Projeto prevê garantir acesso imediato ao FGTS e seguro-desemprego em falência da empresa

Contrato Social: 12 itens para elaborar esse documento
16/11/2020
PIS/PASEP: Abono de declarações fora do prazo, serão pagas em dezembro
19/11/2020

O projeto de lei tramita na Câmara, visa dar suporte ao trabalhador que se prejudicou com a falência da empresa na qual trabalha.

Na Câmara dos  Deputados já tramita Projeto de Lei 2317/20. Que pretende determinar que o decreto de falência da empresa é suficiente para que o empregado requisite o seguro-desemprego e o FGTS.

De acordo com o deputado André Figueiredo, o objetivo é  dar segurança ao trabalhador de acesso imediato aos benefícios que estão previstos na lei. Devido ao impacto da falência da empresa.

Segundo o parlamentar, a medida ganhou mais urgência com decorrência dos efeitos da pandemia da Covid-19 no País. 

André Figueiredo ainda ressaltou que, “se a impossibilidade de usufruir desses direitos a curto prazo já representava um prejuízo para o trabalhador antes da pandemia, agora então é uma questão de sobrevivência”.

Nesse momento a rescisão do Contrato de Trabalho com decorrência a falência equivale ao desligamento sem justa causa, ou seja, assegura ao trabalhador o direito de obter o saldo do FGTS e de requerer ao seguro-desemprego.

Bem como a rescisão do contrato de trabalho tende a demorar, durante esse período é comum que o trabalhador fique desamparado e impedido de ser contrato por outra empresa.

A proposta causa alteração às leis do Programa do Seguro desemprego, FGTS e a falências.

Siga-nos no Instagram: https://www.instagram.com/masterrh.oficial/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat

E-book Recrutamento e Seleção

You have successfully subscribed to the newsletter

Erro Inesperado.

MasterRH will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.