temporários na indústria.

Para mais informações entre em contato conosco e venha conhecer nossos serviços e soluções.

Siga-nos no Instagram @masterrh.oficial se preferir acesse o link: https://www.instagram.com/masterrh.oficial/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat