Ministério do trabalho: Solicite o seguro-desemprego pela internet

Recursos Humanos – Tradicional x Ágil
10/12/2020
Alguns desafios enfrentados pela empresas atualmente
14/12/2020

Antigamente, para solicitar o Seguro desemprego, o trabalhador precisava agendar um atendimento através do Sine, realizar o preenchimento de formulário e entregar as documentações e esperar um prazo de 30  dias para receber o benefício.

Com o lançamento da solicitação online em novembro deste ano, logo que o trabalhador recebe a documentação para solicitar o seguro-desemprego, o mesmo já pode fazer o pedido do benefício online, sem sair de casa. 

Ou seja, por meio do aplicativo Sine Fácil ele irá preencher um formulário colocando informações contidas no requerimento do seguro-desemprego, e o prazo do recebimento da primeira parcela é de 30 dias a partir do preenchimento dessas informações.

Esse novo processo foi implantado para otimizar o tempo do atendimento presencial, mas não o elimina. Em alguns casos, o trabalhador ainda precisará comparecer a uma agência Sine.

No entanto, o atendimento será mais rápido, já que o procedimento mais demorado é preenchido online.

Mas afinal, como funciona?

  1.  O encaminhamento do Seguro-Desemprego será feito através do site: Portal Emprega Brasil;
  2. Para obter acesso ao serviço do Emprega Brasil, o primeiro passo é se cadastrar no site;
  3. Ao clicar em “cadastrar” abrirá uma tela do cidadão.br, a ferramenta de autenticação do trabalhador no site.

O trabalhador precisará informar dados pessoais como: CPF, nome, data de nascimento, nome da mãe, estado de nascimento (em caso de estrangeiro, a opção será “não sou brasileiro”).

Os dados informados serão validados no Cadastro Nacional de Informações Sociais. Se todas as informações estiverem corretas, o trabalhador será direcionado para responder um questionário com 5 perguntas sobre seu histórico laboral.

mp 927Powered by Rock Convert

É preciso acertar no mínimo 4 das 5 perguntas. Após finalizar o questionário o trabalhador receberá uma senha provisória para o primeiro acesso, em seguida ele deverá criar uma nova senha.

Caso não tenha acertado o mínimo das  respostas, terá que aguardar 24 horas para realizar uma nova tentativa ou entrar em contato com a central 135 do INSS para obter ajuda.

  • Após  finalizar o cadastro, o trabalhador terá acesso aos serviços do Emprega Brasil. Onde encontrará a opção “Solicitar seguro-desemprego”;
  • Será necessário fazer o preenchimento do cadastro com informações pessoais e profissionais, da mesma forma que antes era preenchido nos postos Sine.

O cadastro é dividido em 8 páginas contendo as informações pessoais, acadêmicas, profissionais, vagas de emprego e cursos de qualificação disponíveis.

Ao finalizar o preenchimento de cada página, o trabalhador automaticamente será direcionado para página seguinte:

Uma das páginas permite colocar informações sobre sua qualificação profissional e acadêmica, estes dados são importantes para que o site filtre vagas de emprego disponíveis na sua área;

Ao finalizar, confirme o interesse em solicitar o benefício do seguro-desemprego e agendar o atendimento presencial para confirmar o cadastro e liberação das parcelas. Que ocorre 30 dias após o preenchimento do documento pela internet.

Se a data do atendimento ultrapassar os 30 dias, a emissão da parcela ocorrerá na semana seguinte após o atendimento.

Siga-nos no Instagram @masterrh.oficial se preferir acesse o link: https://www.instagram.com/masterrh.oficial/

e-book terceirização departamento pessoalPowered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

WhatsApp chat