Como resolver Gestão de Conflitos com 9 Técnicas? Eventualmente situações de discordância e desentendimentos entre os funcionários, acontecem dentro da empresa.
Embora, seja algo comum, é necessário que o empresário esteja atento para resolver os problemas de conflito entre os membros da sua equipe.
Portanto, dominar técnicas de gestão é papel de todo líder.
Neste post vamos ensinar algumas estratégias fundamentais e eficazes para resolver os problemas de relacionamento entre os colaboradores que fazem parte da sua equipe.
Quais são as principais fontes de conflitos entre os funcionários?
Antes de darmos início a demonstração e aplicação de cada técnica, vamos identificar quais são as principais razões que geram conflitos dentro da empresa.
São elas:
Quando as pessoas da mesma equipe precisam de um mesmo recurso
Prioridades que podem gerar conflitos entre os funcionários
Personalidades ou opiniões diferentes
Conhecendo as 9 técnicas para resolver os conflitos
1 – Entender o que há por trás do assunto
Este é um dos primeiros passos para entender o motivo do conflito. O líder deve se reunir com todos os funcionários, ouvir a opinião de todos, e depois disso iniciar o processo de resolução do problema.
O gestor precisa ter uma visão bastante ampla do que está acontecendo, portanto, isso deve ser feito o quanto antes, pois se a liderança demorar para entrar em ação, o conflito tomará uma proporção bem maior, e consequentemente vai gerar problemas muito maiores dentro da empresa.
2 – Apresentar o impacto do conflito e incentivar a cooperação
Depois de todos compreenderem o conflito, será necessário analisar o seu impacto no relacionamento entre os funcionários, e principalmente, no desempenho das atividades dentro da empresa.
Logo depois, deve ser iniciado o processo de resolução. É muito importante que neste momento o líder incentive a cooperação de todos, pois se os colaboradores estiverem unidos, a situação será revertida rapidamente.
Não se esqueça de analisar junto com eles o impacto, pois é uma forma mais clara de eles perceberem o quão mal um conflito faz para uma equipe, e a importância de resolverem juntos as divergências.
3 – Clareza na comunicação
Durante todo o processo, comunique com bastante clareza tudo que está acontecendo para que os problemas sejam resolvidos. Isto impedirá qualquer tipo de conversa mal-intencionada, ironia e até mesmo evitar novas discussões.
Uma forma de alcançar a excelência na comunicação, é sendo um bom ouvinte para os seus funcionários.
4 – Ouvir a opinião de todos
Cada membro da equipe deve expor sua opinião e seu ponto de vista, desta forma, o líder saberá o que cada um pensa sobre o conflito existente.
Esteja preparado pois neste momento as emoções virão à tona, porém devem ser mantidas de lado, para que o foco na resolução não seja perdido.
Então, mantenha sempre a situação no objetivo de melhorar o ambiente profissional.
5 – Respeitar a posição de todos
Quando os funcionários começarem a expor seus pontos de vistas e opiniões, poderá surgir uma situação de conflito ainda maior, por isso, é importante deixar claro o respeito quanto ao que cada um pensa sobre o que está acontecendo.
6 – Faça suposições
As suposições são essenciais pois ajudam o grupo a pensar no: e se?
Elas estabelecem uma base para o líder iniciar o processo de resolução de conflitos.
7 – Crie grupos menores de pessoas com perfis parecidos
Em grupos menores, e com pessoas do mesmo perfil juntas, é bem mais tranquilo analisar a situação. Fica mais fácil de cada funcionário entender a opinião e o posicionamento dos membros da equipe.
Desta forma, as chances de resolução do problema, ficam bem maiores quando se faz isso.
8 – Buscando um acordo
Normalmente em situações de conflitos, existem dois lados, e geralmente divididos em dois grupos.
Buscar um acordo é uma estratégia em que o líder incentiva um dos lados a buscarem a paz e resolver a questão sem criar tumultos. Este processo é uma espécie de compromisso uma das partes, pois está cedendo o que o lado contrário está pedindo.
9 – Colaboração de toda equipe
Enfim, após o conflito estar praticamente resolvido, chegou a hora de pedir a colaboração de todos para que o ambiente de paz seja mantido diariamente dentro da empresa.
O líder entra em ação dando ideias, e mostrando caminhos para que os problemas sejam diminuídos entre a equipe.
Desta forma, todas as situações serão resolvidas de forma pacífica entre todos os colaboradores.
Conclusão
Agora que você aprendeu Como Resolver Gestão de Conflitos Com 9 Técnicas, é hora de colocar a mão na massa, e dar início ao trabalho.
Porém, se você sente que precisa de uma orientação para aplicar essas técnicas? Nós podemos te ajudar!
A Master RH possui uma equipe altamente qualificada para auxiliar na Gestão de Conflitos dentro da sua empresa. Entre em contato conosco, e solicite um orçamento personalizado para o seu negócio.
Deixe seu comentário, e compartilhe a informação com seus amigos.
Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso site, você concorda com tal monitoramento.ACEITO