RH Estratégico – Geração de Lucro e Prevenção de Passivos Trabalhistas

rh estrategico dicas
RH Estratégico: 7 dicas para você colocar em prática
07/08/2019
erros mais comuns folha de pagamento
Folha de Pagamento: Conheça os Erros mais Comuns
12/08/2019
rh estratégico na geração de lucro
 

RH Estratégico - Geração de Lucro e Prevenção de Passivos Trabalhistas

O Departamento de Recursos Humanos de uma empresa tem um papel estratégico nas organizações. Além de ser a responsável pela gestão e contratação dos colaboradores, a área deve ser parceira das gerências e da diretoria geral, trabalhando para melhorar a performance das áreas e gerar resultados. Além disso, o RH deve atuar de forma preventiva, evitando os passivos trabalhistas.

rh estratégico e lucro

Um Novo Modelo de RH


O departamento de RH tem hoje funções que não lhe eram atribuídas no passado. Ele passou por inúmeras transformações e deixou de ser apenas a área de recrutamento e seleção para ter uma função estratégica, que entende sobre o negócio da empresa, seu posicionamento no mercado, influenciando a gestão da empresa, gerando resultados e desenvolvendo competências.

Em algumas empresas por exemplo: Existe um profissional chamado business partner, que atende cada uma das diretorias e é uma ponte entre os colaboradores e o RH. Eles têm suas especialidades e dominam as áreas. Esse modelo tem colaborado muito para o desenvolvimento da empresa.

Prevenção de Passivos Trabalhistas


Outro papel do RH, é trabalhar no preventivo. “Atuamos no desenvolvimento das lideranças para que conheçam bem as suas equipes e permitam o crescimento profissional. Isso diminui as chances de um passivo trabalhista.

A prevenção evita o contencioso trabalhista. A colaboração estratégica de um RH é isso. Olhar atentamente o que está acontecendo e combater este passivo. Neste caso, o gestor tem papel fundamental, inclusive durante as demissões. Este é um momento delicado que, se for bem conduzido, pode evitar processos trabalhistas.

Geração de Lucro


Uma área de Recursos Humanos que gera lucro é aquela que compreende que todas as pessoas são responsáveis por construir o resultado exposto na estratégia da empresa. Aliás, uma realidade nas empresas onde o RH é considerado estratégico, é garantir que os responsáveis pela área sempre participem da construção desta estratégia.

rh estratégico e lucro

Este tipo de envolvimento do RH com as demais áreas da companhia garante maior entendimento sobre o negócio e permite que as ações de treinamento e desenvolvimento sejam coerentes com as necessidades. A relação, por exemplo, com a área de Inteligência do Negócio, permite que o RH saiba quais são as possíveis ações que os concorrentes estão realizando para treinar seu pessoal, afinal eles também tem pessoas e as treinam. Quanto mais inserido no negócio o Recursos Humanos estiver, mais eficientes serão as ações, e por consequência estas soluções agregam valor ao resultado financeiro da empresa.

Geração de Lucro nas Contratações


Um outro ponto importante que sem dúvidas gera lucro para a empresa, é o fato de entender melhor os números e atuar de forma estratégica. É preciso sempre estar de olho nos fornecedores, seguros, planos de saúde e nos modelos diferentes de contratação. É melhor ter uma vaga aberta do que uma mal preenchida. Isso evita contratar mal e ter que demitir a pessoa, reduzindo desperdícios. Antes de buscar um profissional de fora, deve-se olhar para dentro e aproveitar quem está na casa. Isso também reduz custos.

Como mensurar os resultados de um RH Estratégico?


A melhor maneira de se comprovar resultados é construir métricas consistentes sobre os processos de contratação, treinamento e desenvolvimento.

Algumas métricas como a avaliação de desempenho e a pesquisa de clima, amplamente utilizadas pelas empresas, já revelam alguns dados importantes sobre o negócio do RH. Somado a isso existem outras métricas na “mira” dos Recursos Humanos geradores de lucro, como a combinação de dados de aprendizagem versus resultados para o negócio, redução de absenteísmo e o ROI – Retorno Sobre Investimento feito pela companhia.

Sendo assim, um RH Estratégico que gera lucros para a empresa, precisa apresentar seus resultados de maneira clara e objetiva.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

WhatsApp chat