O ano de 2020 foi difícil para muitos empresários. Dívidas acabaram se acumulando, funcionários sendo desligados e muitos negócios não resistiram e fecharam as portas.
Muitas empresas já começaram o ano de 2021 com saldo devedor acumulado e diante de tantos compromissos para cumprir, não pagar os impostos ao governo pode ser uma possibilidade que alguns irão considerar.
Mas essa não é uma boa decisão, afinal, deixar de pagar tributos acarreta em uma série de problemas para a empresa, o que inclui multas.
Já a base de cálculo para os impostos varia de acordo com a atividade exercida ou mesmo o regime tributário de cada empresa.
A maioria das empresas que deixam de pagar seus impostos são penalizadas com uma multa de 0,33% por dia de atraso, podendo chegar a 20%.
Sendo assim, se o atraso no pagamento for maior que um mês, além da multa, juros são cobrados já a partir do mês seguinte à inadimplência. O cálculo considera a taxa Selic + 1%.
As empresas que não pagarem os impostos em dia também ficam impedidas de participar de licitações públicas. Isso ocorre quando ela entra para o cadastro de inadimplentes.
Sendo assim, ela fica impossibilitada para a emissão de certidões negativas exigidas nas licitações.
Quer modernizar seu RH? Entre em contato conosco e venha conhecer nossos serviços e soluções.
Siga-nos no Instagram @masterrh.oficial se preferir acesse o link: https://www.instagram.com/masterrh.oficial/