Passo a Passo: Fechamento da Folha de Pagamento no eSocial

folha de pagamento esocial
Como Funciona a Folha de Pagamento e o eSocial ?
30/10/2019
eSocial passa a substituir Livro de Registro de Empregados
04/11/2019
fechamento da folha de pagamento no esocial
 

Passo a Passo:
Fechamento da Folha de Pagamento no eSocial

O fechamento da folha de pagamento ficou mais fácil para quem trabalha com o eSocial, mas muitas pessoas ainda têm dificuldades em alguns aspectos.

Para garantir um fechamento bem sucedido, é necessário muita atenção nas informações prestadas. Sendo assim, o eSocial será enviado para DCTFWeb para geração da guia com recolhimento previdenciário.

Mas como esse assunto ainda é um pouco complexo para muita gente, decidimos postar esse artigo com um passo a passo para te ajudar. Veja!

Fechamento da Folha de Pagamento no eSocial

Fechamento da Folha de Pagamento no eSocial

Conferência da Folha

Após processar a folha no sistema, faça a conferência normalmente. Utilize um relatório que traga todas as informações da folha e confira todos os adicionais e descontos calculados para cada funcionário além das informações de IRRF, FGTS e INSS.

Eventos de Remuneração (S-1200)

Com tudo correto na folha, você deverá enviar os eventos de Remuneração (S-1200) para o eSocial. Quando o evento for recepcionado, o eSocial retornará os valores calculados de INSS e FGTS. Com este retorno em mãos, confira os valores do eSocial com os valores processados no seu sistema.

Demais eventos periódicos

Caso você tenha movimento de aquisição de produção rural (S-1250), comercialização da produção rural pessoa física (S-1260), informações de desoneração (S-1270) entre outros eventos periódicos, deverá fazer o envio pois influencia diretamente no cálculo patronal do empregador.

Eventos de Pagamentos (S-1210)

Agora, você deverá enviar os eventos de Pagamentos (S-1210) de cada funcionário. Quando oeSocial aceitar o evento, você deverá conferir o retorno do cálculo do IRRF se os valores de imposto de renda estão corretos com os valores processados no seu sistema.

Evento de Fechamento (S-1299)

Para fechar o mês no eSocial, você deve enviar o evento de Fechamento do Período (S-1299) até dia 07 do mê seguinte ao mês de apuração. Mas, se chegou o dia 07 e você não conseguiu enviar tudo ainda, você pode enviar o evento de contingência (S-1295) para apurar os valores parciais de INSS e IRRF para você conseguir gerar a guia na DCTFWeb. Mas lembre-se, o S-1295 não substitui o envio do S-1299! Você deverá enviar o S-1299 assim que tudo estiver ok.

Quando eSocial apurar e processar o S-1299, será enviado o retorno com os totalizadores dos valores calculados de INSS e IRRF. Estes valores foram enviados para a DCTFWeb e você deverá conferir com o seu sistema.

Fechamento da Folha de Pagamento no eSocial

Prontinho! Seu Fechamento da Folha de Pagamento no eSocial está concluído. Agora, só esperar o próximo mês para refazer esse passo a passo. Mas lembre-se do prazo de envio.

Se este conteúdo te ajudou, compartilhe com seus amigos nas Redes Sociais, ou envie por e-mail para um de seus colegas de trabalho :)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

WhatsApp chat