Como resolver Gestão de Conflitos com 9 Técnicas

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Como resolver Gestão de Conflitos com 9 Técnicas

Como resolver Gestão de Conflitos com 9 Técnicas? Eventualmente situações de discordância e desentendimentos entre os funcionários, acontecem dentro da empresa.

Embora, seja algo comum, é necessário que o empresário esteja atento para resolver os problemas de conflito entre os membros da sua equipe. Portanto, dominar técnicas de gestão é papel de todo líder.

Neste post vamos ensinar algumas estratégias fundamentais e eficazes para resolver os problemas de relacionamento entre os colaboradores que fazem parte da sua equipe.

Quais são as principais fontes de conflitos entre os funcionários?

resolver gestão de conflitos

Antes de darmos início a demonstração e aplicação de cada técnica, vamos identificar quais são as principais razões que geram conflitos dentro da empresa. São elas:

  • Quando as pessoas da mesma equipe precisam de um mesmo recurso
  • Prioridades que podem gerar conflitos entre os funcionários
  • Personalidades ou opiniões diferentes

Conhecendo as 9 técnicas para resolver os conflitos

1 – Entender o que há por trás do assunto

Este é um dos primeiros passos para entender o motivo do conflito. O líder deve se reunir com todos os funcionários, ouvir a opinião de todos, e depois disso iniciar o processo de resolução do problema.

O gestor precisa ter uma visão bastante ampla do que está acontecendo, portanto, isso deve ser feito o quanto antes, pois se a liderança demorar para entrar em ação, o conflito tomará uma proporção bem maior, e consequentemente vai gerar problemas muito maiores dentro da empresa.

2 – Apresentar o impacto do conflito e incentivar a cooperação

Depois de todos compreenderem o conflito, será necessário analisar o seu impacto no relacionamento entre os funcionários, e principalmente, no desempenho das atividades dentro da empresa.

Logo depois, deve ser iniciado o processo de resolução. É muito importante que neste momento o líder incentive a cooperação de todos, pois se os colaboradores estiverem unidos, a situação será revertida rapidamente.

Não se esqueça de analisar junto com eles o impacto, pois é uma forma mais clara de eles perceberem o quão mal um conflito faz para uma equipe, e a importância de resolverem juntos as divergências.

3 – Clareza na comunicação

Durante todo o processo, comunique com bastante clareza tudo que está acontecendo para que os problemas sejam resolvidos. Isto impedirá qualquer tipo de conversa mal-intencionada, ironia e até mesmo evitar novas discussões.

Uma forma de alcançar a excelência na comunicação, é sendo um bom ouvinte para os seus funcionários.

4 – Ouvir a opinião de todos

Cada membro da equipe deve expor sua opinião e seu ponto de vista, desta forma, o líder saberá o que cada um pensa sobre o conflito existente.

Esteja preparado pois neste momento as emoções virão à tona, porém devem ser mantidas de lado, para que o foco na resolução não seja perdido.

Então, mantenha sempre a situação no objetivo de melhorar o ambiente profissional.

5 – Respeitar a posição de todos

Quando os funcionários começarem a expor seus pontos de vistas e opiniões, poderá surgir uma situação de conflito ainda maior, por isso, é importante deixar claro o respeito quanto ao que cada um pensa sobre o que está acontecendo.

6 – Faça suposições

As suposições são essenciais pois ajudam o grupo a pensar no: e se?

Elas estabelecem uma base para o líder iniciar o processo de resolução de conflitos.

7 – Crie grupos menores de pessoas com perfis parecidos

Em grupos menores, e com pessoas do mesmo perfil juntas, é bem mais tranquilo analisar a situação. Fica mais fácil de cada funcionário entender a opinião e o posicionamento dos membros da equipe.

Desta forma, as chances de resolução do problema, ficam bem maiores quando se faz isso.

8 – Buscando um acordo

Normalmente em situações de conflitos, existem dois lados, e geralmente divididos em dois grupos.

Buscar um acordo é uma estratégia em que o líder incentiva um dos lados a buscarem a paz e resolver a questão sem criar tumultos. Este processo é uma espécie de compromisso uma das partes, pois está cedendo o que o lado contrário está pedindo.

9 – Colaboração de toda equipe

Enfim, após o conflito estar praticamente resolvido, chegou a hora de pedir a colaboração de todos para que o ambiente de paz seja mantido diariamente dentro da empresa.

O líder entra em ação dando ideias, e mostrando caminhos para que os problemas sejam diminuídos entre a equipe.

Desta forma, todas as situações serão resolvidas de forma pacífica entre todos os colaboradores.

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Conclusão

Agora que você aprendeu Como Resolver Gestão de Conflitos Com 9 Técnicas, é hora de colocar a mão na massa, e dar início ao trabalho.

Porém, se você sente que precisa de uma orientação para aplicar essas técnicas? Nós podemos te ajudar!

A Master RH possui uma equipe altamente qualificada para auxiliar na Gestão de Conflitos dentro da sua empresa.
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