Terceirização do RH em Pequenas Empresas. Será que compensa?
Pessoas são o coração de uma empresa. Mas, cá entre nós, elas dão trabalho, muito trabalho. Primeiro, vêm o recrutamento e a seleção de bons candidatos. Depois, o treinamento e as campanhas motivacionais, a elaboração da folha de pagamento, a concessão de benefícios, a política de cargos e salários e por aí vai.
Cuidar de tudo requer, muitas vezes, uma equipe nada modesta de recursos humanos, o que nem sempre é viável para uma pequena empresa. A saída? Terceirizar o RH.
O Crescimento da Terceirização do RH
Cada vez mais, as médias e as grandes empresas estão investindo em serviços considerados prioritários como marketing, propaganda e planejamento estratégico. Mas é importante lembrar que a área de Recursos Humanos também conquistou espaço no mundo empresarial, pois as organizações estão conscientes de que para se alcançar o sucesso é necessário contar com equipes formadas por profissionais de talento. Para isso, vale oferecer desde remunerações atraentes até programas que visam à motivação ou a melhoria da qualidade de vida dos colaboradores.
A grande empresa tem um departamento de RH que auxilia os líderes a motivarem seus subordinados, criam campanhas que incentivam o lazer e a integração das pessoas, oferece assistência social, promove a comunicação interna, treina, seleciona e avalia o desempenho dos funcionários. Numa pequena empresa, o dono acaba fazendo isso sozinho, sem orientação ou conhecimentos necessários.
Com isso, ele acaba se desgastando com essas questões e o resultado nem sempre é positivo.
A importância do RH nas Pequenas Empresas
Terceirizar o departamento de RH pode ser uma ótima solução para os micros e os pequenos empresários, visto que o investimento aplicado é baixo se comparado aos resultados que são alcançados.
Colocar em prática a realização de pesquisas de clima organizacional pode-se identificar possíveis conflitos e problemas no ambiente de trabalho;
Descrição de cargos
definição das responsabilidades de cada função e dos conhecimentos necessários para o desempenho das atividades;
Comunicação interna
criação de fatores motivadores;
Avaliação de desempenho
determinação de metas e de objetivos dos cargos e análise periódica dos resultados;
Levantamento das necessidades da empresa
elaboração de um programa que objetiva o desenvolvimento das equipes;
Treinamentos
desenvolvimento de potenciais para atender aos clientes, e assessoramento aos líderes.
Antes de trabalhar cada uma dessas áreas, deve ser realizado um diagnóstico para identificar de que forma as questões deverão ser trabalhadas, para que o resultado desejado seja alcançado.
Mas será que a terceirização vale a pena?
Para saber se compensa terceirizar os serviços de RH, o ideal é calcular quanto sua empresa gasta com o departamento interno de recursos humanos, computando-se a contratação de pessoas, a compra de equipamentos e softwares e a transformação do espaço físico, e comparar o valor com os preços cobrados por fornecedores especializados.
Além da economia em dinheiro, deve-se levar em conta que, ao terceirizar os serviços, sua empresa passa a contar com um fornecedor que se manterá atualizado tecnologicamente e em dia com as muitas alterações legislativas.
Como escolher a empresa de Terceirização
A escolha da empresa terceirizada deve levar em conta o seu histórico e clientes já estabelecidos, fazendo uma pesquisa prévia. Cheque se a documentação da empresa está em ordem e se ela não enfrenta problemas trabalhistas. Se estiver tudo ok, faça com a empresa um contrato de terceirização para não criar vínculo empregatício com esse fornecedor. O valor cobrado pela empresa terceirizada varia conforme o tipo de serviço prestado e o prazo de duração do contrato.
A palavra final na escolha de um funcionário é sempre da empresa contratante. A empresa terceirizada faz basicamente uma pré-seleção de candidatos.
Se você gostou deste conteúdo e deseja mais detalhes sobre a terceirização do RH para Pequenas Empresas, entre em contato com a gente!
Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso site, você concorda com tal monitoramento.ACEITO