Já parou para se perguntar se sua empresa está cumprindo todas as normas e responsabilidades de Segurança do Trabalho?
Segurança do Trabalho é um conjunto de práticas de prevenção de proteção ao colaborador de riscos ocupacionais e acidentes de trabalho, visando proporcionar um ambiente laboral saudável, para que tenha condições de realizar suas atividades da melhor forma possível.
O que é Segurança do Trabalho?
Podemos definir Segurança do Trabalho como medidas adotadas em empresas, pensando em diminuir o índice de acidente de trabalho. Para assim, proteger a integridade do colaborador no ambiente de trabalho. Tendo assim, boas condições de trabalho e sentindo-se seguro.
Por meios de levantamentos técnicos, no qual os profissionais analisam a exposição dos funcionários no ambiente laboral, reconhecendo que, riscos podem ocasionar um acidente de um trabalho ou um incidente.
Essas práticas são importantes na empresa, pois se preocupa com a qualidade de vida e mantendo um ambiente saudável e seguro. E tudo isso influencia diretamente na produtividade e me redução de custo da empresa, como: ação trabalhista, pagamento de cuidados médicos devido a acidente dentro da empresa, entre outros).
No Brasil, a Segurança do Trabalho é definida por lei, ou seja, existem legislações específicas que regulam normas. Além de ser fundamental, adotá-la pelo que representa e está previsto pela legislação.
Quais as finalidades e objetivos disso?
A principal finalidade da Segurança do Trabalho é promover a qualidade de vida no local de trabalho, evitando acidentes ou problemas de saúde que possam ocorrer devido a lesões no corpo ou perturbação funcional, limitando ou reduzindo a capacidade laboral.
Falando em objetivos, dentre eles estão:
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