RH Estratégico é um termo que já está em uso há algum tempo e só tem crescido no mundo empresarial. Essa nova estratégia do Recursos Humanos faz mais sentido para a nossa geração, que enxerga cada departamento de uma empresa como um importante colaborador para o sucesso do negócio. Os gestores de RH precisam trabalhar em favor de um alinhamento entre os objetivos do seu setor e os objetivos da empresa como um todo. E, para isso, o RH Estratégico é a ferramenta mais adequada.
O RH Estratégico está associado a gestão integrada a outros setores da empresa, participando diretamente do planejamento e das decisões que a beneficiarão. Diferente do RH tradicional, que apenas executava o que a empresa precisava. Vamos entender melhor as diferenças.
Diferença entre o RH Estratégico e o RH Tradicional
No RH tradicional, a contratação de um novo colaborador é realizada a pedido dos outros setores, para atender a uma parte do planejamento feito por estes setores e alavancar a empresa. Já no RH estratégico, o gestor e a equipe de RH participam do planejamento usando toda sua expertise. Com isso, o RH aponta se realmente é necessária uma nova contratação, ou se há outras possibilidades que serão mais eficazes.
A importância do RH Estratégico
O RH Estratégico participa ativamente da tomada de decisões da empresa como um todo, e também direciona seu trabalho conscientemente de acordo com os objetivos coletivos. Dentro desta realidade, ele possui duas principais tarefas.
A primeira delas é buscar o desenvolvimento dos colaboradores. Embora cada equipe tenha seu gestor direto, o RH assume a frente e oferece, para todos da empresa, um ambiente mais dinâmico, formas de trabalho mais desafiadoras, oportunidades de capacitação. O RH está atento ao desempenho e potencial de cada um, e sabe aproveitá-los da melhor maneira para atender às necessidades da empresa. Também sabe garantir a satisfação do colaborador enquanto “cliente interno”, o objetivo é manter o profissional motivado e, assim, reter talentos.
A segunda tarefa é a contratação de novos colaboradores, quando a equipe atual não puder atender alguma demanda específica. Neste processo, o RH consegue identificar o perfil necessário para suprir a tal demanda, desenvolvendo um processo seletivo que seja bem-sucedido em trazer alguém com este perfil para a equipe.
Conclusão
Perceba que, para o RH estratégico, atividades burocráticas ainda são parte da sua rotina — porém, não são o foco de seu trabalho. Ele tem muito mais para colaborar na gestão da empresa do que, simplesmente, com o controle do ponto eletrônico.
Há tempos atrás o valor de uma empresa era medido pelo seu patrimônio: escritórios e máquinas, por exemplo. Porém, agora o real valor de uma empresa está associado a sua capacidade de inovação, e a verdadeira inovação vem diretamente dos colaboradores da empresa.
Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso site, você concorda com tal monitoramento.ACEITO