Dicas para evitar erros na Folha de Pagamento

erros na folha de pagamento
Os Erros na Folha de Pagamento que Devem ser Evitados
24/10/2019
terceirizar a folha de pagamento ou fazer internamente?
Terceirizar a Folha de Pagamento ou Fazer Internamente?
29/10/2019
dicas-para-evitar-erros-na-folha-de-pagamento
 

Dicas para evitar erros na Folha de Pagamento

Para evitar os erros na folha de pagamento, é preciso incorporar algumas práticas ao dia a dia do RH e de todos os gestores.

Um gerenciamento eficiente da folha é essencial para a segurança da empresa, independentemente do porte ou do ramo de atuação.

Problemas com o pagamento dos colaboradores geram reclamações, intervenções do sindicato, queda dos índices de produtividade e muita dor de cabeça.

Os erros na folha de pagamento também geram percepção ruim em relação à idoneidade da empresa. Isso pode implicar em desmotivação ou desligamento do colaborador, com reclamação judicial.

Neste post você verá as principais dicas para evitar os erros mais comuns que falamos no último artigo.

como fazer o cálculo da folha de pagamentoPowered by Rock Convert

7 dicas para evitar os erros mais comuns

dicas para evitar erros na folha de pagamento

Reforçar o planejamento

Todo processo complexo exige planejamento prévio. Por isso, é preciso estabelecer prazos e rotinas para a coleta de dados. Para gerar a folha de pagamentos, os gestores de RH devem reunir uma série de documentos, como registro de pontos e atestados médicos.

Nesse mesmo sentido, vale destacar a importância de contar com políticas de remuneração e benefícios que incluam um plano de cargos e salários completo.

Classificar os colaboradores

A classificação dos colaboradores é indispensável para a preparação da folha, pois determina a natureza da relação de trabalho, além dos direitos e deveres de ambas as partes. Assim, é essencial diferenciar contratos de carteira assinada, temporários, autônomos e prestadores de serviço, por exemplo.

Conhecer todos os impostos

Os impostos devidos, valores descontados ou retidos podem variar de acordo com ajustes no quadro de colaboradores ou na própria lei. Então o RH precisa notar as alterações de alíquotas que incidem sobre INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social), RAT (Risco Ambiental do Trabalho), FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), IR (Imposto de Renda) etc.

Monitorar as horas trabalhadas

O cálculo da folha tem como base as horas trabalhadas. Então é preciso implementar um monitoramento efetivo, capaz de evitar enganos. O controle de ponto eletrônico é uma excelente alternativa para essa medição.

Provisionar gastos extras

Outro ponto importante é preparar o caixa para suportar o pagamento de:

  • Licenças maternidade;
  • Seguros;
  • Benefícios;
  • Férias;
  • Décimo terceiro;
  • Horas extras;
  • Adicionais;
  • Comissões;

Dicas para evitar erros na Folha de Pagamento

Programa de participação nos lucros.

Ao mesmo tempo, a empresa deve adotar uma gestão transparente, de modo que os colaboradores entendam as regras que incidem sobre rendimentos, descontos, impostos e contribuições.

Terceirizar os Processos da Folha de Pagamento

Um recurso que está sendo muito usado por grandes empresas é a contratação de empresas especializadas em terceirização de folha de pagamento e recursos humanos. Sua empresa terá ganhos de produtividade reduzindo o tempo de execução das rotinas relacionadas à folha de pagamento, aprimorando os recursos de seu departamento pessoal com toda a segurança legal que este setor exige.

Você gostou dessas dicas para evitar erros na Folha de Pagamento? Então compartilhe com os seus amigos de profissão nas Redes Sociais.
como fazer o cálculo da folha de pagamentoPowered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

WhatsApp chat