Ter o total controle dos pagamentos dos funcionários e saber qual o impacto da folha de pagamento em seu faturamento é muito importante para a empresa.
Mas organizar todas as informações vai muito além, principalmente porque é quase impossível encaixar essa atividade no meio de outras prioridades que aparecem no dia a dia. Então, qual é a dica? Terceirizar!
Economizar tempo e ter mais facilidade nas rotinas é muito bom, não é mesmo?
O interessante então é procurar soluções focadas e especializadas em folha de pagamento. Assim você gasta o seu tempo com o que realmente importa e aumenta a eficiência de sua empresa.
Gestão financeira e folha de pagamento
Dentro de uma empresa, a folha de pagamento é um dos principais processos burocráticos e está totalmente ligado à gestão financeira. Em empresas que trabalham com prestação de serviços, por exemplo, chega a ser a maior fonte de gastos.
Por isso, quanto mais facilidades você tiver neste processo melhor. Assim, fica mais fácil para você se dedicar em atividades estratégicas e na gestão financeira.
Já que somos experts no assunto, separamos 3 dicas incríveis para você controlar melhor alguns pontos da folha de pagamento em sua gestão financeira.
Previsão de férias
O pagamento das férias é um dos itens que deve estar contido no Planejamento Financeiro. É importante fazer uma poupança mensal para que no momento do pagamento, seu Fluxo de Caixa esteja preparado para este gasto.
O valor a ser reservado mensalmente é ⅓ (um terço) do salário bruto do funcionário dividido por 12 meses.
Mantendo a mesma lógica da dica anterior, o valor a ser reservado mensalmente é o salário bruto do funcionário dividido por 12 meses.
Exemplo:
1.200 / 12 = R$ 100,00
Previsão do Fundo de Garantia (FGTS)
Para não ter surpresas, fique atento com este item ok?
Além dos 8% sobre os salários que são recolhidos com a guia do mês, deve ser reservado mensalmente:
8% sobre o salário dividido por 12 para o FGTS do 13º salário
8% sobre ⅓ do salário dividido por 12 para o FGTS das férias
4% sobre o salário, dividido por 12 para a multa no FGTS rescisório (para o caso de dispensa sem justa causa).
Obs: Crie uma conta Reserva Salarial para controlar estes depósitos.
Por fim, uma última dica é usar um Software Financeiro para colocar em prática estas dicas de controle.
Com uma ferramenta de Fluxo de Caixa, plano de contas e relatórios completos fica muito mais fácil organizar todas as movimentações ligadas à sua folha de pagamento.
E por falar em organização, separamos uma Planilha ideal para você controlar todos os custos de funcionários. Com ela, você consegue saber facilmente quanto cada funcionário custa para sua empresa.
Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso site, você concorda com tal monitoramento.ACEITO