MP autoriza suspensão do contrato de trabalho por quatro meses

banco de horas na reforma trabalhista
Banco de Horas na Reforma Trabalhista: O que mudou ?
03/03/2020
o que é a mp 927
Governo revoga trecho de MP que permitia suspensão de trabalho e salários por até quatro meses
24/03/2020
mp suspensão contrato de trabalho
 

Governo edita MP que permite suspensão de contrato de trabalho por 4 meses

O governo publicou no domingo (22) a MP (Medida Provisória) 927, que fixa regras para a relação entre empresas e trabalhadores durante a pandemia do novo coronavírus. As medidas já tinham sido divulgadas pelo governo do presidente Jair Bolsonaro, e agora foram detalhadas e oficializadas.

Uma das medidas autorizadas é a suspensão do contrato de trabalho por até quatro meses. Segundo o texto, a medida é válida para que o empregado participe de cursos ou programa de qualificação profissional "não presencial oferecido pelo empregador, diretamente ou por meio de entidades responsáveis pela qualificação, com duração equivalente à suspensão contratual".

Quando houver suspensão, ela deverá ser registrada na carteira de trabalho, física ou eletrônica, poderá ser acordada individualmente com o empregador e não dependerá de acordo ou convenção coletiva.

  mp suspensão contrato de trabalho

O documento diz que, "para enfrentamento dos efeitos econômicos decorrentes do estado de calamidade pública e para preservação do emprego e da renda", poderão ser adotadas pelos empregadores as seguintes medidas: o teletrabalho, a antecipação de férias individuais, a concessão de férias coletivas, o aproveitamento e a antecipação de feriados, o banco de horas, a suspensão de exigências administrativas em segurança e saúde do trabalho, o direcionamento do trabalhador para qualificação e o diferimento do recolhimento do FGTS.

Teletrabalho, trabalho remoto, trabalho a distância

mp suspensão contrato de trabalho

A MP diz, na seção sobre o teletrabalho, que "o empregador poderá, a seu critério, alterar o regime de trabalho presencial para o teletrabalho, o trabalho remoto ou outro tipo de trabalho a distância". Na seção de férias, o documento diz que "o empregador poderá optar por efetuar o pagamento do adicional de um terço de férias após sua concessão". O trabalho remoto passa a ser autorizado para estagiários e aprendizes.

O plano anticoronavírus, divulgado na semana passada, já previa que trabalhador e empregador poderiam celebrar acordos individuais para reduzir o custo do trabalho. A MP tem vigência imediata, mas precisa ser aprovada por deputados e senadores em 120 dias para não perder a validade. O plano flexibiliza as regras trabalhistas para tentar evitar que, na crise, as empresas promovam demissões em massa, o que pode agravar o quadro de depressão da economia.


Fonte: noticias.r7.com - Adaptada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat

E-book Recrutamento e Seleção

You have successfully subscribed to the newsletter

Erro Inesperado.

MasterRH will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.