Consultoria Interna de RH: o que é?

Projeto autoriza o parcelamento de dívidas trabalhistas realizadas durante a pandemia
01/12/2020
Departamento Pessoal: 4 erros comuns
03/12/2020
 

Quer saber o que é Consultoria Interna de RH? Veja abaixo!

Quando falamos em Consultoria Interna de RH, estamos falando de um serviço que precisa ser executado por uma equipe capacitada.

O principal foco é oferecer um atendimento inovador e organizar as informações dos Recursos Humanos da empresa!

Além disso, também deve identificar os interesses internos e externos, afim de atribuir as informações recebidas ao crescimento e desenvolvimento da empresa.

Mas e você, deseja saber o que é e como funciona a Consultoria Interna de RH? No post de hoje, falaremos sobre os seguintes assuntos:

  • O que é Consultoria Interna de RH?
  • Quais são os tipos de Consultoria de RH?
  • Como funciona a Consultoria Interna de RH?
  • Quais são as vantagens de contratar uma Consultoria Interna de RH?

O que é Consultoria Interna de RH?

consultoria interna de rh

Em primeiro lugar, a Consultoria Interna de RH nada mais é do que um serviço que exige que cada profissional atue de maneira multidisciplinar, fortalecendo o relacionamento do cliente interno e o RH da empresa.

A consultoria é responsável por ter uma visão externa do que se passa na empresa e diagnosticar todos os processos e questões relacionadas ao departamento de Recursos Humanos.

E após diagnosticar, caso identifique falhas e erros, o consultor deve propor melhorias, alinhamentos e estratégias, atendendo principalmente os anseios e metas da empresa, clientes e colaboradores.

Diferenças entre Consultoria Interna e Consultoria Externa

Consultoria Interna

A Consultoria Interna de RH é realizada por um profissional de cargo técnico e gerencial.

Possui vasta área de atuação, sendo elas Recursos Humanos, Marketing e Finanças, além de atuar entre o cliente interno e a empresa em que trabalha.

Da mesma forma, sua principal função é ser um facilitador, diagnosticando e buscando soluções para o cliente.

Consultoria Externa

A Consultoria Externa normalmente é desempenhada por um consultor autônomo ou pertencente a uma empresa de consultoria, que atua no projeto de maneira independente sem vínculo com a empresa.

Logo, o consultor externo é o profissional que somente presta serviços.

Como funciona a Consultoria Interna de RH?

Consultoria Interna de RH funciona em quatro passos, sendo eles:

Diagnosticar: estudar a cultura organizacional e identificar a causa do problema.

Definir o objetivo: esse é o momento de intervenção, onde é apresentado o diagnóstico aos gestores e quais serão as mudanças e objetivos a serem alcançados.

Fazer um plano de ação: após investigado, diagnosticado e aprovado pelos gestores, é o momento de planejar. Traçar linhas e planos de ações para as devidas mudanças da empresa.

Implantar: o momento de agir, após tudo feito e aprovado pelos gestores, o consultor deve pensar e aplicar suas estratégias.

Observando esses quatro passos parece ser fácil, não é mesmo? Mas, é indispensável o auxílio de um consultor, ele será seu braço direito nesta ação, devido a sua experiência e especialidade.

Quais são as vantagens de contratar uma Consultoria Interna de RH?

consultoria interna de rh

Implantação de novas tecnologias de gestão

Certamente gerir pessoas é uma tarefa complexa, delicada e que exige constante aprimoramento dos processos. Ferramentas certas otimizam o tempo da equipe e simplificam o domínio e a execução de rotinas burocráticas, como:

  • Gestão de folha de pagamento;
  • Quitação de encargos trabalhistas;
  • Gestão do banco de horas;
  • E procedimentos de admissão, férias e demissão.

Além de diminuir o volume de trabalho com essas tarefas, a automatização da burocracia ajuda a reduzir a probabilidade de erros manuais nos processos.

Para ser efetivo ao aplicar soluções tecnológicas, é necessário investir em um treinamento que ensine os colaboradores a operar o novo sistema. Porém é necessário convencê-los da importância e dos benefícios que a nova ferramenta oferece.

Sendo assim, uma Consultoria Interna de RH é capaz de desempenhar essa tarefa com êxito e, o que é melhor, em um tempo muito menor, se comparado às possíveis soluções internas :)

Visão externa da empresa

A Consultoria Interna de RH é capaz de avaliar a empresa como um todo e, especialmente, a dinâmica interna e suas diversas interações com os demais departamentos.

Esse diagnóstico do funcionamento da empresa aponta falhas ou oportunidades a serem exploradas, pouco evidentes para os gestores que estão concentrados em suas respectivas áreas.

Portanto, é uma excelente chance de lançar uma visão sistêmica sobre a empresa e encontrar soluções criativas e de baixo custo para aperfeiçoar o trabalho cotidiano.

Novas estratégias de gestão

Sempre há ajustes a serem feitos na relação entre empregador e colaborador!

Ao desenvolver isso, a empresa contribui para conquistar e reter novos talentos, além de aumentar a satisfação dos colaboradores com seu trabalho.

Para um gestor de RH, que também é responsável pelo comando de sua equipe, pode ser muito difícil se manter atualizado sobre novas possibilidades. Vale a pena recorrer a uma Consultoria Interna de RH e garantir que a empresa esteja a par do que há de mais moderno no setor.

Do mesmo modo, entre as mais importantes contribuições nessas áreas estão:

  • Desenvolvimento de um plano moderno de carreira;
  • Plano estimulante de remuneração por competências;
  • Introdução de benefícios mais interessantes aos funcionários;
  • Método de avaliação de desempenho profissional.

Sempre atento à Legislação Brasileira

O Brasil possui uma legislação muito conhecida por ser rigorosa.

Erros nessa área podem gerar processos trabalhistas, com altos prejuízos e perda de oportunidades de bons negócios. É um risco que uma empresa não pode correr, sob pena de prejudicar sua solidez.

Por isso, periodicamente, lance mão de treinamentos em legislação oferecidos por consultorias. A atualização sobre esses temas dá à empresa a tranquilidade de não ter problemas trabalhistas futuros.

Melhoria no clima organizacional

Uma das atividades desenvolvidas pela Consultoria Interna de RH é se aproximar dos colaboradores para entender as suas competências, habilidades e dificuldades na execução de suas tarefas diárias.

O colaborador, quando percebe que está sendo ouvido e que o seu trabalho pode fazer a diferença para trazer bons resultados para empresa, se esforça para melhorar a sua produtividade e o relacionamento com seus gestores.

Dessa forma, o trabalho de gestão de pessoas desenvolvido pelo RH lá no início vai refletir na melhoria do clima organizacional e no fortalecimento da relação entre empresa e colaborador. Enfim, isso aumenta a possibilidade de alcançar os resultados esperados.

Conclusão

consultoria interna de rh

A Consultoria Interna de RH traz grandes benefícios, oferecendo um atendimento inovador e organizando as informações dos Recursos Humanos da empresa!

Aproveite e solicite uma consultoria! Tenha estratégias e tecnologias inovadoras na gestão do seu negócio, aprimorando o rendimento de seus funcionários e fortalecendo o relacionamento entre equipe e gestão.

Você sabia que a Master RH conta com uma equipe altamente capacitada e com experiência de mercado que você pode contar?

Somos especialistas em estratégias e reestruturação de processos em RH, Departamento Pessoal, gestão pessoal, folha de pagamento, consultoria, gestão de benefícios e treinamentos!

Ficou com alguma dúvida sobre o conteúdo de Consultoria Interna de RH? Entre em contato conosco ou deixe seu comentário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat