No post de hoje você irá aprender a importância de um processo de recrutamento e seleção bem estruturado e o impacto gerado no rendimento da sua empresa!
Atualmente uma das pautas mais discutidas, senão a primeira, é a importância de um processo de recrutamento e seleção bem estruturado. Isso porque a escolha do profissional é muito importante, pois ele irá fazer parte da sua equipe.
Algumas características devem ser analisadas, além do profissional ser qualificado e ter competências socioemocionais de acordo com a vaga proposta.
É necessário que o RH estude, invista e dê atenção neste processo, os objetivos devem ser alcançados mas toda a metodologia mudou. E vamos te ajudar a estruturar bem esse processo, continue lendo!
Toda equipe de alto rendimento é composta por profissionais muito bem selecionados e que juntos alavancam a empresa para outros níveis. Porém, profissionais que não foram bem selecionados tem o poder de jogar todo o rendimento para baixo. Uma contratação equivocada pode gerar uma série de prejuízos e transtornos.
Quando a pessoa possui talentos e qualificações compatíveis com a da empresa, toda a organização nota uma diferença, e o porquê disto acontecer está totalmente ligado ao impacto que cada funcionário causa.
Podemos ilustrar a importância de analisar o fit cultural de duas maneiras: um relógio possui cerca de 130 engrenagens, mas, se somente uma engrenagem não trabalhar direito, o relógio não funciona.
E como segundo exemplo: tenho certeza que você já ouviu alguém falar que um funcionário ‘’vestiu a camisa da empresa’’, e fit cultural é isso, uma camisa vestida naturalmente. Se você observar que vai ser preciso vestir a camisa da empresa as forças naquela pessoa, é porque não é do tamanho certo e é o maior exemplo de uma contratação equivocada, comprometendo toda a empresa.
Já no processo de recrutamento e seleção observe se a cultura do candidato é alinhada com a cultura da empresa, se os valores e princípios são semelhantes.
A pessoa deve falar a mesma língua da empresa, ter as mesmas engrenagens.
Identificar cada competência e as colocar no lugar certo é de responsabilidade do RH e desde o processo de recrutamento e seleção deve ser estudado. O trabalho em equipe é indispensável para o sucesso. Perfis comportamentais totalmente diferentes e na mesma equipe é uma via de mão dupla: cada um vai para um lado.
Sabe aqueles filmes de corrida em que o árbitro fala ‘’cada um nos seus postos’’ antes de dar a largada? Uma equipe bem estruturada precisa estar cada um nos seus postos para o avanço.
O número de conflitos interpessoais são reduzidos quando os profissionais certos são contratados. Um bom clima de trabalho significa rendimento e um dia proveitoso. Não é bom quando vamos trabalhar e conseguimos fazer tudo daquele dia? Isso é resultado de um bom clima de trabalho.
O turnover é um índice muito usado na área de Recursos Humanos e mede a rotatividade de profissionais. Quando muito elevado, significa diversos prejuízos, até mesmo no financeiro. Está ligado a quanto tempo a pessoa ficou na empresa, consequência também de uma contratação equivocada. Quanto mais cauteloso for o processo de recrutamento e seleção, menos índices como este serão elevados.
O líder tem mais tempo na empresa e muitas vezes terá os olhos mais atentos a cada perfil e comportamento. Envolver a gerência no processo é uma triagem ainda mais seletiva.
Utilize dinâmicas, alinhe o fit cultural, envolva a liderança e use todas as ferramentas para deixar o candidato confortável e com isso, conseguir extrair o profissional que ele será.
Utilize ferramentas modernas e esteja sempre atento a todas as atualizações de RH, elas irão te ajudar na assertividade. Profissional perfeito não existe, mas existe o mais adequado e que irá corresponder às exigências da vaga.
Processos longos são processos sem eficácia. Realize em etapas e dias diferentes mas não bombardeie de informações em um dia só. Faça uma seleção humanizada, pois para qualquer candidato é um momento de tensão e um tempo não otimizado afeta seu desenvolvimento, prejudicando diretamente o RH.
Ter um objetivo é um norte, tanto para o profissional que irá avaliar e também para o que será avaliado. Não encha uma sala com os mais diversos perfis para um processo seletivo de diversas vagas. Tenha objetividade!
Com a atenção certa, focando em habilidades e fit cultural com a vaga, não tem erro, você estará fazendo um ótimo trabalho.
Quanto mais fácil o acesso a vaga, melhor. Se tem candidato desistindo mesmo antes de entrar para o processo de recrutamento e seleção, não é um bom sinal.
Trace uma linha reta sem impedimentos até a empresa. Esteja o mais acessível possível para ter contato com o maior número de pessoas.
A vaga deve ser disponibilizada já com todas as informações e quesitos necessários. Já sendo uma forma de triagem. Ex: necessário experiência em atendimento.
Outro ponto muito importante: esteja aberto a indicações. Tenha funcionários de confiança que te apresente outros profissionais também.
Você sabia que existem empresas especializadas em processos de recrutamento e seleção?
A Master RH está no mercado desde 2004 e tem as melhores estratégias de gestão de pessoas, além de também cuidar de folha de pagamento, consultoria, gestão de benefícios e treinamento. É pioneira ao desenvolver políticas de humanização e responsável por toda a administração pessoal.
Nossa missão é reestruturar e automatizar todo processo de departamento pessoal. Nossa visão é um atendimento de confiança e qualidade. E nossos valores consideram o talento humano e relações duradouras.
Converse com nossos especialistas em Recursos Humanos e conheça as soluções que temos a oferecer, para que sua empresa tenha um excelente processo de recrutamento e seleção.
Clique aqui para entrar em contato com o nosso setor comercial.
1 Comentário
[…] Antes de tudo, a empresa pode traçar o perfil de funcionário ideal oferecendo testes online, trazendo mais eficiência aos processos de recrutamento e seleção. […]