Vagas temporárias aumentam 35% na pandemia

Recursos Humanos e os Processos Estratégicos
22/01/2021
Voltar ao trabalho presencial: Veja direitos e deveres dos colaboradores e empregadores
26/01/2021

As empresas optaram por contratações temporárias devido ao cenário de crise econômica e incertezas do mercado.

Com os impactos da pandemia, o número de vagas temporárias no ano passado disparou. E as empresas optaram por esse tipo de contratação como uma forma de se proteger em um cenário de incertezas e insegurança econômica, que causou uma dificuldade de planejamento, mesmo a curto prazo.

Foram pouco mais de 2 milhões de contratações temporárias no ano de 2020, foi um aumento de 34,8% em relação a 2019, quando foram geradas quase 1,5 milhão de vagas, de acordo com dados da Associação Brasileira do Trabalho Temporário.

Trabalho temporário

O trabalhador temporário tem quase os mesmos direitos do CLT, no entanto, não possui direito ao aviso prévio, nem recebe a multa de 40% sobre o valor do FGTS, caso tenha sido desligado da empresa sem justa causa.

O contrato pode durar por até seis meses, prorrogáveis por mais três. Ele é contratado através de uma agência para atender necessidades pontuais, para substituir um trabalhador fixo ou haja aumento da demanda, como por exemplo: a pandemia.

Ou seja, crescimento no número de vagas temporárias não foi puxado apenas para empresas que escolheram por esse tipo de vínculo. Alguns setores tiveram crescimento da demanda devido a pandemia, precisando reforçar o quadro de funcionários por alguns meses.

O mais evidente deles é o de saúde, já que a procura por remédios e outros produtos relacionados aumentaram o consumo na pandemia. 

Contratação

O prazo médio da contratação temporária na indústria, em tempos normais, é de três meses. Com o maior volume entre agosto e outubro, parando entre novembro e dezembro.

Que é quando a maior contratação de temporários ocorre no comércio, para atender a demanda de final de ano. Mas em 2020, isso mudou.

A indústria passou a ficar lotada, inclusive no fim de ano, época que costuma ficar com menos funcionários, pois a maioria tira férias coletivas. E não houve redução de contratação de temporários na indústria.

Para mais informações entre em contato conosco e venha conhecer nossos serviços e soluções.

Siga-nos no Instagram @masterrh.oficial se preferir acesse o link: https://www.instagram.com/masterrh.oficial/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat

You have successfully subscribed to the newsletter

There was an error while trying to send your request. Please try again.

MasterRH will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.