RH Estratégico: 7 dicas para você colocar em prática

o que é rh estratégico?
O que é RH Estratégico?
05/08/2019
rh estratégico na geração de lucro
RH Estratégico – Geração de Lucro e Prevenção de Passivos Trabalhistas
10/08/2019
rh estrategico dicas
 

RH Estratégico: 7 dicas para você colocar em prática


Desenvolver um RH estratégico e reconhecido pela empresa é hoje um dos maiores desafios dos Profissionais e Gestores da área.

Muitas vezes o departamento de Recursos Humanos realiza atividades muito operacionais e não participa efetivamente das mudanças e resultados da organização. Se você também sente essa dificuldade, veja as dicas que separamos para você. Com elas você vai conseguir construir um setor estratégico e cada dia mais valorizado na empresa. Vamos lá?

rh estratégico

1- Interaja com os outros setores


O RH é um setor que lida com pessoas. Por isso, trabalhar de forma isolada, sem interação com outros times não é uma boa opção. É a partir dessa relação próxima que você conseguirá entender como funciona cada departamento, como cada equipe trabalha e o que os diferentes times precisam em relação à gestão de pessoas.

Quando o RH mantém um contato contínuo com os outros setores da empresa, é mais fácil saber quais ações desenvolver, como, por exemplo, treinamentos, reestruturação de cargos, novas contratações, entre outras. Se a empresa em que você trabalha possui um número alto de colaboradores, aplicar a pesquisa de clima organizacional é uma boa forma de conhecer melhor cada um.

Sabendo o que os times precisam, você conseguirá construir um RH estratégico, pensando em ações efetivas e realmente necessárias dentro da organização.

2- Esteja sempre alinhado com as estratégias da empresa


Entender o que a empresa busca, onde ela deseja chegar e em quanto tempo é muito importante para você desenvolver um RH mais estratégico. Manter o contato com os diretores e com os outros gestores faz com que vocês alinhem as necessidades da organização.

Pode ser que o objetivo da direção seja aumentar o faturamento, investir em inovação, melhorar o clima organizacional e aumentar a visibilidade da marca no mercado, por exemplo. Todas essas questões envolvem pessoas e, consequentemente, o RH. Por isso, você precisa estar sempre ciente do que está acontecendo e o que está previsto para acontecer. Assim, consegue pensar e desenvolver melhor as atividades do seu setor.

3- Organize o seu RH


Tornar o setor mais estratégico será muito difícil se você não tem metas bem definidas. Por isso, organize as atividades, planeje o que precisa ser feito e delegue tarefas aos seus colaboradores. Sem a organização o setor gasta muito tempo com tarefas operacionais, não sobrando tempo para pensar em questões estratégicas.

4- Acompanhe as tendências do mercado


Por ser um desafio constante da área, alguns profissionais e empresas buscam novas metodologias para conseguir tornar o RH um setor estratégico. Acompanhar blogs, tendências, estudar novos processos e tecnologias irá te ajudar nesse desafio.

Fique sempre atento às novidades do mercado, participe de palestras, webinars, procure por conteúdos que farão com que você conheça novos métodos para aplicar no setor e fazer com que ele cresça e se desenvolva cada dia mais.

5- Coloque a Gestão Comportamental em prática


Gerir não só as competências técnicas, mas também as comportamentais do colaborador, é essencial para você conseguir desenvolver um RH estratégico. Com a Gestão Comportamental, você mapeia o perfil dos profissionais, conseguindo entendê-los melhor, ser mais assertivo nas ações do RH, aumentar a motivação, melhorar a produtividade e gerar bons resultados para a empresa.

A Gestão Comportamental faz com que o papel do RH dentro das empresas seja mais valorizado e assim se torne parte importante das estratégias desenvolvidas.

6- Conte com a ajuda da tecnologia


Com um software para RH, será muito mais fácil de você tornar o seu setor estratégico. Uma boa ferramenta te ajuda a automatizar as atividades, otimizando tempo e aumentando a produtividade; faz com que você organize o setor, diminuindo o número de papéis e arquivos, tendo tudo salvo em um só lugar e integra todo os processos de RH, como mapeamento comportamental, pesquisa de clima, avaliação de desempenho, recrutamento e seleção, engenharia de cargos e muitos outros.

Essa integração faz com que você gere inteligência de dados para o setor, conseguindo mensurar os resultados. Assim, você consegue apresentar informações mais claras, assertivas e estratégicas.

7- Invista em BPO Folha de Pagamento


BPO Folha de Pagamento é basicamente contar com o apoio de outros profissionais para executar as operações de folha de pagamento, como: admissão, benefícios, férias, demissões, encargos, entre outras operações que exigem muito da equipe.

Com o apoio de outras empresas para cuidar destas atividades, os gestores podem focar em aumentar a eficiência, reduzir custos, controlar os pontos fracos e fortes ou supervisionar sua equipe. Com isso, a performance do RH só tende a crescer.

rh estratégico

Conclusão


Coloque essas dicas em prática. Elas irão aumentar a produtividade, deixar o setor mais organizado e melhorar os resultados. Desenvolver um RH estratégico gera benefícios não só para o seu setor, como para a empresa em geral!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat